Autor da terceira carta de João

O autor é o apóstolo João. Nos primeiros versículos tanto de segunda carta de João quanto a terceira carta de João, o autor se identifica como “o presbítero”.

Observem-se outras semelhanças: “amo na verdade” veja uma das duas cartas, “andando na verdade” veja o versículo 4 das duas cartas e os desfechos semelhantes. Veja “Introdução primeira carta de João/ João: Autor”.

Data da terceira carta de João

A carta foi provavelmente escrita perto da mesma data em que primeira  e segunda carta de João foram redigidas (85-95 d.C.). Veja “Introdução, primeira carta de João: Data”.

Ocasião e propósito da terceira carta de João

Veja a “Introdução da segunda carta de João: Ocasião e propósito”. Os mestres itinerantes enviados por João foram rejeitados em uma das igrejas da província da Ásia por um líder ditatorial — Diótrefes —, que até mesmo excomungava membros que mostravam hospitalidade aos mensageiros de João.

Já Pensou em uma formação e Doutorado em Teologia em menos de 01 ano?

João escreveu essa carta para elogiar Gaio por ter dado hospitalidade e sustento a esses mestres e, de modo indireto, para advertir Diótrefes.

Esboço da terceira carta de João

1. Saudação Capítulo 1 versículos 1 e 2
  2. Elogio a Gaio Capítulo 1 versículos 3 a 8
  3. Condenação de Diótrefes Capítulo 1 versículos 9 a 10
  4. Exortação a Gaio Capítulo 1 versículo 11
  5. Exemplo de Demétrio Capítulo 1 versículo 12
  6. Conclusão Capítulo 1 versículos 13 a 14

Você gostou da Introdução da terceira carta de João? Você pode ter mais informações na página de sermões onde traz inúmeros sermões e introduções de outras cartas.