Autor do Livro de Joel

O profeta Joel não pode ser identificado com nenhuma de outras 12 pessoas do Antigo Testamento que levam o mesmo nome. Só é mencionado nos livros de Joel e de Atos (At 2, 16). As lendas extrabíblicas a respeito dele não convencem.

Seu pai, Petuel (1.1), também é desconhecido. A julgar pela preocupação com Judá e com Jerusalém (2.32; 3.1,6,8, 16-20), parece provável que morasse na região.

Data do Livro de Joel

O livro não contém referência a acontecimentos históricos que possam ser identificados, mas há argumentos sólidos que permitem ligar sua composição ao século IX A.C. Muitos intérpretes, no entanto, atribuem ao livro datas tardias, mesmo no período pós-exílico (século VI), depois de Ageu e de Zacarias.

Seja como for, sua mensagem não é alterada de modo relevante em razão da data.

Mensagem do Livro Joel

O Livro de Joel enxerga a intensa praga de gafanhotos e a seca severa que devastaram Judá como precursores do “grande e terrível do SENHOR” (2.31). (Os gafanhotos que menciona em 1.4 e em 2.25 são mais bem entendidos literalmente , e não como representação alegórica dos babilônios, dos medo-persas, dos gregos e dos romanos – sustentada por alguns intérpretes).

Diante dessa crise, conclama todos ao arrependimento: velhos e jovens (1,2,3), bêbados (1.5), agricultores (1.11) e sacerdotes (1.13). Refere aos gafanhotos como exército do SENHOR e vê na chegada deles uma lembrança de que o dia do SENHOR está próxima.

Não manifesta a crença popular de que esse dia será de juízo contra as nações, mas de livramento e de bênção para Israel. Pelo contrário – junto com Isaías (2.10-21), Jeremias (4.6), Amós (5.18-20) e Sofonias (1.7-18) -, refere-se a esse dia como dia de castigo também para o infiel Israel. A restauração e a bênção virão somente depois do juízo e do arrependimento.

Esboço do Livro de Joel

  1. Título (1.1)
  2. Judá tem antegozo do dia do SENHOR (1.2 – 1.7)
    • Convite à lamentação e à oração (1.2-14)
    • Anúncio do dia do SENHOR (1.15-2.11)
    • Convite ao arrependimento e à oração (2.12-17)
  3. Assegura-se a Judá a salvação no dia do SENHOR (2.18 – 3.21)
    • O Senhor restaura Judá (2.18-27)
    • O Senhor renova o seu povo (2.28-32)
    • A Vinda do dia do SENHOR (capítulo 3)
      • Juízo sobre as nações (3.1-16)
      • Bênção ao povo de Deus (3.17-21)

Fonte: Bíblia de Estudo NVI (Nova Versão Internacional) – Editora Vida

Você gostou da Introdução do Livro de Joel? Você pode ter mais informações na página de sermões onde traz inúmeros sermões e introduções de outras cartas.

Você não conhece a Igreja Restauração e Vida? Em nossa página de contato você encontra nosso endereço e nosso telefone, venha nos fazer uma visita e participe conosco em nossos cultos.

Não esqueça também de compartilhar esse artigo com outras pessoas clicando nos botões de compartilhamento abaixo.

Compartilhe na sua rede social favorita