Ícone do siteIgreja Restauração e Vida

Calebe um homem dedicado

Calebe - Frase Trabalho duro e Dedicação

Se Calebe jogasse futebol, seria um ótimo zagueiro. Vince Lombardi, o lendário técnico do time de futebol americano Green Bay Packers, teria adorado Calebe.

Creio que o sentimento seria mútuo. Quando Vince disse que “o sucesso exige firmeza de propósito”, Calebe certamente teria aplaudido. Quando o técnico declarou que “só existe uma maneira de ser bem-sucedido em qualquer coisa, que é entregar-se totalmente a ela”, ele teria se levantado e gritado em concordância.

As Escrituras usam repetidamente uma expressão para descrever Calebe: “dedicado”. O próprio Calebe disse que foi “inteiramente fiel” em seguir ao Senhor.

Foi essa abordagem decidida, integra e de força total que o fez ser bem-sucedido quando toda a sua geração fracassou.

Calebe – Alguém que você deveria conhecer

Calebe chama nossa atenção pela primeira vez quando era um espião de 40 anos de idade. Moisés escolheu Calebe, Josué e outros dez – um homem de cada tribo de Israel para uma missão secreta de reconhecimento de Canaã.

Eles deveriam ver “como é a terra e se o povo que vive lá é forte ou fraco, se são muitos ou poucos; se a terra em que habitam é boa ou ruim” (Números 13:18-10).

Várias semanas depois, os espiões retornaram e descreveram a terra como um lugar “onde manam leite e mel (Números 13:27)”. Contudo, dez deles todos, com exceção de Josué e Calebe recuaram.

Falaram demais sobre homens gigantes e fortalezas temíveis, a ponta de afirmar: “a terra para a qual fomos em missão de reconhecimento devora os que nela vivem” (13:22).

Por causa de sua influência contaminadora “naquela noite toda a comunidade começou a chorar me alta voz” (14:1). Calebe e Josué rasgaram suas roupas em vigoroso protesto e imploram ao povo que seguisse adiante com fé.

Mas não conseguiram reverter a maré naquele dia. Os israelitas começaram inclusive a falar em executá-los até que o próprio Deus se manifestou, ameaçando varrer a nação inteira do mapa por causa de sua falta de fé.

Quando Moisés interveio, implorando ao Senhor que poupasse a vida de seu povo, Deus rescindiu a pena de morte. Mas prometeu que ninguém da geração de israelitas que deixara o Egito pisaria na terra prometida com exceção de Calebe e Josué.

Então, apresentou a visão a Calebe: “Mas, como o meu servo Calebe tem o espírito e me segue com integridade, eu o farei entrar na terra que foi observar, e seus descendentes a herdarão” (Números 14:24).

Isso aconteceu 45 depois. Calebe disse a Josué, o novo líder da nação: “Aqui estou hoje, com oitenta e cinco anos de idade! Ainda estou tão forte como no dia em que Moisés me enviou, tenho agora tanto vigor para ir à guerra como tinha naquela época. Dê-me, pois, a região montanhosa que naquela ocasião o Senhor me prometeu.”

Tomar posse daquela terra significativa derrotar os enaquins que viviam ali. Como Calebe planejava realizar tal proeza? “Se o Senhor estiver como”, disse ele, “eu os expulsarei de lá,como ele prometeu” (Josué 14:1-12).

E foi exatamente isso o que ele fez, um zagueiro poderoso, atropelando atacantes enormes como se fosse margaridas. Lombardi teria aplaudido.

Moral da história: O sucesso vem para aqueles que permanecem leias a Deus.

Fonte: Bíblia de Estudo Desafios de Todo Homem – Editora Mundo

Você gostou deste artigo? Você pode ter mais informações na página de sermões onde traz inúmeros sermões e introduções de outras cartas.

Você não conhece a Igreja Restauração e Vida? Em nossa página de contato você encontra nosso endereço e nosso telefone, venha nos fazer uma visita e participe conosco em nossos cultos.

Não esqueça também de compartilhar esse artigo com outras pessoas clicando nos botões de compartilhamento abaixo.

Compartilhe na sua rede social favorita
Sair da versão mobile