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Introdução do Livro de Ageu

Introdução do Livro de Ageu

Autor do Livro de Ageu

Ageu era um profeta que, junto com Zacarias, incentivou os exilados que tinham voltado para reedificar o templo (Ed. 5.1,2; 6.15). “Ageu” significa “festivo”, o que pode significar que o profeta nsceu durante uma das três festas peregrinas (dos Pães sem Fermento, de Pentecostes – ou das Semanas – e das Cabanas; confira em Dt. 16.16).

É possível, tendo por base 2.3 – que Ageu tenha visto a destruição do templo de Salomão. Se for assim, devia ter já 70 anos ao ministrar.

Antecedentes históricos

Em 538 a.c., o conquistador da Babilônia, o rei Ciro, da Pérsia, promulgou um decreto que permitiu aos judeus voltarem para Jerusalém e reedificarem o templo (veja em Ed. 1.2-4; 6.3-5). Dirigidos por Zorobabel, 50 mil judeus viajaram de volta à sua pátria e começaram as obras no templo. Por volta de dois depois (536 a.c.), concluíram os fundamentos em meio a grandes regozijo (Ed. 3.8-10).

O sucesso deles provocou a reação dos samaritanos e de outros povos vizinhos, que temiam as implicações políticas e religiosas de um templo reedificado num estado judaico próspero. Opunham-se, portanto, vigorosamente ao empreendimento, e conseguiram fazer cessar as obras até Dario, o Grande, tornar-se rei da Pérsia, em 522 a.c. (Ed. 4.1-5, 24).

Dario interessava-se pela religiões de seu império, e Ageu e Zacarias começara a pregar no segundo ano do reinado dele, em 520 a.c. (1.1; Zc 1.1). A culpa da interrupção da construção pesava mais na inatividade dos judeus que em seus oponentes, e Ageu procurou despertá-los da letargia.

Quando o governador nas tentativas na reedificação, Dario apoiou plenamente os judeus nessa questão (Ed. 5.3-6; 6.6-12). Em 516 a.c., o templo foi completado e dedicado (Ed 6.15-18).

Data do Livro de Ageu

As mensagens de Ageu foram proferias num período de quatro meses, em 520 a.c., no segundo ano rei Dario. A primeira mensagem foi entregue no primeiro dia do sexto mês (29 de agosto), e a última, no dia 24 do nono mês (18 de dezembro). Confira a Introdução do Livro de Zacarias.

Temas e ensino do Livro de Ageu

Depois de Obadias, Ageu é o livro mais breve do Antigo Testamento, mas seus ensinos não são menos relevantes por isso. Ague demonstra claramente as consequências da desobediência (1.6,11; 2.16,17) e da obediência (2.7-9,19).

Quando o povo dá prioridade a Deus e à sua casa é abençoada e não amaldiçoado. A obediência atrai o ânimo e o poder do Espírito de Deus (2.4,5).

O capítulo 2 trata da vinda do Messias, chamado “o desejado de todas as nações” veja no versículo 7, na interpretação de algumas traduções. Sua vinda encheria de glórias o templo reedificado.

O SENHOR fez de Zorobabel seu “anel de selar” como garantia da vinda do Messias (veja 2.23). Esses trechos têm ligação com o julgamento das nações na segunda vinda de Cristo, quando todas elas serão abaladas e os reinos, derrubados.

Características literárias do Livro de Ageu

Assim como Malaquias, Ageu empregava várias perguntas para ressaltar questões fundamentais (1.4,9; 2.3,19). Além disso, faz uso eficaz das repetições: “Veja aonde os seus caminhos os levaram” ou “reconsiderem” ocorre em 1.5,7 e em 2.15,18; “Eu estou com vocês” em 1.13; 2.4 “farei tremer o céu e a terra” acha-se em 2.6,21. As seções principais do livro são demarcadas pela data em que a palavra do Senhor veio “por meio do profeta Ageu” (1.1; 2.1, 10,20).

Várias vezes, o profeta parece estar ecoando outros textos das Escrituras (cp. 1.6 com Dt 28.38,39; 2.17 com Dt. 28,22). As três ocorrências de “Coragem!” em 2.4 reflete o encorajamento dado em Js 1.6,7,9,18.

Esboço do Livro de Ageu

  1. Primeira mensagem: chamado para a reconstrução do templo (1.1-11)
    • A desculpa fraca do povo (1.1-4)
    • A pobreza do povo (1.5,6)
    • A razão da maldição divina contra o povo (1.7-11)
  2. Reposta de Zorobabel e do povo (1.12-15)
    • Os líderes e o remanescente obedecem (1.12)
    • O Senhor fortalece os trabalhadores (1.13-15)
  3. Segunda mensagem: o templo será cheio de glória (2.1-9)
    • O povo é incentivado (2.1-5)
    • A promessa de glória e de paz (2.6-9)
  4. Terceira mensagem: um povo maculado é purificado e abençoado (2.10-19)
    • A rápida disseminação do pecado (2.10-14)
    • Colheitas fracas por causa do desobediência (2.15-17)
    • Virão bênçãos à medida que o templo for reedificado (2.18,19)
  5. Quarta mensagem: a promessa a Zorobabel (2.20-23)
    • O Julgamento das nações (2.20-22)
    • A relevância de Zorobabel (2.23)

Fonte: Bíblia de Estudo NVI (Nova Versão Internacional) – Editora Vida

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