Vida Financeira à Luz da Bíblia, excelente estudo que vamos apresentar que é possível ter controle sobre as finanças. Olá Caro leitor neste post estarei trazendo para você através da luz das escrituras sobre como ter uma vida financeira controlada.

O objetivo deste post é lhe orientar como as escrituras nos ensina a como ter uma programação mental sobre finanças. Fique comigo até o fim deste artigo e aprenda muito sobre finanças pessoais.

Quero começar aqui de forma clara e objetiva, falando um pouco sobre as Escrituras Sagradas, serei bem breve ao assunto. Quando compramos um eletroeletrônico, podemos observar claramente que este produto acompanha consigo um manual de instrução.

Vida Financeira à Luz da Bíblia

O objetivo de um manual de instrução é como utilizar o produto de forma correta e clara, para que não venha ter problemas futuros. A utilização correta de um produto com base em um manual é o resultado de uma vida útil e douradora. Assim também é o ser humano.

Bíblia e Xícara

As Escrituras Sagradas é muito superior a um manual de um produto, mas ela nós da orientações de como podemos viver muito bem aqui na terra. Muitas pessoas não dão importância as Escrituras mas ela é um manual de sobrevivência para toda a humanidade.

Mas o que as Escrituras Sagrada nos ensina sobre como melhorar o nosso relacionamento com finanças.
Nós vamos falar aqui sobre 12 dicas essencial para sua vida financeira.

  1. Como sair do Vermelho?
  2. Deus é o SENHOR de todas as coisas;
  3. O teu trabalho é que te faz sobreviver, não dependa de pessoas;
  4. Você sabe planejar seus investimentos?;
  5. Você sabe poupar?;
  6. Não seja o inimigo do Tio Patinhas “Pão Duro Mac Mônei” (Avarento);
  7. Não se apegue ao dinheiro;
  8. Não seja escravo do dinheiro;
  9. Construa Ativos para seus filhos;
  10. Use seus recursos a favor de outras pessoas;
  11. Faça tudo licito;
  12. Aprenda ser mordomo;
  13. Aprenda ajudar pessoas e ensine a elas;

12 Dicas imperdíveis – sobre Vida Financeira à Luz da Bíblia

Se você quer realmente mudar de vida. Leia esse artigo e comece o quanto antes a praticar essas orientações bíblicas. Pois o que vai mudar isso em sua vida não é a leitura mas sim a prática que você ira fazer no dia seguinte. Só desta forma você vai se livrar dessa situação realmente difícil. Boa Leitura.

1-) Como sair do Vermelho?

Dívidas te SufocandoIsso realmente é o desejo de todas as pessoas que tem sérios problemas em sua saúde financeira. A primeira coisa devemos ter em mente, e como não chegar nessa situação. E isso é algo que você deveria pensar pelo diariamente, mas não no sentido de tirar o seu sono.

O que quero dizer para você é que você deve olhar um pouco mais para sua vida no sentido financeiro e observar, o dizer consigo mesmo: “O QUE EU TENHO FEITO COM O MEU DINHEIRO?”

Alguma vez da sua vida você já fez um orçamento familiar? Com bases nessas perguntas você realmente o que tem gastado e ainda não sabe o que é então veja esse versículo abaixo.

Por que gastais o dinheiro naquilo que não é pão? E o produto do vosso trabalho naquilo que não pode satisfazer? Ouvi-me atentamente, e comei o que é bom, e a vossa alma se deleite com a gordura.
Isaías 55:2

Veja que o versículo acima, chama a sua atenção, falando por que você gasta com coisas supérfluas. Então é necessário fazer um orçamento familiar para o planejamento de suas finanças.

Então é recomendo que você faça uma pesquisa no Google ou no Youtube, muitos especialistas em finanças pode te ajudar nesse sentido.

1.2-) E você que já está no vermelho o que devo fazer?

Aperto de MãosO ideal nesse caso a primeira coisa é não entrar em desespero, mas ao invés de ficar desesperado o ideal é negociar. Nesse exato momento o ideal fazer é o quanto antes, mas o importante é negociar conforme seu orçamento familiar.

O ideal é destinar um valor que está disponível dentro do seu orçamento para arcar com essas despesas. Mas o mais importante disso é honrar os compromissos assinado e verbal veja:

Faça tudo para cumprir o que os seus lábios prometeram, pois com a sua própria boca você fez, espontaneamente
Deuteronômio 23:23

Seja o seu ‘sim’, ‘sim’, e o seu ‘não’, ‘não’; o que passar disso vem do Maligno”.
Mateus 5:37

Faça realmente aquilo que está em suas realidades financeiras, não faça acordo pensando no amanhã, sempre faça com base na sua realidade no presente em que você se encontra.

