Olá caro leitor, tudo bem? Hoje nós vamos trazer a introdução do Livro de Zacarias.
O propósito do Livro de Zacarias é repreender o povo de Judá e motivá-lo a finalizar a reconstrução do templo.
Antecedentes históricos
O ministério profético de Zacarias foi desempenhado no período pós-exílico, na época de restauração judaica, após o cativeiro babilônico. Quanto aos pormenores históricos, veja a Introdução do Livro de Ageu: Antecedentes Históricos
Autor e unidade
Assim como Jeremias (1.1) e Ezequiel (1.3), Zacarias não era apenas profeta (1.1), mas também sacerdote. Nasceu na Babilônia e estava entre os que voltaram a Judá em 538 a.c., sob a liderança de Zorobabel e de Josué. Ido, avô de Zacarias, é mencionado entre os que voltaram (Ne 12.4).
Em data posterior, quando Joaquim era sumo sacerdote parece que Zacarias sucedeu a Ido (1.1,7) como chefe daquela família sacerdote (Ne12.10-16). Como o neto sucedeu ao avô, acredita-se que o pai (Berequias, 1.1,7) deve ter morrido ainda jovem.
Zacarias era da mesma época de Ageu (Ed 5.1; 6.14), mas continuou seu ministério muito depois deste (capítulo 1.1 e 7.1 com Ageu 1.1; veja também Ne 12.1-16). Sua pouca idade (v. 2.4) no início do ministério deixa aberta a possibilidade de ter continuado a ministrar mesmo durante parte do reinado Artaxerxes (465-424 a.c.).
A maior probabilidade é que Zacarias tenha escrito todo o livro que leva o seu nome. Alguns duvidam que tenha sido ele o autor dos capítulos. 9-14, e para isso citam diferença de estilo e outras características de composição, bem como o fornecimento de referências históricos e cronológicos que alegadamente indiquem outra data e autor que não os dos capítulos 1 ao 8.
Todas essas objeções podem, no entanto, ser explicadas de outras maneiras satisfatórias, de modo que não há nenhuma razão plausível para questionar a unidades do livro.
Datas do Livro de Zacarias
As datas da mensagem registradas por Zacarias são mais bem correlacionadas com as de Ageu e com outros acontecimentos históricos, como segue:
- Primeira mensagem de Ageu (Ag. 1.1-11; Ed 5.1) => 29 de Agosto de 520 a.c;
- Retomada a construção do templo (Ag. 1.12-15; Ed 5.2)=> 21 de Setembro de 520 a.c.;
- Segunda mensagem de Ageu (Ag. 2.1-9)=> 17 de outubro de 520 a.c;
- Início da pregação de Zacarias (1.1-6)=> outubro/novembro de 520 a.c;
- Terceira mensagem de Ageu (Ag. 2.10-19)=> 18 de Dezembro 520 a.c;
- Quarta mensagem de Ageu (Ag. 2.20-23)=>18 de Dezembro 520 a.c;
- Carta de Tatenai a Dario a respeito da reconstrução do templo (Ed. 5.3-6.14)=> 519-518 a.c.;
- Oito visões noturnas de Zacarias (Zc. 1.7-6.8)=>15 de fevereiro de 519 a.c;
- Josué é coroado (Zc. 6.9-15)=> 16(?) de fevereiro de 519 a.c.;
- Exortações ao arrependimento, promessas e bênçãos (Zc. 7,8) => 7 de dezembro de 518
- Dedicação do templo (Ed. 6.15-18) => 12 de março de 516
- Profecia final de Zacarias (Zc. 9-14) Depois de 460 (?)
Ocasião e propósito do Livro de Zacarias
A ocasião é a mesma do livro de Ageu. O propósito principal de Zacarias (e de Ageu) era o povo de Judá e motivá-lo a finalizar a reconstrução do templo (Zc. 4.8-10; Ag. 1,2), embora os dois profetas claramente se interessassem também pela renovação espiritual.
Além disso, o propósito das oito visões noturnas (1.7-6.8) é explicado em 1.3,5,6. O Senhor disse, que se Judá se voltasse para ele, ele se voltaria para Judá. Além disso, sua palavra continuaria a ser cumprida.
Ensino teológico
O ensino teológico desse livro, relaciona-se com seus temas messiânicos, bem como apocalípticos e escatológicos. No tocante à tônica messiânica, Zacarias predisse a vinda de Cristo em humildade (6.12), sua humanidade (6.12; 13.7), sua rejeição e a tradição contra ele em troca de 30 moedas de prata (11,12,13), sua crucificação (ferido pela “espada do SENHOR 13.7”), seu sacerdócio (6.13), sua condição de rei (6.13; 9.9; 14.9,16), sua vinda na glória (14.4), a edificação por ele do templo do Senhor (6.12,13), seu reino (9.10;14) e a paz e a prosperidade perpétuas por ele estabelecidas (3.10; 9.9, 10).
