A Bíblia nos oferece inúmeras lições por meio de figuras históricas, e Jezabel é uma das mais marcantes. Seu nome se tornou sinônimo de idolatria, manipulação e imoralidade. Mas, afinal, quem foi Jezabel na Bíblia e por que ela é tão mencionada como um exemplo negativo?

Neste artigo, vamos explorar a vida e o impacto de Jezabel, desde seu casamento com o rei Acabe até seu destino trágico. Também analisaremos o que seu legado significa para os leitores da Bíblia hoje.

O Contexto Histórico de Jezabel

Jezabel viveu no século IX a.C., durante o reinado de seu marido, o rei Acabe, sobre o Reino do Norte de Israel. Ela era filha de Etbaal, rei de Sidom, uma cidade-estado fenícia. Sidom era conhecida por sua adoração a deuses pagãos, principalmente Baal, um deus da fertilidade e das tempestades. O casamento entre Jezabel e Acabe foi, sem dúvida, uma aliança política.

A chegada de Jezabel ao trono israelita marcou uma mudança significativa. Até então, Israel lutava para manter-se fiel ao Deus de seus antepassados, Yahweh. Mas Jezabel trouxe com ela sua fé em Baal, algo que teria consequências devastadoras para o povo de Israel.

A Influência de Jezabel na Idolatria

Jezabel não foi apenas uma esposa passiva. Ela influenciou ativamente as decisões de Acabe e trabalhou para suprimir o culto a Yahweh, promovendo a adoração a Baal. Segundo 1 Reis 16:31, Acabe “fez pior do que todos os que foram antes dele”, em parte devido à influência de Jezabel. Ela construiu altares e templos para Baal e incentivou o povo de Israel a seguir seu exemplo.

Não se contentando em pecar como o rei Jeroboão, Acabe fez pior e casou com Jezabel, filha de Etbaal, rei de Sidom, e adorou o deus Baal. – 1 Reis 16:31 (NTLH)

Sua missão de promover a idolatria foi tão forte que ela perseguiu os profetas de Yahweh. Um dos profetas mais afetados por essa perseguição foi Elias, que desafiou diretamente Jezabel e seus profetas de Baal em um confronto épico no Monte Carmelo (1 Reis 18:17-40). Neste evento, Elias demonstrou o poder do verdadeiro Deus, Yahweh, ao derrotar os profetas de Baal, o que marcou um ponto importante na narrativa da Bíblia.

17 Quando viu o profeta, Acabe disse:

— Então é você que está aí, você, o maior criador de problemas de Israel!

18 — Eu não sou criador de problemas para o povo de Israel! — respondeu Elias. — Você e o seu pai é que são criadores de problemas, pois abandonaram os mandamentos do Senhor Deus e adoraram as imagens de Baal.19 Portanto, ordene agora a todo o povo de Israel que vá encontrar-se comigo no monte Carmelo. Mande também os quatrocentos e cinquenta profetas do deus Baal e os quatrocentos profetas da deusa Aserá que são sustentados pela rainha Jezabel.

20 Então Acabe chamou todos os israelitas e os profetas de Baal para se reunirem no monte Carmelo.21 Elias chegou perto do povo e disse:

— Até quando vocês vão ficar em dúvida sobre o que vão fazer? Se o Senhor é Deus, adorem o Senhor; mas, se Baal é Deus, adorem Baal!

Porém o povo não respondeu nada.22 Então Elias disse:

— De todos os profetas de Deus, o Senhor, eu fui o único que sobrou, mas os profetas de Baal são quatrocentos e cinquenta.23 Agora tragam dois touros. Que os profetas de Baal matem um deles, cortem em pedaços e ponham em cima da lenha, mas não ponham fogo! Eu farei a mesma coisa com o outro touro.24 E aí os profetas de Baal vão orar ao seu deus, e eu orarei ao Senhor. O deus que responder mandando fogo, este é que é Deus.

E todo o povo respondeu:

— Está bem assim!

25 Então Elias disse aos profetas de Baal:

— Já que vocês são tantos, peguem o touro e o preparem primeiro. Orem ao seu deus, porém não ponham fogo na lenha.

26 Os profetas de Baal pegaram o touro que havia sido trazido para eles, e o prepararam, e oraram a Baal desde a manhã até o meio-dia. Eles gritavam assim:

— Ó Baal, responde às nossas orações!

E ficaram dançando em volta do altar que haviam feito, porém não houve resposta.

27 Ao meio-dia, Elias começou a caçoar deles. Ele dizia:

— Orem mais alto, pois ele é deus! Pode ser que esteja meditando ou que tenha ido ao banheiro. Talvez ele tenha viajado ou talvez esteja dormindo, e vocês terão de acordá-lo!

28 Aí os profetas oraram mais alto e começaram a se cortar com facas e punhais, conforme o costume deles, até que o sangue começou a correr.29 Passou o meio-dia, e eles continuaram a orar e a gritar até a hora do sacrifício da tarde; porém não se ouviu nenhum som.

30 Então Elias disse ao povo:

— Cheguem para mais perto de mim.

Todos chegaram mais perto de Elias, e ele começou a consertar o altar do Senhor Deus, que estava derrubado.31 Ele pegou doze pedras, uma para cada uma das doze tribos que tinham os nomes dos filhos de Jacó, o homem a quem o Senhor tinha dado o nome de Israel.32 Com essas pedras Elias reconstruiu o altar para a adoração do Senhor. Depois cavou em volta uma valeta em que cabiam mais ou menos doze litros de água.33 Em seguida colocou lenha no altar, cortou o touro em pedaços e os pôs em cima da lenha.34 Então disse:

— Encham quatro jarras com água e derramem sobre o animal sacrificado e sobre a lenha.