2-) Deus é o SENHOR de todas as coisas

Tudo o que encontramos neste universo, existe um responsável mas conhecido como o “Eu Sou“, quando um homem chamado Moisés indagou seu nome:

Moisés perguntou: “Quando eu chegar diante dos israelitas e lhes disser: O Deus dos seus antepassados me enviou a vocês, e eles me perguntarem: ‘Qual é o nome dele? ’ Que lhes direi? ”
Disse Deus a Moisés: “Eu Sou o que Sou. É isto que você dirá aos israelitas: Eu Sou me enviou a vocês”.
Disse também Deus a Moisés: “Diga aos israelitas: O Senhor, o Deus dos seus antepassados, o Deus de Abraão, o Deus de Isaque, o Deus de Jacó, enviou-me a vocês. Esse é o meu nome para sempre, nome pelo qual serei lembrado de geração em geração.
Êxodo 3:13-15

Mas isso é só começo já observou a grandeza deste universo. Já realmente se perguntou quando você está na praia e ver aquele mar infinito. O homem por si não poderia criar isso, mas sim existe um ser, um Deus realmente poderoso com uma grandeza inigualável.

A vós, Senhor, a grandeza, o poder, a honra, a majestade e a glória, porque tudo que está no céu e na terra vos pertence. A vós, Senhor, a realeza, porque sois soberanamente elevado acima de todas as coisas. É de vós que vêm a riqueza e a glória, sois vós o Senhor de todas as coisas; é em vossa mão que residem a força e o poder. E é vossa mão que tem o poder de dar a todas as coisas grandeza e solidez.
(I Crônicas 29, 11-12)

3-) O teu trabalho é que te faz sobreviver, não dependa de pessoas;

Para se ter uma vida financeira bem equilibrada é necessário você também alguns conceitos que são essenciais para a vida de todo cristão.

Um dos conceitos que é importante para entendermos a educação financeira à luz da bíblia é compreender o que é receita. Receita é tudo aquilo que chega em suas mãos, como por exemplo o seu salário. Deus deixou uma promessas registradas na escrituras que são claras para todos nós uma delas é:

Com o suor do seu rosto você comerá o seu pão, até que volte à terra, visto que dela foi tirado; porque você é pó e ao pó voltará”.
Gênesis 3:19

Essa promessa é algo transformador para nossas vidas. Ou seja todos nós temos direito ao trabalho. Quando falo de trabalho é algo que engradece realmente o ser humano, trabalho justo e honesto, nada de ilícito.

Vejam que também o Pregador (Rei Salomão) em Eclesiastes diz algo muito importante para os trabalhadores:

Descobri também que poder comer, beber e ser recompensado pelo seu trabalho, é um presente de Deus.
Eclesiastes 3:13

4-) Você sabe planejar seus investimentos?

Investimento Financeiro

Planejar é algo que todos devem saber, não somente sobre finanças mas também planejar em todos os sentidos. Planejar é criar estratégias para se obter o exito.

E isso é algo que devemos fazer desde já, tanto em nossas finanças quanto em outras áreas de nossas vidas. Vejam o que o próprio Jesus ensina sobre planejar.

Pois qual de vós, querendo edificar uma torre, não se assenta primeiro a fazer as contas dos gastos, para ver se tem com que a acabar?
Lucas 14:28

Isso é algo fundamental para quem quer realmente equilibrar as finanças. A Bíblia da outros exemplos mas o exemplo acima de Jesus é regra para a vida de todo cristão.

5-) Você sabe poupar?

Porquinho Cheio DinheiroEis ai um excelente exercícios para todos aqueles que chegam no final do mês sempre que estão empatando, ou seja nem estão no Azul e nem no Vermelho.

É isso mesmo, você deve estar se perguntando, mas o poupar não para aquele que está no Azul, não essa informação é justamente para você. Pois se você sempre está empatando todos os meses significa que seus GASTOS, é esta igualando a sua RECEITA.

Certa vez um amigo disse que o poupar tem simplesmente um significado muito importante. Ele me disse:

Rodrigo meu amigo, o poupar ele tem como objetivo a realização de sonhos. É através dele que você realmente aprende a conquistar todos os seus sonhos.

Como estamos vendo nesse artigo, a bíblia nos da exemplo de poupar. Um grande exemplo é a formiga que luta para sobreviver e ela sabe esta regra é fundamental para a própria sobrevivência.

