Peça a um grupo de homens cristãos para dizer qual é seu personagem bíblico favorito, existe uma grande possibilidade de uma porcentagem bem alta escolher Daniel. Não é difícil entender por que.

Daniel – Alguém que você deveria conhecer

De uma maneira bem semelhante a José, que viveu muito antes dele, Daniel saiu do meio do sofrimento do cativeiro para exercer enorme influência no maior império de sua época. Durante uma notável carreira de setenta anos, permaneceu fiel ao seu Senhor, a despeito das colossais pressões para mudar de lado em termos espirituais.

Tanto amigos quanto inimigos sabiam de seu caráter impecável e de sua devoção a Deus. Ezequiel, que foi contemporâneo de Daniel e também profeta, destacou por três vezes a retidão e a sabedoria de seu colega, vemos nos versículos abaixo:

— Ainda que estivessem no meio dela estes três homens, Noé, Daniel e Jó, eles pela sua justiça livrariam apenas as suas almas, diz o Senhor DEUS.
Ezequiel 14:14

— Ainda que Noé, Daniel e Jó estivessem no meio dela, vivo eu, diz o Senhor DEUS, que nem um filho nem uma filha eles livrariam, mas somente eles livrariam as suas próprias almas pela sua justiça.
Ezequiel 14:20

—  Eis que tu és mais sábio que Daniel; e não há segredo algum que se possa esconder de ti.
Ezequiel 28:3

Um mensageiro angelical, também por sua por três vezes disse a Daniel o quanto o Deus o amava. Portanto é de grande consenso geral que podemos chamar Daniel de “grande”.

— No princípio das tuas súplicas, saiu a ordem, e eu vim, para to declarar, porque és mui amado; considera, pois, a palavra, e entende a visão.
Dn 9:23

— E me disse: Daniel, homem muito amado, entende as palavras que vou te dizer, e levanta-te sobre os teus pés, porque a ti sou enviado. E, falando ele comigo esta palavra, levantei-me tremendo.
Dn 10:11

— E disse: Não temas, homem muito amado, paz seja contigo; anima-te, sim, anima-te. E, falando ele comigo, fiquei fortalecido, e disse: Fala, meu senhor, porque me fortaleceste.
Dn10:19

Ao contrário das figuras públicas populares de hoje em dia, muita das quais estão cheias de si, os olhos de Daniel permaneceram fixos não no espelho, mas no SENHOR soberano. A despeito de receber uma série de sonhos claros, ele nunca se esqueceu de que apenas uma Estrela brilhava no céu, e de que apenas um Rei governava sobre a terra:

—  Falou Daniel, dizendo: Seja bendito o nome de Deus de eternidade a eternidade, porque dele são a sabedoria e a força; E ele muda os tempos e as estações; ele remove os reis e estabelece os reis; ele dá sabedoria aos sábios e conhecimento aos entendidos. Ele revela o profundo e o escondido; conhece o que está em trevas, e com ele mora a luz.
Dn 2:20-22

Daniel constantemente chamava atenção para a soberania e o poder eterno de Deus. No início de sua carreira até o final, ele baseou tanto sua vida quanto sua reputação na supremacia divina. Cativado pela majestade e glória do Senhor, Daniel não sentia necessidade de se promover ou de fazer propaganda de si mesmo.

• Ele se recusou repetidas vezes a receber qualquer crédito por sua capacidade de interpretar sonhos e sinais celestiais, podemos ver no livro de Daniel nos capítulos e versículos: (1:17; 2:23,30,45; 5:17; 6:22).
  • Não teve dificuldade de admitir quando não entendia veja em (8:27; 12:8)
  • Identificou-se por inteiro com seus compatriotas tão inclinados a errar e confessou o pecado deles como se fosse próprio (9:1-20).

Deus usou Daniel para mostrar ao mundo o que o futuro lhe reservava. Até mesmo Jesus Cristo desenvolveu seu famoso discurso profético em torno de uma predição de Daniel em Mateus 24:15.

—  Quando, pois, virdes que a abominação da desolação, de que falou o profeta Daniel, está no lugar santo; quem lê, entenda;
Mateus 24:15

Nem sempre ele entendeu as coisas que Deus lhe mostrou, mas nunca perdeu de vista a promessa que o Senhor lhe fizera:

— “Quanto a você, siga o seu caminho até o fim. Você descansará, e então, no final dos dias, você se levantará para receber a herança que lhe cabe”.
Dn 12:13

Moral da história: Os maiores homens servem ao maior Deus.

Fonte: Bíblia de Estudo Desafios de Todo Homem – Editora Mundo

Você gostou deste artigo? Você pode ter mais informações na página de sermões onde traz inúmeros sermões e introduções de outras cartas.