Remir o Tempo: Vivendo com Propósito e Sabedoria

Remir o tempo

O tempo é um recurso precioso que Deus nos concede diariamente. No entanto, com as exigências da vida moderna, muitas vezes nos vemos desperdiçando esse dom valioso sem perceber. Neste artigo, exploraremos o significado de “Remir o Tempo” à luz dos ensinamentos bíblicos, e como podemos aplicar esse princípio em nossa jornada cristã. Acompanhe-nos nesta reflexão sobre como viver com propósito e sabedoria, aproveitando cada momento para a glória de Deus.

O Significado de Remir o Tempo

Remir o tempo significa resgatar ou recuperar o tempo perdido. O apóstolo Paulo nos exorta a “ver prudentemente como andamos, não como néscios, mas como sábios, remindo o tempo, porque os dias são maus. Por isso, não sejamos insensatos, mas entendei qual seja a vontade do Senhor.” (Efésios 5:15-17).

Essa passagem nos chama a viver de forma sábia, aproveitando cada oportunidade para servir a Deus e edificar o Seu Reino. Remir o tempo envolve, primordialmente, uma significativa mudança de mentalidade, na qual deixamos conscientemente de enxergar o tempo como algo a ser desperdiçado, e, ao invés disso, passamos a reconhecê-lo como uma preciosa oportunidade para vivermos inteiramente alinhados com os propósitos de Deus.

A Brevidade da Vida

Ao refletirmos sobre a brevidade da vida, somos lembrados no Salmo 39:4-5 que “o tempo da minha vida é como nada diante de Ti.” Nossa existência neste mundo é passageira, e precisamos reconhecer a importância de aproveitar cada momento com sabedoria. Não devemos adiar o cumprimento da vontade de Deus, pois a vida é imprevisível, e cada instante é uma oportunidade para glorificar a Deus.

Evitando a Procrastinação

A Palavra de Deus nos adverte sobre a armadilha da procrastinação em Provérbios 6:6-11, usando a formiga como exemplo de diligência. “Vai ter com a formiga, ó preguiçoso; olha para os seus caminhos e sê sábio. Pois ela, não tendo chefe, nem guarda, nem dominador, prepara no verão o seu pão; na sega ajunta o seu mantimento.”

Assim como a formiga, devemos evitar a tendência de adiar tarefas importantes e agir com diligência, aproveitando cada oportunidade para servir a Deus e ao próximo.

Priorizando o Reino de Deus

Jesus nos ensina em Mateus 6:33: “Buscai primeiro o Reino de Deus, e a Sua justiça, e todas estas coisas vos serão acrescentadas.” Priorizar o Reino de Deus em nossas vidas é essencial para remir o tempo com sabedoria. Isso implica em buscar a vontade de Deus em todas as áreas de nossa vida, investindo tempo na oração, no estudo da Bíblia e no serviço ao próximo.

Aplicando a Prática de Remir o Tempo

Para aplicar a prática de remir o tempo em nossas vidas, precisamos:

1. Autoavaliação: Reserve um tempo para avaliar como você tem utilizado seu tempo até agora. Identifique áreas em que você pode estar desperdiçando tempo e procure maneiras de redirecioná-lo para atividades significativas.
  2. Planejamento: Elabore um plano para aproveitar melhor seu tempo. Estabeleça prioridades e organize suas tarefas de forma eficiente para cumprir seus objetivos e metas.
  3. Buscar Sabedoria: Comprometa-se a buscar a sabedoria divina em relação ao uso do tempo. Estude a Palavra de Deus e busque orientação através da oração.
  4. Elimine Distrações: Identifique e elimine as distrações que consomem seu tempo desnecessariamente, como redes sociais em excesso ou atividades que não contribuem para seu crescimento espiritual.
  5. Invista em Relacionamentos Significativos: Dedique tempo à sua família, amigos e comunidade. Busque oportunidades para servir aos outros, pois o serviço é uma maneira valiosa de remir o tempo e expressar o amor de Deus.

Live sobre Remir o Tempo

O Pastor Rodrigo Vieira, transmitiu uma live falando sobre remir o tempo. Clique no link https://youtube.com/live/5SzIr1s7AZE

Conclusão

“Remir o Tempo” é um princípio bíblico que nos desafia a utilizar o tempo que Deus nos concede com sabedoria e propósito. Ao reconhecermos a brevidade da vida, evitarmos a procrastinação e priorizarmos o Reino de Deus, podemos viver uma vida significativa e impactante para a glória de Deus. Que cada instante seja uma oportunidade para servir a Deus e investir em valores eternos, aproveitando cada momento para a Sua honra e louvor.

Você não conhece a Igreja Restauração e Vida? Em nossa página de contato você encontra nosso endereço e nosso telefone.

Venha nos fazer uma visita e participe conosco em nossos cultos.