O casamento envolve centenas de pequenos sacrifícios. Ele interrompe seu tempo e acaba com sua privacidade. Significa tolerar as imperfeições tanto do marido quanto da esposa. Inclui abrir mão das próprias preferências para que você sua esposa ou marido possam fazer escolhas juntas.

Pode até mesmo ameaçar seu domínio sobre o controle remoto de sua televisão. Mas e se lhe dissessem que esses sacrifícios nem sequer começam a explicar seu papel no casamento? E se alguém lhe dissesse que o verdadeiro pré-requisito para o sucesso como casal seja a crucificação ou seja desistir da própria vida vida em favor do cônjuge?

É exatamente isso que Paulo quer dizer nesta famosa passagem sobre o papel da submissão mútua no casamento.

Sujeitando-vos uns aos outros no temor de Deus. Vós, mulheres, sujeitai-vos a vossos maridos, como ao Senhor; Porque o marido é a cabeça da mulher, como também Cristo é a cabeça da igreja, sendo ele próprio o salvador do corpo. De sorte que, assim como a igreja está sujeita a Cristo, assim também as mulheres sejam em tudo sujeitas a seus maridos.

Vós, maridos, amai vossas mulheres, como também Cristo amou a igreja, e a si mesmo se entregou por ela, Para a santificar, purificando-a com a lavagem da água, pela palavra,
Para a apresentar a si mesmo igreja gloriosa, sem mácula, nem ruga, nem coisa semelhante, mas santa e irrepreensível.

Assim devem os maridos amar as suas próprias mulheres, como a seus próprios corpos. Quem ama a sua mulher, ama-se a si mesmo. Porque nunca ninguém odiou a sua própria carne; antes a alimenta e sustenta, como também o Senhor à igreja;

Porque somos membros do seu corpo, da sua carne, e dos seus ossos. Por isso deixará o homem seu pai e sua mãe, e se unirá a sua mulher; e serão dois numa carne. Grande é este mistério; digo-o, porém, a respeito de Cristo e da igreja. Assim também vós, cada um em particular, ame a sua própria mulher como a si mesmo, e a mulher reverencie o marido.
Efésios 5:21-33

Se sua vida de casamento é contar com saborosa refeições feitas em casa, receber uma massagem nas costas sempre que desejar e ter uma companhia que vai animá-lo o tempo inteiro ou até mesmo rir de suas piadas ruins, é hora de tomar um banho de realidade.

De acordo com Paulo, seu principal papel no casamento é desistir de sua vida em favor de sua esposa. Ele descreve isso no versículo de número 25. Isso tem a aparência de uma tarefa exigente e exaustiva? Ela é. Mas a melhor parte é que sua esposa não é a única pessoa do relacionamento que se beneficiará do seu sacrifício.

Mas a sua tarefa como marido não é avaliar como sua esposa está se saindo na parte dela na barganha. A verdade é que não há barganha em relação a isso. Sua responsabilidade é tanto simples quanto profunda: assim como Cristo deu a vida por sua noiva, igreja, você é chamado a entregar a sua vida por sua esposa.

Fonte: Bíblia de Estudo Desafios de Todo Homem – Editora Mundo

Você gostou deste artigo? Você pode ter mais informações na página de sermões onde traz inúmeros sermões e introduções de outras cartas.