José era o tipo de rapaz de boa aparência que criava agitação sempre que entrava numa sala. Homens como José enfrentam tentações que não costumam afetar o  resto de nós, em especial quando existe uma mulher sexualmente agressiva nas redondezas.

José do Egito – Gênesis 39

José fora vendido como escravo por seus irmãos, que nutriam por ele um ciúme doentio. Não demorou muito e ele se tornou escravo na casa de Potifar, um oficial militar egípcio de grande poder que servia ao todo-poderoso faraó. Pouco depois, a esposa de Potifar simpatizou com José e tentou seduzi-lo a ir para a cama dela. José, um cara justo e trabalhador diligente, resistiu.

“Isso seria um grande pecado contra Deus”, disse-lhe ele. Mas ela continuou a persegui-lo mesmo assim. Certo dia, os dois estavam sozinhos na casa. A esposa de Potifar aproveitou a oportunidade para abordar José mais uma vez. Ele resistiu, como sempre, mas ele arrancou-lhe a camisa enquanto ele saía. Antes de José dar conta, foi acusado de tentativa de estrupo e jogado na prisão.

O ambiente de trabalho de hoje, assim como na época de José, nos coloca em grande proximidade com mulheres. Nem todas elas têm intenções puras. Embora possamos tomar certas precauções ao agendar reuniões e em viagens de negócios, as tentações podem surgir a despeito de nós.

Em momentos assim, muitos homens se justificaram de seguinte forma: “Bem, ela vinha para cima de mim, e o que eu poderia fazer? Sou homem, você sabe”.

Isso não é desculpa. A história de José nos ensina que a responsabilidade pela integridade moral ainda é nossa, independentemente do que a mulher provocante ou diga depois. Corra o mais rápido que você puder e, se for ridicularizado ou caluniado, que assim seja.

Nenhuma possível consequência por evitar um pecado será tão ruim quanto a consequência de ceder a ele.

Fonte: Bíblia de Estudo Desafios de Todo Homem – Editora Mundo

Você gostou deste artigo? Você pode ter mais informações na página de sermões onde traz inúmeros sermões e introduções de outras cartas.

Não esqueça também de compartilhar esse artigo com outras pessoas clicando nos botões de compartilhamento abaixo