Ícone do siteIgreja Restauração e Vida

Introdução do Livro de Deuteronômio

Introdução do Livro de Deuteronômio

Título do Livro de Deuteronômio

A palavra “Deuteronômio” (que significa “repetição da lei”), no do último livro do Pentateuco, surgiu de uma tradução incorreta na Septuaginta grega e na Vulgata latina de uma expressão de Dt 17.18, em que hebraico significa “copa da lei” (veja Estrutura e Esboço). O nome hebraico do livro  é  ‘elieh daddevarim (“Estas são as palavras”) ou, de modo mais simples, devarim (“palavras”; versículo 1.1).

Autor do Livro de Deuteronômio

O próprio livro atesta que, na maior parte, Moisés o escreveu (1.5; 31.9, 22,24), e outros livros do Antigo Testamento concordam quanto a isso (1Rs 2.3; 8.53; 2Rs 14.6; 18,12), embora o preâmbulo (1.1-5) talvez tenha sido escrito por outra pessoa, e o relato da morte de Moisés (capítulo 34) tenha quase certamente sido escrito por outrem.

Jesus também confirma a autoria mosaica (Mt 19.7,8; Mc 10.3-5;  Jo 5.46,47) e da mesma forma outros escritores do novo testamento (At. 3.22,23; 7.37,38 Rm 10.19). Além disso, Jesus cita Deuteronômio como autorizado (Mt 4.4,7,10). No novo testamento há quase cem citações de Deuteronômio e alusões a ele. A tradição ratifica de modo uniforme a autoria mosaica do livro, veja “Introdução do Livro de Gênesis: autor e data de composição”.

Data do Livro de Deuteronômio

O livro deve provavelmente receber a data de c. 1.406 a.c. (veja”Introdução do Livro de Gênesis: autor e data de composição”).

Antecedentes históricos

Deuteronômio situa Moisés e os israelitas no território de Moabe, na área em que o Jordão deságua no mar Morto (1.5). Num último ato nessa ocasião importante do transferir a liderança de Josué, Moisés proferiu seus últimos discursos com o propósito de preparar o povo para entrar em Canaã.

Esses discursos eram, na realidade, uma renovação da aliança. Nele Moisés ressaltou as leis especialmente necessárias à ocasião e as apresentou de modo cabível à situação. Em contraposição com as narrativas prosaicas de Levítico e de Números, o livro de Deuteronômio vem a nós do coração de Moisés, numa forma calorosa e pessoal de expressão, em estilo de pregação.

Ensino teológico

O relacionamento de amor entre Deus e seu povo e entre o povo e o Senhor, como Deus soberano, permeia todo o livro. A tônica espiritual de Deuteronômio e a exortação à dedicação total ao Senhor na adoração e na obediência inspirou referências à sua mensagem em todo o restante das Escrituras.

Estrutura e esboço

A estrutura literária de Deuteronômio confirma seus antecedentes históricos. Pelo estilo interpretativo, repetitivo, rememorativo e um pouco irregular, demostra ser uma série de discursos basicamente de improviso, às vezes referindo-se aos acontecimentos numa ordem não-cronológica.

Mas também contém na estrutura reflexos nítidos dos tratados entre suseranos e vassalos dos estados do Oriente Médio anteriores e ainda existentes, estrutura bem adequada ao realce que a Bíblia dispensa à aliança o Senhor e o seu povo. Nesse sentido, Deuteronômio é um documento de renovação da aliança, como demonstra o esboço que se segue:

  1. Preâmbulo (1.1-5)
  2. Prólogo histórico (1.6 – 4.43)
  3. Estipulações da aliança (4.44-26.19)
    • O grande mandamento: a exigência da lealdade total (4.44-11.32)
    • Condições suplementares (capítulos 12-26)
      • Consagração cerimonial (12.1-16.17)
      • Líderes governamentais e nação justa (16.18-21.21)
      • Santidade do reino de Deus (21.22-25.19)
      • Confessar a Deus como Rei-Redentor (capítulo 26)
  4. Ratificação: maldições e bênçãos (capítulos 27 – 30)
  5. Sucessão de liderança segundo a aliança (capítulos 31-34)
    • Mudança de liderança (31.1-29)
    • Cântico de Moisés (31.30-32.47)
    • Bênção de Moisés e seu testamento para as tribos (32.48-33.29)
    • Morte de Moisés e sucessão de Josué (capítulo 34)

O livro às vezes é dividido em três discursos:

  1. Primeiro discurso (1.1-4.43)
  2. Segundo discurso (4.44-28.68)
  3. Terceiro discurso (capítulos 29-33)
  4. Morte de Moisés (capítulo 34)

Fonte: Bíblia de Estudo NVI (Nova Versão Internacional) – Editora Vida

Você gostou da Introdução do Livro de Deuteronômio? Você pode ter mais informações na página de sermões onde traz inúmeros sermões e introduções de outras cartas.

Você não conhece a Igreja Restauração e Vida? Em nossa página de contato você encontra nosso endereço e nosso telefone, venha nos fazer uma visita e participe conosco em nossos cultos.

Não esqueça também de compartilhar esse artigo com outras pessoas clicando nos botões de compartilhamento abaixo.

Compartilhe na sua rede social favorita
Sair da versão mobile