Um piada publicada no St. Louis Pennant, na década de 1840, serve como o primeiro registro impresso de uma expressão usada ainda hoje em alguns lugares. Nós vamos falar aqui do primeiro assassino da terra Caim.

… Por que temos todas as razões para acreditar que tanto Adão como Eva eram arruaceiros?

… Porque… ambos criaram Caim.

Problemas no Paraíso – Caim o assassino

Hoje, em países de fala inglesa, “criar caim” significa causar muita confusão – como o personagem bíblico certamente fez. O primeiro bebê humano, o filho mais velho de Adão e Eva, cresceu e se tornou o primeiro assassino a sangue frio do Mundo.

— E conheceu Adão a Eva, sua mulher, e ela concebeu e deu à luz a Caim, e disse: Alcancei do SENHOR um homem.  E deu à luz mais a seu irmão Abel; e Abel foi pastor de ovelhas, e Caim foi lavrador da terra. E aconteceu ao cabo de dias que Caim trouxe do fruto da terra uma oferta ao Senhor. E Abel também trouxe dos primogênitos das suas ovelhas, e da sua gordura; e atentou o Senhor para Abel e para a sua oferta. Mas para Caim e para a sua oferta não atentou. E irou-se Caim fortemente, e descaiu-lhe o semblante. E o Senhor disse a Caim: Por que te iraste? E por que descaiu o teu semblante?
Se bem fizeres, não é certo que serás aceito? E se não fizeres bem, o pecado jaz à porta, e sobre ti será o seu desejo, mas sobre ele deves dominar. E falou Caim com o seu irmão Abel; e sucedeu que, estando eles no campo, se levantou Caim contra o seu irmão Abel, e o matou.
Gênesis 4:1-8

O que levou Caim a matar Abel, seu irmão mais novo? A ira descontrolada. E o que provocou sua ira? A Bíblia nos dá uma resposta surpreendente: a religião. As Escrituras nos dizem que, enquanto Caim era agricultor, seu irmão cuidava de rebanhos.

Em algum momento, os dois quiseram oferecer os resultados de seu trabalho em sacrifício a Deus. Mas o Senhor aceitou a oferta de Abel e rejeitou a de Caim – acontecimento diretamente responsável pelo primeiro homicídio do mundo.

Por que Deus rejeitou o sacrifício de Caim? Aparentemente, isso teve pouco que ver com os itens oferecido. Pelo contrário, tudo se resumiu ao grande divisor de águas que sempre separa a religião verdadeira de sua falsificação mortal: fé em Deus versus confiança em si mesmo. Hebreus nos fala que Abel seu irmão mais novo ofereceu um sacrifício superior ao de Caim.

— Pela fé Abel ofereceu a Deus maior sacrifício do que Caim, pelo qual alcançou testemunho de que era justo, dando Deus testemunho dos seus dons, e por ela, depois de morto, ainda fala.
Hebreus 11:4

Sua fé genuína o levou a dar a Deus não as sobras de segunda mão, mas o primeiro e o melhor do seu rebanho.

—  E Abel também trouxe dos primogênitos das suas ovelhas, e da sua gordura; e atentou o Senhor para Abel e para a sua oferta.
Gênesis 4:4

Caim, por sua vez, esperava impressionar a Deus e obter o favor divino por meio de seus talentos, mas descobriu que Deus não se compra. A rejeição divina o irritou a tal ponto que ele despejou a ira sobre seu irmão e, depois, mentiu sobre o crime.

— E falou Caim com o seu irmão Abel; e sucedeu que, estando eles no campo, se levantou Caim contra o seu irmão Abel, e o matou. E disse o Senhor a Caim: Onde está Abel, teu irmão? E ele disse: Não sei; sou eu guardador do meu irmão?
Gênesis 4:8,9

A religião feita pelo homem ou seja, tentar impressionar a Deus por meio daquilo que fazemos, sempre termina em desastre. Todos nós temos uma escolha quando Deus nos adverte da tentativa de impressioná-lo com esforços insignificantes.

Vamos lhe dar ouvidos, confiar nele, em vez de tentar impressioná-lo, e fazer as coisas do jeito dele? Ou vamos insistir em nossos planos, ficar irritados quando eles não derem certos, colocar em Deus a culpa nossos fracassos e depois sair batendo nos outros?

Não se engane: enfrentamos essa escolha todos os dias. Judas, um dos outros autores do Novo Testamento, advertiu seus leitores de não seguirem o “caminho de Caim”

—  Ai deles! porque entraram pelo caminho de Caim, e foram levados pelo engano do prêmio de Balaão, e pereceram na contradição de Coré.
Judas 1:11

Ele quis dizer que sempre enfrentaremos a tentação de optar pelo esforço que nos traz engrandecimento pessoal em detrimento da fé genuína. Todos nós sabemos quantas vezes já tivemos diante de nós a opção de confiar em Deus e seguir suas instruções ou de depender de nós mesmos e de nossa habilidade para fazer que o Senhor nos aplauda de pé.

Pouco antes de Caim atacar seu irmão, Deus o aconselhou a fazer o que era certo e advertiu de que ele estava numa situação precária. Caim ignorou a advertência e terminou como assassino. Se ignoramos advertências similiares, podemos ter alguma esperança de acabar numa situação melhor?

Moral da história:  Nada impressiona a Deus, senão a fé genuína.

Fonte: Bíblia de Estudo Desafios de Todo Homem – Editora Mundo

Você gostou deste artigo? Você pode ter mais informações na página de sermões onde traz inúmeros sermões e introduções de outras cartas.

Você não conhece a Igreja Restauração e Vida? Em nossa página de contato você encontra nosso endereço e nosso telefone, venha nos fazer uma visita e participe conosco em nossos cultos.

Não esqueça também de compartilhar esse artigo com outras pessoas clicando nos botões de compartilhamento abaixo

Compartilhe na sua rede social favorita