Observe a formiga, preguiçoso, reflita nos caminhos dela e seja sábio! Ela não tem nem chefe, nem supervisor, nem governante,e ainda assim armazena as suas provisões no verão e na época da colheita ajunta o seu alimento.
Provérbios 6:6-8

6-) Não seja o inimigo do Tio Patinhas “Pão Duro Mac Mônei” (Avarento)

Mac MoneiAvareza é algo que muita pessoas precisam se livrar deste mal. E isso tem cura. As pessoas precisam mudar isso mentalmente. Quando falamos de pessoas avarenta lembramos aqui do grande inimigo do Tio Patinhas o personagem Pão Duro Mac Mônei.

Quer um exemplo uma pessoa avarenta esse é um exemplo  ganancioso e faz de tudo para correr atrás de fortuna para ser mais rico que o Tio Patinhas. Mas e a bíblia, qual recado que ela nos passa sobre a avareza? Vejam o que Jesus diz sobre este assunto:

E disse-lhes: Acautelai-vos e guardai-vos da avareza; porque a vida de qualquer não consiste na abundância do que possui.

Lucas 12:15

7-) Não se apegue ao dinheiro

Eis ai um grande problema, que tem afetado toda população mundial. Por incrível que se pareça ainda existem pessoas que são apegadas ao dinheiro. É o exemplo do bilionário Mac Mônei. O quase trilionário Bill Gates por incrível que pareça o dono da Microsoft não está ai com dinheiro ao contrário, ele se preocupa mais com ajudar pessoas.

Quem ama o dinheiro jamais terá o suficiente;
quem ama as riquezas jamais ficará satisfeito com os seus rendimentos.
Isso também não faz sentido.
Eclesiastes 5:10

😎 Não seja escravo do dinheiro

DólaresA dica de número 8 sobre a Vida Financeira à Luz da Bíblia, é algo que realmente você precisa mudar seu Mindset (Mentalidade). Sua vida pessoal, Familiar, Particular e Social não pode ser de maneira nenhuma somente voltada ao dinheiro.

Isso é um grande problema de muitos que só querem o dinheiro é só trabalham pensando nisso sendo escravo do dinheiro. Jesus deixa um recado muito importante para vocês sobre isso.

Você precisa saber que o dinheiro não pode ser seu Deus ao contrário o dinheiro em sua vida é uma ferramenta para atender suas necessidades básicas. Então é necessário entender que você precisa fazer uso dele de forma consciente.

“Ninguém pode servir a dois senhores; pois odiará a um e amará o outro, ou se dedicará a um e desprezará o outro. Vocês não podem servir a Deus e ao Dinheiro”.
Mateus 6:24

9-) Construa Ativos para seus filhos

Capa do Livro Pai Rico Pai PobreA dica de número 9 sobre Vida Financeira à Luz da Bíblia, é algo que você deve fazer desde agora. Uma das coisas importantes que se deve fazer neste exato momento que você lê esse post, é ensinar desde cedo a educação financeira para seus filhos.

O ideal é que desde cedo seu filho pelo menos saiba a importância de muitos recursos sobre a educação financeira. Uma dica excelente é ensinar aos poucos para as crianças desde cedo as orientações do Best-Seller “Pai Rico e Pai Pobre ” do autor Robert T Kiyosaki.

Ensinar os filhos desde cedo sobre os ativos que você construiu é fundamental pois ela também ira compreender que ela deve também construir ativos, e ainda exercer nas próximas gerações que foi um legado de seus antepassados.

Veja esse versículo ele deve ser utilizado em todas as áreas da vida.

Ensina à criança o caminho que ela deve seguir; mesmo quando envelhecer, dele não se há de afastar.
Provérbios 22:6

10-) Use seus recursos a favor de outras pessoas

Eis ai um ponto importante, que muitos de nós somos egoístas. Você realmente com seus recursos financeiros ajuda realmente quem necessita. Esse é um ponto muito importante que se deve ser praticado por muitos cristãos.

Caridade é ser voluntariado

As Escrituras Sagradas nós ensina sim que devemos praticar a caridade, ajuda de pessoas que realmente necessitam. É um papel fundamental além do Evangelismo que venhamos ajuda-lá de outros sentidos, uma delas é financeiramente.

