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Introdução do Livro de Jonas

Introdução do Livro de Jonas

Olá caro leitor, Graça e Paz de Cristo para todos vocês. Hoje vamos trazer a você a Introdução do Livro de Jonas, acredito que era a mais esperada por todos os nossos leitores do site. Essa traz muitas informações relevantes ao fatos da história do Livro de Jonas confira. No final do livro tem botões de compartilhamento.

Título do Livro de Jonas

O livro recebe o nome da personagem principal, que significa “pombo”; v. o símile aplicado a Efraim, em Os 7.11, para retratar o Reino do Norte como facilmente enganado e sem entendimento ver também Salmos 68.13; 74.19 e notas.

Autor do Livro de Jonas

Embora o livro não identifique o autor, a tradição o atribui ao próprio profeta: Jonas, filho de Amitai (1.1), proveniente de Gate-Héfer (2Rs 14.25), em Zebulom (Js 19.10,13). Tendo um vista, no entanto, sua grande semelhança com as narrativas a respeito de Elias e de Eliseu, é possível que a obra tenha surgido nos mesmos círculos proféticos que compuseram os relatos desses dois profetas, talvez no século VIII A.C. (Veja a “Introdução do Primeiro Livro de Reis; Autor; fontes documentárias e data”).

Antecedentes históricos

No meio século em que o profeta Jonas ministrou (800-750 a.c.), um acontecimento significativo afetou Israel, o Reino do Norte: o rei Jeroboão II (793-753) restaurou as fronteiras tradicionais, pondo fim a uma série de conflitos esporádicos entre Israel e Damasco, com vitórias de ambos os lados durante um século.

Jeroboão, na boa providência de Deus (2Rs 14.26,27), tirou proveito da derrota de Damasco pela Assíria (na segunda metade do século IX), que por um tempo esmagou aquele centro do poderio sírio. Antes dessa ocasião, Israel não somente ficara um período reduzido em tamanho, mas o rei de Damasco até mesmo conseguira controlar os assuntos internos do Reino do Norte (2Rs 13.7).

Distúrbios internos na Assíria permitiram, mais tarde, que Jeroboão II completasse a restauração das fronteiras setentrionais de Israel. Contudo, a Assíria continuou a ser a verdadeira ameaça proveniente do norte nesses tempos.

Os profetas do Senhor estavam falando com Israel a respeito desses acontecimentos. Por volta de 797 a.c., Eliseu falou com o rei de Israel a respeito de vitórias futuras contra Damasco (2Rs 13.14-19). Poucos anos mais tarde, Jonas profetizou a restauração que Jeroboão II levou a efeito (2Rs 14.25).

Mas, pouco depois de Israel ter triunfado, começou a vangloriar-se do pode que acabara de adquirir. Por ter sido aliviado das pressões provenientes do estrangeiro, alívio que ocorrera em cumprimento as palavras encorajadoras de Elias e de Jonas, passou a acomodar-se com sua condição privilegiada diante de Deus, a ponto de sentir ciúmes das demais nações (Am 6.1).

Focalizava-se sua fé nas expectativas do “DIA DO SENHOR” (Am. 5.18-20), quando as trevas provenientes de Deus assolaram as demais nações, deixando Israel bronzear-se sozinho na sua luz. Foi num período assim que o Senhor enviou Amós e Oséias para anunciar ao povo que não haveria de “poupá-lo mais” (Am 7.8; 8.2) mas enviaria o exílio “Além de Damasco” (Am. 5.27), para a Assíria (Os. 9.3; 10.6; 11.5).

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Durante esse período, o SENHOR também enviou Jonas a Ninive para adverti-la do perigo iminente do juízo divino. Como Jonas era da época de Amós. Veja Outros pormenores em “Introdução do Livro de Amós: Data e situação histórica“.

Data da Composição

Por várias razões, dentre as quais a pregação aos gentios, muitas vezes se atribuiu a esse livro uma data pós-exílica. No mínimo, acredita-se, o livro deve ter sido escrito depois da destruição de Ninive, em 612 a.c. Mas essas considerações não são definitivas.

Já se chamou a atenção para a semelhança entre essa narrativa e os relatos de Elias – Eliseu. Pode-se duvidar, ainda, se o histórico de arrependimento de Ninive e da consequente suspensão da ruína da cidade teria tido tanta relevância par o autor depois de essa cidade ter sido conquistada.

E supor que proclamar a palavra de Deus aos gentios não tinha relevância no século VIII a.c., equivale a desconsiderar que, já no século anterior; Elias e Eliseu tinham já estendido seus ministérios a países estrangeiros (1Rs. 17.7-24; 2Rs. 8.7-17).

Além disso, o profeta Amós (c. 760-750) sitou a obra de Deus na redenção de Israel junto com o tratamento do Senhor para com as nações (Am. 1.3-2.16;  9.7,12). Talvez uma data entre 750 entre 725 a.c., seja a mais provável para esse livro, depois dos ministérios de Amós e de Oséias e antes de Samaria ser conquista pela Assíria em 722-721.

