Um dos ícones musicais da década de 90, ao lado da banda Polegar, criada pelo apresentador Gugu Liberato, que reestreou na Record ao lado dos filhos, o ex-cantor Rafael Ilha voltou a ser notícia na última segunda-feira (25) ao ser detido por desobedecer a uma ordem judicial de comparecer uma vez ao mês diante de um juiz como pena alternativa pela acusação de sequestro, em 2008. Atualmente, o rapaz, que fazia sucesso na música ao lado de Marcelo Polegar, Alan Frank Schlang, Ricardo Costa e Alex Gill, tem sido mais lembrado pelas suas polêmicas do que pelo sucesso que fez um dia.
No começo da carreira com a banda, onde foi vocalista e guitarrista, Rafael chegou a gravar um clipe da canção “Ando Falando Sozinho”, com participação da atriz Ana Paula Arósio, que vai reaparecer em pré-estreia de um filme no Festival do Rio. E por falar em cinema, Ilha estreou nos cinemas em 1990 com o filme “Uma Escola Atrapalhada”, contracenando com Renato Aragão, Supla e Angélica, que recebeu alta após o acidente de avião que sofreu no último domingo (24) com o marido, Luciano Huck, e os três filhos.
Três anos após a saída do Polegar, Rafael estreou na TV apresentando o programa infantil “Casa Mágica”, na TV Record, de 1990 a 1991, ao lado de Alan Frank, outro integrante da banda. Na época do infantil, Rafael e Alan disputavam audiência com as apresentadoras Mara Maravilha e Angélica. Atualmente, o ex-Polegar é um dos repórteres do programa “A Tarde é Sua”, apresentado por Sonia Abrão na Rede TV!.
Rafael Ilha foi preso por roubar vale-transporte e já tentou suicídio
Paralelo à carreira, Rafael Ilha teve vários problemas envolvendo drogas. A primeira experiência foi aos 15 anos, motivo que fez com que ele saísse do Polegar e até fosse morar nas ruas. Em setembro de 1998, o artista foi preso ao tentar roubar um vale-transporte. Devido seu envolvimento com drogas, Rafael sofreu nove overdoses com paradas cardíacas e, durante uma crise de abstinência, ele ingeriu pilhas e precisou ser internado.
Nesse meio tempo, Rafael Ilha se converteu a fé evangélica, tentou sucesso como cantor gospel e até abriu uma clínica de reabilitação, mas o local foi alvo de investigação, em 2008, quando tentou internar uma mulher à força. No ano seguinte, ele tentou suicídio cortando o pescoço no prédio da avó, no Morumbi, em São Paulo.
Em relação à vida amorosa, Ilha já namorou a atriz Cristiana Oliveira e já foi alvo de desejo de Deborah Secco, que revelou que quis casar com o artista. Hoje em dia, Rafael Ilha é casado com Aline Kezh, com quem foi preso no ano passado na divisa entre Brasil e Paraguai por portar uma arma e um aparelho de choque. O casal aguarda a chegada da primeira filha, Laura, e Rafael já é pai de Cauã, de 11 anos.