Olá caro leitor, tudo bem? Hoje trago a vocês a introdução do Livro de Miquéias. Na introdução abaixo você ira compreender melhor qual era o ministério de  Miquéias, cujo o objetivo central é

Castigo divino seguido pelo livramento da parte de Deus.

Autor do Livro de Miquéias

Pouco se sabe a respeito do profeta Miquéias, além do que se pode extarir dopróprio livro dele e de Jeremias 26.18. Miquéias provinhas da cidade de Moreste (1.1), provavelmente Moreste-Gate (1.14), no sul de Judá. A profecia dá testemunha da profunda sensibilidade de Miquéias diante dos males sociais de seus dias, sobretudo no que prejudicavam as cidadezinhas e aldeias de sua região natal.

Data do Livro de Miquéias

Miquéias profetizou em algum período entre 750 entre 686 a.c., durante os reinados de Jotão, Acaz e de Ezequias, reis de Judá (1.1; Jr 26.18). Era, portanto, da mesma época de Isaías (v. Is 1.1) e de Oséias (v. Os 1.1). Miquéias predisse a queda de Samaria (1.6), que aconteceu em 722-721. Esse fato colocaria o início de seu ministério nos reinados de Jotão (750-732) e de Acaz (735-715).

(Os reinados de Jotão e de Acaz se sobrepuseram parcialmente um ao outro.) A mensagem de Miquéias reflete as condições sociais antes das reformas religiosas dirigidas por Ezequias (715-686). (Os reinados de Acaz de Ezequias parecem ter-se sobreposto parcialmente entre 729 e 715 d.c.).

Antecedentes históricos do Livro de Miquéias

Os antecedentes históricos do livro são mesmos que se acham trechos anteriores de Isaías, embora Miquéias não revele os mesmos conhecimentos da vida politica de Jerusalém de Isaías. Talvez porque Miquéias, assim como Amós, proviesse de uma das aldeias de Judá. Israel estava em estado de apostasia. Miquéias predisse a queda da capital, Samaria (1.5-7), e também previu a desolação inevitável de Judá (1.9-16).

Houve três fatos históricos importantes nesse periodo:

1-) Em 734-732 a.c., Tiglate-Pileser III, da Assíria, comandou uma campanha militar contra Arã (a Síria), a Filíticas e partes de Israel e Judá. Asquelon e Gaza foram derrotas.

Judá, Amom, Edom e Moabe pagaram tributo ao rei assírio, mas Israel não se saiu tão bem. Em conformidade com 2Rs 15.29, o Reino do Norte perdeu boa parte de seu território, incluindo-se toda Gileade e boa parte da Galileia. Damasco caiu em 732 e foi anexado ao império Assírio.

2-) Em 722-721, houve e queda de Samaria, e o Reino do Norte, Israel, foi conquistado pela Assíria.

3-) Em 701, Judá participou de uma revolta contra a Assíria, e o país foi dominado pelo Senaquiribe e seu exército, embora Jerusalém fosse poupada.

Características literárias Miquéias

O estilo de Miquéias e semelhante ao de Isaías. Os dois profetas empregam linguagem vigorosa e fartura de figuras de linguagem; ambos também demonstram grande ternura quando ameaçam com o castigo e prometem a justiça, Miquéias faz uso frequente dos jogos de palavras, sendo 1.10-15.

Tema e Mensagem do Livro de Miquéias

Como demostra o “Esboço”, a mensagem de Miquéias alterna-se entre sentença de calamidade e sentenças. O tema é o castigo divino seguido pelo livramento da parte de Deus. Miquéias também ressalta que Deus odeia a idolatria, a injustiça, rebelião e o ritualismo vazio, mas deleita-se em perdoar os arrependidos.

Finalmente, o profeta declara que Sião terá maior glória no que em qualquer período anterior. O reino davídico, embora pareça ter chegado ao fim, alcançara píncaros ainda mais elevados por meio do futuro libertador messiânico.

Esboço do Livro de Miquéias

  1. Sobrescrito (1.1)
  2. Condenação de Israel e Judá (1.2 – 3.12)
    • Introdução (1.2)
    • A destruição predita (1.3-7)
    • Lamentação pela destruição (1.8-16)
    • Corrupção na sociedade de Miquéias (2.1-11)
    • Esperança em Meio ao desalento (2.12,13)
    • Condenados os líderes (capítulo 3)
  3. Esperança para Israel e Judá (Capítulos 4, 5)
    • O reino vindouro (capítulo 4)
    • O rei vindouro (5.1-5a)
    • Vitória para o povo de Deus (5.5b-15)
  4. A causa do Senhor contra Israel (Capítulo 6)
    • A acusação do Senhor (6.1-8)
    • O Juízo vindouro (6.9-16)
  5. O desalento transforma-se em triunfo (capítulo 7)
    • Miquéias lamenta a corrupção da sua sociedade (7.1-6)
    • Um futuro brilhante para o povo de Deus (7.8-13)
    • Vitória para o reino de Deus (7.14-20)

Fonte: Bíblia de Estudo NVI (Nova Versão Internacional) – Editora Vida

Você gostou da Introdução do Livro de Miquéias? Você pode ter mais informações na página de sermões onde traz inúmeros sermões e introduções de outras cartas.

Você não conhece a Igreja Restauração e Vida? Em nossa página de contato você encontra nosso endereço e nosso telefone, venha nos fazer uma visita e participe conosco em nossos cultos.

Não esqueça também de compartilhar esse artigo com outras pessoas clicando nos botões de compartilhamento abaixo.

Compartilhe na sua rede social favorita