Ícone do siteIgreja Restauração e Vida

Caim – Problemas no Paraíso

O Paraíso de Caim e Abel

RAF81609 Adam and Eve in Paradise (oil on canvas) by Peter, Johann Wenzel (1745-1829); 72x104.5 cm; Private Collection; Photo © Rafael Valls Gallery, London, UK; Austrian, out of copyright

Um piada publicada no St. Louis Pennant, na década de 1840, serve como o primeiro registro impresso de uma expressão usada ainda hoje em alguns lugares. Nós vamos falar aqui do primeiro assassino da terra Caim.

… Por que temos todas as razões para acreditar que tanto Adão como Eva eram arruaceiros?

… Porque… ambos criaram Caim.

Problemas no Paraíso – Caim o assassino

Hoje, em países de fala inglesa, “criar caim” significa causar muita confusão – como o personagem bíblico certamente fez. O primeiro bebê humano, o filho mais velho de Adão e Eva, cresceu e se tornou o primeiro assassino a sangue frio do Mundo.

— E conheceu Adão a Eva, sua mulher, e ela concebeu e deu à luz a Caim, e disse: Alcancei do SENHOR um homem.  E deu à luz mais a seu irmão Abel; e Abel foi pastor de ovelhas, e Caim foi lavrador da terra. E aconteceu ao cabo de dias que Caim trouxe do fruto da terra uma oferta ao Senhor. E Abel também trouxe dos primogênitos das suas ovelhas, e da sua gordura; e atentou o Senhor para Abel e para a sua oferta. Mas para Caim e para a sua oferta não atentou. E irou-se Caim fortemente, e descaiu-lhe o semblante. E o Senhor disse a Caim: Por que te iraste? E por que descaiu o teu semblante?
Se bem fizeres, não é certo que serás aceito? E se não fizeres bem, o pecado jaz à porta, e sobre ti será o seu desejo, mas sobre ele deves dominar. E falou Caim com o seu irmão Abel; e sucedeu que, estando eles no campo, se levantou Caim contra o seu irmão Abel, e o matou.
Gênesis 4:1-8

O que levou Caim a matar Abel, seu irmão mais novo? A ira descontrolada. E o que provocou sua ira? A Bíblia nos dá uma resposta surpreendente: a religião. As Escrituras nos dizem que, enquanto Caim era agricultor, seu irmão cuidava de rebanhos.

Em algum momento, os dois quiseram oferecer os resultados de seu trabalho em sacrifício a Deus. Mas o Senhor aceitou a oferta de Abel e rejeitou a de Caim – acontecimento diretamente responsável pelo primeiro homicídio do mundo.

Por que Deus rejeitou o sacrifício de Caim? Aparentemente, isso teve pouco que ver com os itens oferecido. Pelo contrário, tudo se resumiu ao grande divisor de águas que sempre separa a religião verdadeira de sua falsificação mortal: fé em Deus versus confiança em si mesmo. Hebreus nos fala que Abel seu irmão mais novo ofereceu um sacrifício superior ao de Caim.

— Pela fé Abel ofereceu a Deus maior sacrifício do que Caim, pelo qual alcançou testemunho de que era justo, dando Deus testemunho dos seus dons, e por ela, depois de morto, ainda fala.
Hebreus 11:4

Sua fé genuína o levou a dar a Deus não as sobras de segunda mão, mas o primeiro e o melhor do seu rebanho.

—  E Abel também trouxe dos primogênitos das suas ovelhas, e da sua gordura; e atentou o Senhor para Abel e para a sua oferta.
Gênesis 4:4

Caim, por sua vez, esperava impressionar a Deus e obter o favor divino por meio de seus talentos, mas descobriu que Deus não se compra. A rejeição divina o irritou a tal ponto que ele despejou a ira sobre seu irmão e, depois, mentiu sobre o crime.

— E falou Caim com o seu irmão Abel; e sucedeu que, estando eles no campo, se levantou Caim contra o seu irmão Abel, e o matou. E disse o Senhor a Caim: Onde está Abel, teu irmão? E ele disse: Não sei; sou eu guardador do meu irmão?
Gênesis 4:8,9

A religião feita pelo homem ou seja, tentar impressionar a Deus por meio daquilo que fazemos, sempre termina em desastre. Todos nós temos uma escolha quando Deus nos adverte da tentativa de impressioná-lo com esforços insignificantes.

Vamos lhe dar ouvidos, confiar nele, em vez de tentar impressioná-lo, e fazer as coisas do jeito dele? Ou vamos insistir em nossos planos, ficar irritados quando eles não derem certos, colocar em Deus a culpa nossos fracassos e depois sair batendo nos outros?

Não se engane: enfrentamos essa escolha todos os dias. Judas, um dos outros autores do Novo Testamento, advertiu seus leitores de não seguirem o “caminho de Caim”

—  Ai deles! porque entraram pelo caminho de Caim, e foram levados pelo engano do prêmio de Balaão, e pereceram na contradição de Coré.
Judas 1:11

Ele quis dizer que sempre enfrentaremos a tentação de optar pelo esforço que nos traz engrandecimento pessoal em detrimento da fé genuína. Todos nós sabemos quantas vezes já tivemos diante de nós a opção de confiar em Deus e seguir suas instruções ou de depender de nós mesmos e de nossa habilidade para fazer que o Senhor nos aplauda de pé.

Pouco antes de Caim atacar seu irmão, Deus o aconselhou a fazer o que era certo e advertiu de que ele estava numa situação precária. Caim ignorou a advertência e terminou como assassino. Se ignoramos advertências similiares, podemos ter alguma esperança de acabar numa situação melhor?

Moral da história:  Nada impressiona a Deus, senão a fé genuína.

Fonte: Bíblia de Estudo Desafios de Todo Homem – Editora Mundo

Você gostou deste artigo? Você pode ter mais informações na página de sermões onde traz inúmeros sermões e introduções de outras cartas.

Você não conhece a Igreja Restauração e Vida? Em nossa página de contato você encontra nosso endereço e nosso telefone, venha nos fazer uma visita e participe conosco em nossos cultos.

Não esqueça também de compartilhar esse artigo com outras pessoas clicando nos botões de compartilhamento abaixo

Compartilhe na sua rede social favorita
Sair da versão mobile