Um exemplo prático que as escrituras nos apresenta é Cornélios um centurião da corte Italiana, piedoso e temente a Deus. Ele era alguém que dava muitas esmolas ao povo, não com a intenção em seu coração para ser observado por outras pessoas ou até mesmo chamar atenção Deus. Ao contrário Cornélios fazia isso por que tinha prazer em ajudar pessoas. Leia em Atos 10 a partir do versículo de numero 1

E havia em Cesaréia um homem por nome Cornélio, centurião da corte chamada italiana,
Atos 10:1

11-) Faça tudo lícito

A dica de número 11 sobre Vida Financeira à Luz da Bíblia é que todos nós devemos fazer as coisas corretas. Infelizmente no pais que vivemos todos gostam de tirar a vantagem sobre as demais pessoas. Não sei você mas o que me deixa muito frustado é aquela famosa frase de brasileiro que diz:

Mas nós podemos dar aquele jeitinho de fazer aquilo!

Isso está fora dos padrões humanos e Cristão, como observamos anteriormente nosso proceder precisa ser sim e não. Esse é um grande problema que a nação tem, querer sempre passar por cima da lei. Criando PLs para não cair em Leis.

Na atualidade no Pais que vivemos podemos ver grandes empresários no ramo da Construção Civil e Industrias da área alimentícias, fazendo coisas totalmente ilícitas somente para se beneficiarem. M

as não é isso que as escrituras nós ensina. Ela nos orienta que devemos fazer o que realmente lícito, ou seja devemos ser íntegros em nosso falar e atitudes. Abaixo compartilho 03 versículos para fazer uma analise.

Quem anda com integridade anda com segurança, mas quem segue veredas tortuosas será descoberto.
Provérbios 10:9

Melhor é o pobre íntegro em sua conduta do que o rico perverso em seus caminhos.
Provérbios 28:6

A integridade dos justos os guia, mas a falsidade dos infiéis os destrói.
Provérbios 11:3

12-) Aprenda ser mordomo

MordomoVocê está nessa terra para realmente servir a Deus. Responsável por tudo que hoje nela. Inclusive tudo também é produzido pela as próprias mãos dos homens. Mas tenho algo muito importante para dizer a você. Você já realmente parou para pensar que quando você for para um outro plano, ira prestar conta com tudo aquilo que passou por suas mãos.

Sim isso é uma grande verdade. Quando Deus criou o homem, ele nos deixou como mordomos para que venhamos cuidar de tudo isso que se encontra na terra veja:

O Senhor Deus colocou o homem no jardim do Éden para cuidar dele e cultivá-lo.
Gênesis 2:15

Assim também o exemplo de Adão, assim também é o mesmo conosco. Deus entregou em suas mãos muitos dons e talentos que deve ser utilizado e ampliado. Podemos ver isso no evangelho de Mateus 2:14-30, vejamos uma frase de Jesus ao servo ou mordomo que não cuida realmente das coisas de Deus.

“O senhor respondeu: ‘Servo mau e negligente! Você sabia que eu colho onde não plantei e junto onde não semeei?
Mateus 25:26

A grande verdade sobre isso a mordomia é que devemos cuidar de todas as coisas com zelo, inclusive nossas finanças pois devemos usa-la de forma correta. Certa vez um amigo disse para mim e um grupo de pessoas a seguinte frase:

Dinheiro não aceita desaforo!

13-) Aprenda ajudar pessoas e ensine a elas

Então chegamos a nossa última dica, sobre a Vida Financeira à Luz da Bíblia. As doze dicas acima foi importante para você. Mas a minha pergunta nesse momento para você é, o que de fato você vai fazer com isso que você aprendeu?

Veja as próprias palavras de Jesus como o que disse acima:

“Portanto, quem ouve estas minhas palavras e as pratica é como um homem prudente que construiu a sua casa sobre a rocha.
Mateus 7:24

O mais importante sobre tudo isso que falamos acima, é necessário compartilhamos e realmente ensinar, pois tudo isso tem um simples objetivo, para que todos nós venhamos crescer no entendimento e sabedoria, e assim gerar em nossos corações a tranquilidade e paz, e ainda ver que muitas pessoas estão felizes por praticarem aquilo que realmente foi eficaz em suas vidas.

Meus amados Deus abençoe a todos você e até o próximo artigo.

Sobre a Igreja Restauração e Vida

Você não conhece a Igreja Restauração e Vida? Em nossa página de contato você encontra nosso endereço e nosso telefone, venha nos fazer uma visita e participe conosco em nossos cultos.

Não esqueça também de compartilhar esse artigo com outras pessoas clicando nos botões de compartilhamento abaixo.

Compartilhe na sua rede social favorita