Interpretação

Muitas pessoas têm questionado se o livro de Jonas é verídico. O caráter supostamente lendário de alguns acontecimentos (o episódio do peixe grande) leva-as a propor alternativas à opinião tradicional de que o livro seja narrativa histórica e biográfica.

Embora as propostas variem de uma curta história de ficção a uma alegoria ou mesmo parábola, têm em comum a suposição de que o relato brotou essencialmente da imaginação do autor, a despeito da mensagem séria e misericordiosa.

Essas interpretações, muitas vezes baseadas na dúvida a respeito dos milagres em si, desconsideram com demasiada facilidade

  1. As semelhanças entre a narrativa de Jonas e as de outras parte do Antigo Testamento
  2. A preocupação pela veracidade histórica que permeia todos os escritos do Antigo Testamento, sobre tudo os profetas.

Deixam de perceber, ainda, o reconhecimento inequívoco por parte dos historiadores do Antigo Testamento de que certos do passado, na peregrinação de Israel com Deus esclarecem (por analogia) fatos posteriores. Os acontecimentos associados ao nascimento de Moisés esclarecem a série de acontecimentos narrados no livro de Samuel, e os ministérios de Moisés e de Josué esclarecem os de Elias e Eliseu. De igual modo, os profetas entendiam que os fatos futuros por eles prenunciados ficavam mais claros quando se recorria a acontecimentos análogos do passado.

Sem considerar essas características das narrativas e das profecias do Antigo Testamento, muitas pessoas têm suposto que uma história que se encaixa muito nitidamente no propósito do autor deve, por isso mesmo, ser fictícia.

Por outro lado, deve-se reconhecer que os narradores bíblicos eram mais que historiadores. Relatavam o passado de modo interpretativo, com o propósito inquestionável de aplica-lo ao presente e ao futuro. Ao retratarem acontecimentos do passado, empregavam seus materiais com o intuito de cumprir com eficácia esses propósitos.

Nem por isso deve ser questionado a integridade com que tratavam do passado. O livro de Jonas narra acontecimentos reais da vida e do ministério do próprio profeta.

Características Literárias do Livro de Jonas

Ao contrário da maiores dos outros escritores proféticos do antigo testamento, esse livro é uma narrativa de uma unica missão profética. Seu tratamento dessa missão é portanto, semelhante aos relatos dos ministérios de Elas e de Eliseu, que se acham no primeiro e segundo livros dos reis, semelhante também a certa sessões narrativas de Isaías, de Jeremias e de Ezequiel.

Como aconteceu muitas vezes nas narrativas bíblicas, o autor condensou muita coisa  num espaço pequeno: 40 versículos contam a história inteira (mais oito versículos são dedicados à oração de ação de graças de Jonas). Na extensão (um único e grande episódio), no estilo compacto e vivido e na delineação das personagens, é muito semelhante ao Livro de Rute.

Também de forma semelhante ao Livro de Rute, o autor emprega com eficácia a simetria estrutural. A história é desenvolvida em dois ciclos paralelos que chamam atenção a uma série de comparações e contraposições. O ponto alto da história é a grande oração de confissão de Jonas: “A Salvação vem do SENHOR” – confissão principal dentre três que proferiu (1.9; 2.9; 4.2).

A frase final ressalta que a palavra do Senhor é definitiva e decisiva, quando Jonas fica sentado em campo aberto, no calor do lado de fora de Ninive. O autor emprega a arte de representar  papéis de modo direito. Nessa história da amorosa preocupação de Deus por todas as pessoas, Nínive, a grande ameça para Israel, representa os gentios. De modo correspondente, Jonas, teimosamente relutante, representa os ciúmes que Israel sente  por causa de seu relacionamento privilegiado com Deus e a indisposição de compartilhar com as nações a compaixão do SENHOR.

O livro retrata o alcance maior dos propósitos de Deus para Israel: que a nação redescubra a verdade do zelo divino por toda a criação e entenda melhor seu papel ao concretizar essa preocupação.

Esboço do Livro de Jonas

  1. Jonas foge de sua missão (capítulos 1 e 2)
    1. A comissão e a fuga de Jonas (1.1-3)
    2. Os marinheiros em perigo clamam os seus deuses (1.4-6)
    3. Desmascarada a desobediência de Jonas (1.7-10)
    4. Jonas castigado e liberto (1.11 – 2.1; 2.10)
    5. Sua oração de ação de graças (capítulos 3 e 4)
  2. Jonas cumpre com relutância a sua missão (2.2-9)
    1. A renovada comissão de Jonas e a sua obediência (3.1-4)
    2. Os ninivitas, em perigo e arrependimentos, apelam ao Senhor (3.5-9)
    3. Reconhecido e o arrependimento dos ninivitas (3.10-4.4)
    4. Jonas é libertado e repreendido (4-5-11)

Fonte: Bíblia de Estudo NVI (Nova Versão Internacional) – Editora Vida

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