Esses textos messiânicos dão mais relevância as palavras de Jesus registrada em Lucas 24.25-27,44. Quanto a tônica Apocalíptica e escatológica, Zacarias predisse o cerco de Jerusalém (12.1-3; 14.1,2), a Vitória inicial dos Inimigos de Judá (14.2), a defesa de Jerusalém pelo Senhor (14.3,4), o julgamento das Nações (12.9; 14.3), as mudanças topográficas em Judá (14.4,5) a celebração da festa das Cabanas na era Messiânica (14. 16-19) e a santidade final de Jerusalém e de seus habitantes (14.20,21).
Há, também, sentido teológico no nome do profeta que significa “o Senhor (yaveh) lembre-se”. “O Senhor” é o nome pactual de Deus, sendo testemunho perpétuo de sua fidelidade para com as suas promessas. Ele “lembra-se” das promessas segundo aliança, e toma medidas para cumpri-las.
No livro de Zacarias, a promessa de Deus de Livrar o povo do exílio na Babilônia e trazê-los de volta a uma comunidade no reino restaurado e é um templo em funcionamento (o trono terrestre do Rei divino) vai abrindo o panorama ainda mais grandioso da salvação e da Restauração ainda para acontecer por meio do Messias.
Finalmente, o livro como um todo ensina a soberania de Deus na história, e sobre os povos e as nações – no passado, no presente e no futuro.
Gênero literário e temas
O livro É principalmente uma mistura de exortações (chamados ao arrependimento, 1.2-6), visões proféticas (1.7-6.8) e sentença de Condenação e salvação (capítulos 9 ao 14). As Visões proféticas de 1.7-6.8 são chamadas apocalípticas (revelatórias), sendo, no fundo, de incentivo ao povo de Deus.
Quando a sessão Apocalíptica é lida junto com as sentenças de salvação (ou livramento) nos Capítulos 9 ao 14, torna-se óbvio que a tônica dominante do livro é o incentivo, por tratar do Futuro glorioso que aguardavam o povo de Deus.
Na realidade, motivação é o tema central do livro – sobretudo para finalizar a reedificação do templo. Vários meios são usados para realizar esse propósitos, e funcionam como temas secundários. Por exemplo: dispensa-se muito realce à vinda do Messias e a derrota por ele de todas as forças antagônicas ao reino, para que o governo de Deus fosse estabelecido na terra de modo definitivo e total. O cenário local da época, portanto, a servir de base para o quadro Universal e escatológico como um todo.
Esboço
Primeira parte Capítulo 1 ao 8
- Introdução (Capítulos 1.1-6)
- Data e nome do autor (1.1)
- Chamado ao arrependimento (1.2-6)
- Série de oito visões noturnas (1.7 – 6.8)
- O Cavaleiro em entre as murtas (1.7-17)
- Os quatro chifres e os quatro artesões(1.18-21)
- O homem com a corda de medir (Capítulo 2)
- Vestes limpas para o sumo sacerdote (Capítulo 3)
- O Candelabro de ouro e as duas Oliveiras (Capítulo 4)
- O pergaminho que voava (5.1-4)
- A mulher dentro de um cesto (5.5-11)
- Quatro carruagens (6.1-8)
- A coroação simbólica do Sumo Sacerdote Josué (6.9-15)
- O problema do jejum e a promessa do Futuro (Capítulos 7 e 8)
- A pergunta da delegação de Betel (7.1-3)
- A repressão pelo Senhor (7.4-7)
- A ordem de arrepender-se (7.8-14)
- A restauração de Israel o favor de Deus (8.1-17)
- Reino de alegria de favor a Judá (8.18-23)
Segunda parte capítulos 9 ao 14
- Duas sentenças Profética: o grande futuro messiânico e a plena realização do Reino de Deus (Capítulos 9 ao 14)
- Primeira sentença: advento e rejeição do Messias (Capítulos 9 ao 11)
- O advento do Rei messiânico (Capítulos 9 ao 10)
- A rejeição do Rei pastor messiânico (Capitulo 11)
- Segunda sentença: advento e recepção do Messias (Capítulos 12 ao 14)
- Livramento e conversão de Israel (Capítulo 12, 13)
- A vinda do Messias e o seu reino (Capítulo 14)
- Primeira sentença: advento e rejeição do Messias (Capítulos 9 ao 11)
Fonte: Bíblia de Estudo NVI (Nova Versão Internacional) – Editora Vida
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