O profeta Jeremias teve uma das carreiras mais difíceis de todos os tempos. Desde o início, em essência, Deus declarou o seguinte: “Você deverá repetir tudo o que disser a essas pessoas de coração duro”, mas eles não darão ouvidos a uma palavra sequer.

Todo aquele que ouvir você vai odiá-lo e tentará lhe fazer mal, mas eu manterei vivo – apenas para que você continue falando e, em troca, continue sendo rejeitado. (Jeremias 1:17-19 e 7:27).

Jeremias – Alguém que você deveria conhecer

O Senhor disse a Jeremias que não se casasse podemos ver no livro de Jeremias capítulo 16 versículos 1 e 2. Em várias ocasiões, Deus o impediu de orar pelo bem-estar de seus compatriotas (7:16; 11:14;14:11) e frequentemente levou o profeta a um ponto no qual ele diria coisas como “a tristeza tomou conta de mim; o meu coração desfalece [..]Estou arrasado com a devastação sofria pelo meu povo. Choro muito, e o pavor se apodera de mim” (8:18-21).

Não é difícil entender por que Jeremias costuma ser chamado de “profeta chorão“. Jeremias tentou pedir demissão de seu chamado, mas descobriu que era impossível fazer isso. “Mas, se eu digo: Não o mencionarei nem mais falarei em seu nome, é como se um fogo ardesse em meu coração, um fogo dentro de mim.” Estou exausto tentando contê-lo; já não posso mais!, disse Jeremias (20-9).

Não é fácil ler Jeremias numa sentada, e o problema principal não são os 52 capítulos. As duras previsões de condenação de um povo não arrependido ser resumem a isto: “Vocês vão morrer de uma maneira horrível”. Ainda que promessas brilhantes de um futuro melhor apareçam aqui e ali no livro (por exemplo, em 30:1-11; 31:1-40; 33:3-26), Jeremias passa a maior parte do tempo declarando o iminente julgamento de Deus.

Não é que Deus e Jeremias tivessem prazer na tristeza. Pelo contrário, o povo de Judá havia caído num estado de rebelião espiritual tão deplorável que sua atitude se torna esta:

— Mas agora mandarei chamar muitos pescadores”, declara o Senhor, “e eles os pescarão. Depois disso mandarei chamar muitos caçadores, e eles os caçarão em cada monte e colina e nas fendas das rochas.
Os meus olhos vêem todos os seus caminhos; eles não estão escondidos de mim, nem a sua iniquidade está oculta aos meus olhos.
Jeremias 16:16,17

O que a dizer a corações tão duros? Como responder a tamanha insolência? O Senhor respondeu com um desafio:

— Assim diz o Senhor dos Exércitos, Deus de Israel: Vocês e suas mulheres cumpriram o que prometeram quando disseram: ‘Certamente cumpriremos os votos que fizemos de queimar incenso e derramar ofertas de bebidas à Rainha dos Céus’. “Prossigam! Façam o que prometeram! Cumpram os seus votos!
Mas ouçam a palavra do Senhor, todos vocês, judeus que vivem no Egito: ‘Eu juro pelo meu grande nome’, diz o Senhor, ‘que em todo o Egito ninguém de Judá voltará a invocar o meu nome ou a jurar pela vida do Soberano Senhor.

Vigiarei sobre eles para trazer-lhes a desgraça e não o bem; os judeus do Egito perecerão pela espada e pela fome até que sejam todos destruídos. Serão poucos os que escaparão da espada e voltarão do Egito para a terra de Judá. Então, todo o remanescente de Judá que veio residir no Egito saberá qual é a palavra que se realiza, a minha ou a deles.
Jeremias 44:25-28

Há momentos em que a única maneira de reagir a uma rebelião obstinada e com uma promessa de julgamento. Deus havia parado de pedir a seu povo que mudasse. Falando por meio do profeta Jeremias, ele apenas repetiu oficialmente suas decisões pecaminosas e, então, lembrou-os de que faria o que havia prometido, o julgamento estava prestes a acontecer.

Contudo, mesmo em meio à destruição, o Senhor planejava um meio de redenção. O julgamento divino não duraria para sempre; depois da punição, viria um tempo de reconciliação, primeiramente por meio do retorno à terra prometida e, por fim, mediante a pessoa de Jesus Cristo.

Moral da História: A rebelião obstinada exige uma reação firme.

Fonte: Bíblia de Estudo Desafios de Todo Homem – Editora Mundo

Você gostou deste artigo? Você pode ter mais informações na página de sermões onde traz inúmeros sermões e introduções de outras cartas.

Você não conhece a Igreja Restauração e Vida? Em nossa página de contato você encontra nosso endereço e nosso telefone, venha nos fazer uma visita e participe conosco em nossos cultos.

Não esqueça também de compartilhar esse artigo com outras pessoas clicando nos botões de compartilhamento abaixo.

Compartilhe na sua rede social favorita