Ícone do siteIgreja Restauração e Vida

Introdução do Livro de Zacarias

Introdução do Livro de Zacarias

Olá caro leitor, tudo bem? Hoje nós vamos trazer a introdução do Livro de Zacarias.

O propósito do Livro de Zacarias é repreender o povo de Judá e motivá-lo a finalizar a reconstrução do templo.

Antecedentes históricos

O ministério profético de Zacarias foi desempenhado no período pós-exílico, na época de restauração judaica, após o cativeiro babilônico. Quanto aos pormenores históricos, veja a Introdução do Livro de Ageu: Antecedentes Históricos

Autor e unidade

Assim como Jeremias (1.1) e Ezequiel (1.3), Zacarias não era apenas profeta (1.1), mas também sacerdote. Nasceu na Babilônia e estava entre os que voltaram a Judá em 538 a.c., sob a liderança de Zorobabel e de Josué. Ido, avô de Zacarias, é mencionado entre os que voltaram (Ne 12.4).

Em data posterior, quando Joaquim era sumo sacerdote parece que Zacarias sucedeu a Ido (1.1,7) como chefe daquela família sacerdote (Ne12.10-16). Como o neto sucedeu ao avô, acredita-se que o pai (Berequias, 1.1,7) deve ter morrido ainda jovem.

Zacarias era da mesma época de Ageu (Ed 5.1; 6.14), mas continuou  seu ministério muito depois deste (capítulo 1.1 e 7.1 com Ageu 1.1; veja também Ne 12.1-16). Sua pouca idade (v. 2.4) no início do ministério deixa aberta a possibilidade de ter continuado a ministrar mesmo durante parte do reinado Artaxerxes (465-424 a.c.).

A maior probabilidade é que Zacarias tenha escrito todo o livro que leva o seu nome. Alguns duvidam que tenha sido ele o autor dos capítulos. 9-14, e para isso citam diferença de estilo e outras características de composição, bem como o fornecimento de referências históricos e cronológicos que alegadamente indiquem outra data e autor que não os dos capítulos 1 ao 8.

Todas essas objeções podem, no entanto, ser explicadas de outras maneiras satisfatórias, de modo que não há nenhuma razão plausível para questionar a unidades do livro.

Datas do Livro de Zacarias

As datas da mensagem registradas por Zacarias são mais bem correlacionadas com as de Ageu e com outros acontecimentos históricos, como segue:

  1. Primeira mensagem de Ageu (Ag. 1.1-11; Ed 5.1) => 29 de Agosto de 520 a.c;
  2. Retomada a construção do templo (Ag. 1.12-15; Ed 5.2)=> 21 de Setembro de 520 a.c.;
  3. Segunda mensagem de Ageu (Ag. 2.1-9)=> 17 de outubro de 520 a.c;
  4. Início da pregação de Zacarias (1.1-6)=> outubro/novembro de 520 a.c;
  5. Terceira mensagem de Ageu (Ag. 2.10-19)=> 18 de Dezembro 520 a.c;
  6. Quarta mensagem de Ageu (Ag. 2.20-23)=>18 de Dezembro 520 a.c;
  7. Carta de Tatenai a Dario a respeito da reconstrução do templo (Ed. 5.3-6.14)=> 519-518 a.c.;
  8. Oito visões noturnas de Zacarias (Zc. 1.7-6.8)=>15 de fevereiro de 519 a.c;
  9. Josué é coroado (Zc. 6.9-15)=> 16(?) de fevereiro de 519 a.c.;
  10. Exortações ao arrependimento, promessas e bênçãos (Zc. 7,8) => 7 de dezembro de 518
  11. Dedicação do templo (Ed. 6.15-18) => 12 de março de 516
  12. Profecia final de Zacarias (Zc. 9-14) Depois de 460 (?)

Ocasião e propósito do Livro de Zacarias

A ocasião é a mesma do livro de Ageu. O propósito principal de Zacarias (e de Ageu) era o povo de Judá e motivá-lo a finalizar a reconstrução do templo (Zc. 4.8-10; Ag. 1,2), embora os dois profetas claramente se interessassem também pela renovação espiritual.

Além disso, o propósito das oito visões noturnas (1.7-6.8) é explicado em 1.3,5,6. O Senhor disse, que se Judá se voltasse para ele, ele se voltaria para Judá. Além disso, sua palavra continuaria a ser cumprida.

Ensino teológico

O ensino teológico desse livro, relaciona-se com seus temas messiânicos, bem como apocalípticos e escatológicos. No tocante à tônica messiânica, Zacarias predisse a vinda de Cristo em humildade (6.12), sua humanidade (6.12;  13.7), sua rejeição e a tradição contra ele em troca de 30 moedas de prata (11,12,13), sua crucificação (ferido pela “espada do SENHOR 13.7”), seu sacerdócio (6.13), sua condição de rei (6.13; 9.9; 14.9,16), sua vinda na glória (14.4), a edificação por ele do templo do Senhor (6.12,13), seu reino (9.10;14) e a paz e a prosperidade perpétuas por ele estabelecidas (3.10; 9.9, 10).

