Os filhos do meio não são os únicos a serem deixados de lado de vez em quando. Os patriarcas do meio podem sofrer do mesmo mal. A Bíblia usa cerca de duas dúzias de vezes a frase “o Deus de Abraão, o Deus de Isaque, o Deus de Jacó” e suas variantes.

Isaque, não é surpresa ele rir

Conhecemos bem Abraão e nos lembramos de Jacó como o pai dos doze filhos que fundaram as doze tribos de Israel. Mas e Isaque? Isaque quem? Isso é muito ruim, pois, em certo sentido, tudo depende de Isaque.

Isaque foi o único filho de Abraão e Sara, nascido miraculosamente do casal quando eles já eram “velhos demais” para ter filhos.

Gerar filhos após aos 90 anos

Abraão estava com cem anos, e Sara era apenas dez anos mais nova. Além disso como sabemos sara era “estéril” podemos ver nas escrituras sagradas em (Gênesis 17:17; Romanos 4:19 e o livro de Hebreus 11:11).

Contudo, Deus havia prometido um filho ao casal. E um filho lhes foi dado, a despeito de seus muitos anos de vida e de suas dúvidas (Gênesis 17:17; 18:12).

Você consegue se imaginar sendo Isaque? Desde seus primeiros dias, você ouve muitas e muitas vezes de seus pais idosos que é um milagre vivo. Seu pai lhe conta como Deus prometeu um filho… Mas quase um quarto de século para cumprir sua promessa.

Sara e Abraão não acreditaram no que Deus anunciou

Sua mãe lhe diz como ela e seu pai deram risada, descrentes diante do anúncio divino de um nascimento em breve… E, então, como ambos riram em meio a lágrimas de alegria diante da sua chegada. Até mesmo seu nome Isaque, significa “ele rir“.

Então, depois de tudo isso, uma dia, seu pai idoso lhe diz que você precisa se preparar para fazer uma viagem como ele. Irão até um lugar sagrado oferecer um sacrifício. Você percebe que ele está particularmente preocupado em relação a essa jornada de três dias, mas atribui isso ao cansaço da viagem ou acha que ele está imaginando coisas.

Além do mais, quem é você, um simples menino, para questionar a alma venerável que recebe promessas diretamente dos lábios de Deus? Ainda assim, fica intrigado com o fato de ele não ter trazido nenhum animal para o sacrifício, e o questiona sobre isso.

—  Respondeu Abraão: “Deus mesmo há de prover o cordeiro para o holocausto, meu filho”. E os dois continuaram a caminhar juntos.
Gênesis 22:8

Vocês chegam ao destino. Seu pai amado, aquele que falou inúmeras vezes sobre o destino de sua vida e o amor que sente por você, o prende com uma corda grossa, coloca-o sobre um altar que havia construído e levanta a faca acima de seu peito! É então que seu pavor se transforma numa imensa onda de alívio quando uma voz oculta chama do céu dizendo:

—  “Não toque no rapaz”, disse o Anjo. “Não lhe faça nada. Agora sei que você teme a Deus, porque não me negou seu filho, o seu único filho. ”
Gênesis 22:12

Isaque, é claro, sobreviveu, chegou à idade de 180 anos, e teve Jacó, dando prosseguimento à linhagem contínua que terminou levando ao nascimento de Jesus Cristo. E, por causa de Cristo, o apóstolo Paulo pode nos dizer:

— Vocês, irmãos, são filhos da promessa, como Isaque.
Gálatas 4:28

Assim, como esse tipo de herança, Isaque provavelmente não se importaria muito se, de vez em quando, nos esquecêssemos de sua história. Seria preciso muito mais do que isso para perturbar esse filho da promessa cujo o nome significa “ele rir”.

Moral da história: Quando Deus promete ele cumpre.

Fonte: Bíblia de Estudo Desafios de Todo Homem – Editora Mundo

Gostou deste artigo? Você pode ter mais informações na página de sermões onde traz inúmeros sermões e introduções de outras cartas.

Não esqueça também de compartilhar esse artigo com outras pessoas clicando nos botões de compartilhamento abaixo