O sacerdote Zacarias, o fiel e velho tolo. Nunca acontecera nada empolgante, ano após ano, ele trabalhava como sacerdote na empoeirada região da Judeia, onde não havia muito que fazer, senão olhar pela janela e ver a areia ser movimentada pelo vento.
A vida do sacerdote Zacarias
A mudança em sua rotina acontecia mais ou menos duas vezes por ano, quando ele ia para Jerusalém a fim de cumprir o turno de seu grupo como sacerdote do tempo durante uma semana.
Depois disso, voltava para casa para dar prosseguimento à mesma velha rotina. Isabel, a esposa do sacerdote Zacarias, estava quase tão desanimada quanto ele.
Eles nem sequer tinham filhos para dar um pouco de vida às coisas. Haviam tentado formar uma família, mas não tiveram sorte. Os cabelos escuros agora eram grisalhos, Isabel já havia passado bastante da idade de ter milhos. O casal de idosos já estava acostumado à monotonia da vida.
O Sacerdote Zacarias recebe a visita de Gabriel
Então… durante uma das viagens de Zacarias à cidade grande, enquanto estava no meio da direção da liturgia já bem decorada da adoração no templo o anjo Gabriel apareceu! Zacarias ficou aterrorizado.
O anjo o acalmou e lhe garantiu que Isabel em breve teria um bebê, um menino que teria algumas características singulares:
pois será grande aos olhos do Senhor. Ele nunca tomará vinho nem bebida fermentada, e será cheio do Espírito Santo desde antes do seu nascimento.
Fará retornar muitos dentre o povo de Israel ao Senhor, o seu Deus.
E irá adiante do Senhor, no espírito e no poder de Elias, para fazer voltar o coração dos pais a seus filhos e os desobedientes à sabedoria dos justos, para deixar um povo preparado para o Senhor“.
Lucas 1:15-17
O Sacerdote Zacarias foi um grande tolo
Zacarias poderia ter reagido ao anúncio de Gabriel louvando a Deus ou não dizendo coisa alguma. Quando, em vez disso, disse que o anjo havia falado com a pessoa errada, Gabriel fez questão de explicar que não é muito inteligente fazer pouco das ideias do Todo-poderoso.
Como resultado de sua descrença, Zacarias passou os nove meses seguintes sem poder falar. (Como ele explicou tudo isso a Isabel quando chegou em casa, nós nunca saberemos. Deve ter sido memorando bastante longo.)
No tempo devido, Isabel concebeu miraculosamente uma criança, tal como o anjo havia prometido. A cidade, sem dúvida, ficou chocada. Isabel parecia ser a única a aceitar com tranquilidade, pois disse:
E ela dizia: “Isto é obra do Senhor fez! Agora ele olhou para mim com favor, para desfazer a minha humilhação perante o povo. ”
Lucas 1:25
Zacarias descobriu, naquele dia no templo, que Deus às tem ideias bastantes diferentes das nossas sobre quem é qualificado para exercer um papel em sua obra. O senhor não estava procurando o casal jovem mais inteligente, educado e viril para criar o precursor do Messias.
Ele estava bastante contente em usar um casal de uma cidade pequena que já havia passado havia muito o tempo da flor da juventude. Como costuma acontecer nas Escrituras, o Senhor foi atraído não pela autoconfiança, mas pela fraqueza humilde.
MORAL DA HISTÓRIA: Há momentos em que as ideias de Deus nos deixam sem palavras – Contudo, ficamos mais satisfeitos do que poderíamos estar de outro modo.
Fonte: Bíblia de Estudo Desafios de Todo Homem – Editora Mundo
Você gostou do post acima?
Você pode ter mais informações na página de sermões onde traz inúmeros sermões e introduções de outras cartas.
Você não conhece a Igreja Restauração e Vida? Em nossa página de contato você encontra nosso endereço e nosso telefone, venha nos fazer uma visita e participe conosco em nossos cultos.
Não esqueça também de compartilhar esse artigo com outras pessoas clicando nos botões de compartilhamento abaixo.