Esses textos messiânicos dão mais relevância as palavras de Jesus registrada em Lucas 24.25-27,44. Quanto a tônica Apocalíptica e escatológica, Zacarias predisse o cerco de Jerusalém (12.1-3; 14.1,2), a Vitória inicial dos Inimigos de Judá (14.2), a defesa de Jerusalém pelo Senhor (14.3,4), o julgamento das Nações (12.9; 14.3), as mudanças topográficas em Judá (14.4,5) a celebração da festa das Cabanas na era Messiânica (14. 16-19) e a santidade final de Jerusalém e de seus habitantes (14.20,21).

Há, também, sentido teológico no nome do profeta que significa “o Senhor (yaveh) lembre-se”. “O Senhor” é o nome pactual de Deus, sendo testemunho perpétuo de sua fidelidade para com as suas promessas. Ele “lembra-se” das promessas segundo aliança, e toma medidas para cumpri-las.

No livro de Zacarias, a promessa de Deus de Livrar o povo do exílio na Babilônia e trazê-los de volta a uma comunidade no reino restaurado e é um templo em funcionamento (o trono terrestre do Rei divino) vai abrindo o panorama ainda mais grandioso da salvação e da Restauração ainda para acontecer por meio do Messias.

Finalmente, o livro como um todo ensina a soberania de Deus na história, e sobre os povos e as nações – no passado, no presente e no futuro.

Gênero literário e temas

O livro É principalmente uma mistura de exortações (chamados ao arrependimento, 1.2-6), visões proféticas (1.7-6.8) e sentença de Condenação e salvação (capítulos 9 ao 14). As Visões proféticas de 1.7-6.8 são chamadas apocalípticas (revelatórias), sendo, no fundo, de incentivo ao povo de Deus.

Quando a sessão Apocalíptica é lida junto com as sentenças de salvação (ou livramento) nos Capítulos 9 ao 14, torna-se óbvio que a tônica dominante do livro é o incentivo, por tratar do Futuro glorioso que aguardavam o povo de Deus.

Na realidade, motivação é o tema central do livro – sobretudo para finalizar a reedificação do templo. Vários meios são usados para realizar esse propósitos, e funcionam como temas secundários. Por exemplo: dispensa-se muito realce à vinda do Messias e a derrota por ele de todas as forças antagônicas ao reino, para que o governo de Deus fosse estabelecido na terra de modo definitivo e total.  O cenário local da época, portanto, a servir de base para o quadro Universal e escatológico como um todo.

Esboço

Primeira parte Capítulo 1 ao 8

  1. Introdução (Capítulos 1.1-6)
    • Data e nome do autor (1.1)
    • Chamado ao arrependimento (1.2-6)
  2. Série de oito visões noturnas (1.7 – 6.8)
    • O Cavaleiro em entre as murtas (1.7-17)
    • Os quatro chifres e os quatro artesões(1.18-21)
    • O homem com a corda de medir (Capítulo 2)
    • Vestes limpas para o sumo sacerdote (Capítulo 3)
    • O Candelabro de ouro e as duas Oliveiras (Capítulo 4)
    • O pergaminho que voava (5.1-4)
    • A mulher dentro de um cesto (5.5-11)
    • Quatro carruagens (6.1-8)
  3. A coroação simbólica do Sumo Sacerdote Josué (6.9-15)
  4. O problema do jejum e a promessa do Futuro (Capítulos 7 e 8)
    1. A pergunta da delegação de Betel (7.1-3)
    2. A repressão pelo Senhor (7.4-7)
    3. A ordem de arrepender-se (7.8-14)
    4. A restauração de Israel o favor de Deus (8.1-17)
    5. Reino de alegria de favor a Judá (8.18-23)

Segunda parte capítulos 9 ao 14

  1. Duas sentenças Profética: o grande futuro messiânico e a plena realização do Reino de Deus (Capítulos 9 ao 14)
    • Primeira sentença: advento e rejeição do Messias (Capítulos 9 ao 11)
      • O advento do Rei messiânico (Capítulos 9 ao 10)
      • A rejeição do Rei pastor messiânico (Capitulo 11)
    • Segunda sentença: advento e recepção do Messias (Capítulos 12 ao 14)
      • Livramento e conversão de Israel (Capítulo 12, 13)
      • A vinda do Messias e o seu reino (Capítulo 14)

Fonte: Bíblia de Estudo NVI (Nova Versão Internacional) – Editora Vida

Você gostou da Introdução do Livro de Zacarias? Você pode ter mais informações na página de sermões onde traz inúmeros sermões e introduções de outras cartas.

Você não conhece a Igreja Restauração e Vida? Em nossa página de contato você encontra nosso endereço e nosso telefone, venha nos fazer uma visita e participe conosco em nossos cultos.

Não esqueça também de compartilhar esse artigo com outras pessoas clicando nos botões de compartilhamento abaixo.

Compartilhe na sua rede social favorita
Sair da versão mobile