Nenhum outro nome do Antigo Testamento brilha mais intensamente do que o de Abraão. O apóstolo Paulo referiu ao patriarca como “o pai de todos os que creem”

— E recebeu o sinal da circuncisão, selo da justiça da fé que teve quando ainda não era circuncidado, para que fosse pai de todos os que crêem, estando eles na incircuncisão, a fim de que a justiça lhes seja imputada,
Romanos 4:11

Centenas de anos após a sua morte, os líderes de adoração levitas o saudaram dizendo que  “o coração dele era fiel”, está afirmação pode ser localizada no livro do profeta Neemias capítulo 9 versículo de numero 08. O próprio Deus o chamou de “Abraão, meu amigo”

— “Você, porém, ó Israel, meu servo, Jacó, a quem escolhi, vocês, descendentes de Abraão, meu amigo,
Isaías 41:8

Alguém que você deveria conhecer: ABRAÃO

Quem foi esse que voluntariamente deixou uma vida confortável para reivindicar uma terra estranha? E por que Deus prometeu abençoar o mundo inteiro por meio dele?  Abraão cresceu na Mesopotâmia pagã. Durante os primeiros anos de sua vida adulta, seu pai, Terá, levou Abraão (ainda chamado Abrão) e sua jovem noiva, Sarai, para o oeste, rumo a Canaã.

Contudo, não passaram de uma cidade chamada Harã, e se estabeleceram ali, às margens de um afluente do rio Eufrates. Muitos anos depois, Deus chamou Abraão, na época com 75 anos de idade e disse:

— Então o Senhor disse a Abrão: “Saia da sua terra, do meio dos seus parentes e da casa de seu pai, e vá para a terra que eu lhe mostrarei.
Gênesis 12:1

Abraão se levantou imediatamente e saiu, “embora não soubesse para onde esta indo” podemos encontrar no livro de Hebreus capítulo 11 versículo 8. Por que Abraão confiou em Deis e obedeceu, o Senhor lhe fez uma promessa que continua a abençoar e moldar o mundo hoje:

— “Farei de você um grande povo, e o abençoarei. Tornarei famoso o seu nome, e você será uma bênção. Abençoarei os que o abençoarem, e amaldiçoarei os que o amaldiçoarem; e por meio de você todos os povos da terra serão abençoados”.
Gênesis 12:2,3

A despeito da incapacidade de sua esposa gerar filhos podemos ver isso no livro de Gênesis capítulo 11 versículo 30, Deus promete a Abraão que seus descendentes se tornariam tão numerosos quanto as estrelas do céu noturno.

— Abrão creu no Senhor, e isso lhe foi creditado como justiça.
Gênesis 15:6

Dessa maneira ele se tornou o principal exemplo bíblico de um que depositou sua todo seu futuro nas promessas do SENHOR. Nas palavras do apóstolo Paulo, Abraão estava “plenamente convencido de que ele [Deus] era poderoso para cumprir o que havia prometido”, encontra-se na carta aos Romanos capítulo 04 versículo 21.

Isso o tornou o perfeito? A grande fé que Abraão possuía evitou que ele desse um único passo fora da vontade de Deus? Longe disso. A Bíblia nos fala de maneira direta, por exemplo, que o medo que ele sentiu de um governador poderoso o levou a mentir sobre a verdadeira relação que tinha com sua esposa – a não apenas uma vez, mas duas (Gênesis 12:10-20 e 20:1-18).

Abraão e sua esposa também passaram por dificuldades quando Deus parecia se demorar em cumprir sua promessa. Passados dez anos sem que tivessem um filho, ambos concordaram em “dar uma mãozinha para Deus”, usando uma mãe substituta chamada Hagar. Nove meses depois , Hagar deu a luz Ismael, o primogênito de Abraão, mas não era intenção do Senhor cumprir sua promessa dessa maneira. (Gênesis 16:1-6).

Somente depois de catorze anos é que ele capacitou Sara a ter um filho, Isaque, e, assim finalmente nasceu o filho prometido de um homem que “reconheceu que o seu corpo já estava sem vitalidade” (Romanos 4:19).

Talvez mais do que qualquer outro personagem do Antigo testamento, Abraão nos mostra como deve ser vida de fé. Quando vivemos pela fé, somos “abençoados junto com Abraão, homem de fé” (Gálatas 3:9).

Moral da história: Fé significa crer nas promessas de Deus – e agir de acordo com elas.

Fonte: Bíblia de Estudo Desafios de Todo Homem – Editora Mundo

Você gostou deste artigo? Você pode ter mais informações na página de sermões onde traz inúmeros sermões e introduções de outras cartas.

Você não conhece a Igreja Restauração e Vida? Em nossa página de contato você encontra nosso endereço e nosso telefone, venha nos fazer uma visita e participe conosco em nossos cultos.

Não esqueça também de compartilhar esse artigo com outras pessoas clicando nos botões de compartilhamento abaixo

Compartilhe na sua rede social favorita