Abastecendo-se de Coragem

Homem corajoso subindo montanha

Ninguém passa incólume pela vida. Circunstâncias difíceis podem surgir a qualquer momento vindas de qualquer direção. É por essa razão que, de tempos em tempos, todos nós podemos usar palavras apropriadas que nos aumentam a força e a coragem.

O general Josué, comandante das forças militares de Israel durante a conquista de Canaã, recebeu incentivo de diversas fontes inclusive do próprio Deus.

Alguém que você deveria conhecer: Josué

Você poderia pensar que um soldado profissional robusto, treinado desde a juventude para  ser assistente pessoal do comandante-chefe (Êxodo 17:9; 24:13; Números 11:28) não teria necessidade de ouvir palavras de ânimo.

Contudo, ele precisava mesmo delas, e as recebeu com frequência, especialmente à medida que se aproximava o tempo de assumir a liderança da nação de Israel.

Perceba quem falou as palavras de encorajamento que Josué tanto ouvir:

1. Moisés costumava ajudar Josué a se animar. Em pelo menos duas ocasiões, o Senhor ordenou que Moisés “encorajasse” seu assistente (Deuteronômio 1:38;3:28). Assim, Moisés disse a Josué: “Não tenham medo deles. O Senhor, o seu Deus, é quem lutará por vocês” (Deuteronômio 3:22). Mais tarde, ele repetiu: “Seja forte e tenha coragem […] Não tenha medo! Não desanime! (Deuteronômio 31:7-8)”.
  2. Deus insistiu com Josué para que agisse com bravura com base numa confiança profunda. Num comissionamento oficial feito ao general pouco antes de Israel entrar na terra prometida, Deus disse a Josué: “Seja forte e tenha coragem! Não se apavore, nem desanime, pois o SENHOR, o seu Deus, estará com você por onde você andar” (Josué 1:9).
  3. Os israelitas também se juntaram ao desfilie de encorajamento. Depois de Josué ter convocado a nação para se unir e se preparar para entrar em Canaã, o povo respondeu: “Seja forte e tenha coragem” (Josué 1:18).

Todo homem precisa de grandes doses tanto de força quanto de coragem, especialmente quando se prepara para enfrentar desafios assustadores.

O cerne de coragem de Josué estava baseado num relacionamento próximo e crescente com Deus. Ele acompanhou Moisés até o topo do monte Sinai para receber as leis Deus (Êxodo 24:13).

Permaneceu no tabernáculo depois de Moisés ter se encontrado ali com Deus (Êxodo 33:11). O Espírito de Deus vivia em Josué (Números 27:18), por isso ele “estava cheio do Espírito de sabedoria (Deuteronômio 34:9)”.

Tudo isso fortaleceu um homem a quem Deus disse: “Ninguém conseguirá resistir a vocês todos os dia da sua vida. Assim como estive com Moisés, estarei com você; nunca o deixarei, o nunca o abandonarei” (Josué 1:5).

Não demorou muito e o próprio Josué se tornou um homem de encorajamento. Depois de a campanha de ocupação ter começado, ele disse a seus homens: “Não tenham medo!” Não desanimem! Sejam fortes e tenham coragem! É isso que o Senhor fará com todos os inimigos que vocês tiverem que combater” e depois de destruir aqueles a quem Deus havia marcado para a morte (Josué 10:25-26).

Aprenda a dar e receber incentivo, você descobrirá que isso é contagiante.

Moral da história: Todos precisam de coragem ou de encorajamento piedoso.

Fonte: Bíblia de Estudo Desafios de Todo Homem – Editora Mundo

Você gostou deste artigo? Você pode ter mais informações na página de sermões onde traz inúmeros sermões e introduções de outras cartas.