Eles fizeram o que Elias estava mandando, e ele disse:

— Façam de novo.

E eles fizeram.

— Façam pela terceira vez! — disse Elias.

E eles fizeram.35 A água correu em volta do altar e encheu a valeta.

36 Quando chegou a hora do sacrifício da tarde, o profeta Elias chegou perto do altar e orou assim:

— Ó Senhor, Deus de Abraão, de Isaque e de Jacó! Prova agora que és o Deus de Israel, e que eu sou teu servo, e que fiz tudo isto de acordo com a tua ordem.37 Responde-me, ó Senhor, responde-me, para que este povo saiba que tu, o Senhor, és Deus e estás trazendo este povo de volta para ti!

38 Então o Senhor mandou fogo. E o fogo queimou o sacrifício, a lenha, as pedras, a terra e ainda secou a água que estava na valeta.39 Quando viram isso, os israelitas se ajoelharam, encostaram o rosto no chão e gritaram:

— O Senhor é Deus! Só o Senhor é Deus!

40 Elias ordenou:

— Prendam os profetas de Baal! Não deixem escapar nenhum!

Todos foram presos, e Elias fez com que descessem até o riacho de Quisom e ali os matou.

Jezabel e a Vinha de Nabote

Outro episódio que destaca a crueldade e a manipulação de Jezabel é o relato de Nabote e sua vinha. Acabe queria a vinha de Nabote, mas o homem recusou-se a vendê-la, pois era uma herança de família. Jezabel, no entanto, não aceitou essa recusa.

Ela elaborou um plano para incriminar Nabote falsamente, acusando-o de blasfêmia. Com base em suas ordens, Nabote foi apedrejado até a morte, e Acabe pôde então tomar posse da vinha. Esse episódio, narrado em 1 Reis 21, exemplifica a natureza implacável e manipuladora de Jezabel.

O Destino de Jezabel

Apesar de seu poder e influência, Jezabel não escapou do julgamento de Deus. O profeta Elias profetizou que ela morreria de forma violenta, e foi exatamente isso que aconteceu. Após a morte de Acabe, Jezabel continuou a exercer influência sobre seus filhos que também governaram Israel. No entanto, seu fim chegou durante o reinado de Jeú.

Jeú foi ungido como o próximo rei de Israel e encarregado de eliminar a linhagem de Acabe. Quando ele entrou em Jezreel, onde Jezabel vivia, ela o desafiou, mas sua própria corte a jogou de uma janela. Seu corpo foi devorado por cães, conforme a profecia de Elias (2 Reis 9:30-37).

Jezabel no Novo Testamento

O nome de Jezabel não desapareceu com sua morte. Ela é mencionada novamente no livro de Apocalipse (2:20), onde é usada como uma figura simbólica para descrever alguém que promove falsas doutrinas e leva outros à imoralidade dentro da igreja.

Aqui, Jezabel representa não apenas uma pessoa real da história bíblica, mas também uma ideologia corrupta que desvia as pessoas da fé verdadeira. Essa referência faz de Jezabel um exemplo duradouro de corrupção espiritual e moral.

Imersão em Provérbios

O Significado de Jezabel Hoje

A história de Jezabel oferece várias lições importantes para os leitores da Bíblia hoje. Em primeiro lugar, ela nos lembra dos perigos da idolatria e da influência de líderes corruptos. Jezabel não apenas adorava Baal, mas também manipulou outros para segui-la. Sua determinação em promover práticas que ofendiam Yahweh levou Israel a um período de decadência espiritual.

Além disso, sua história é uma advertência sobre os perigos da ambição sem limites e do uso do poder de forma injusta. O episódio da vinha de Nabote mostra como Jezabel estava disposta a ir a qualquer extremo para alcançar seus objetivos, mesmo que isso significasse a morte de um homem inocente.

Finalmente, Jezabel serve como um lembrete de que o julgamento de Deus é certo e justo. Embora ela tenha governado com poder e influência por muitos anos, seu fim foi trágico e violento, conforme a profecia de Elias. Isso mostra que, independentemente da posição ou do poder que alguém tenha, a justiça de Deus prevalece.

Conclusão

Quem foi Jezabel na Bíblia? Ela foi uma rainha poderosa, porém corrupta, cuja influência levou Israel à idolatria e à decadência moral. Sua história é um alerta sobre os perigos da idolatria, da injustiça e da corrupção. Apesar de seu poder temporário, o destino final de Jezabel mostra que a justiça de Deus não falha.

A figura de Jezabel continua relevante hoje, tanto em termos históricos quanto simbólicos. Seja como um lembrete da necessidade de fidelidade a Deus ou como um exemplo das consequências da corrupção, sua história permanece um dos episódios mais poderosos da Bíblia.

Sobre a Igreja Restauração e Vida

Você ainda não conhece a Igreja Restauração e Vida? Em nossa página de contato, você encontra nosso endereço e telefone. Venha nos visitar e participe conosco em nossos cultos.

Não se esqueça de compartilhar este artigo com outras pessoas clicando nos botões de compartilhamento abaixo.

Compartilhe na sua rede social favorita