Chegamos em Provérbios 3! Olá caro leitor, tudo bem com vocês? Hoje trazemos para você o estudo bíblico do livro de provérbios 3.

Anos de vida e paz em Provérbios 3

O rei salomão orienta nos versos de 01 e 02 que Deus sendo como nosso pai, instruiu a seus filhos que se de fato ouvirmos a Deus através dos seus mandamentos e conselhos podemos sim desfrutar de uma vida longa, vida que através da orientação irá nos proporcionar mais anos de vida e paz para aqueles que ouvem.

Lealdade e Fidelidade

Se existe uma coisa muito importante para o cristão acrescentar na sua vida de prática para com Deus e hoje no mundo que vivemos é a questão da lealdade e fidelidade. Isso é um muito importante quando vemos o lado humano.

Pense comigo quantas pessoas você conhece que não é nem leal ou fiel consigo mesmo? Agora imagem com o seu próximo? O que dirá então com Deus. A instrução aqui é que devemos guardar essas 02 regras em nossa mente. Pois através disso obteremos favor de Deus e dos homens e ainda teremos boa reputação.

Deixe de ser cabeçudo

Você cristão sabe por que sua vida não decola realmente?

1. Você não confia em Deus;
  2. Você é do tipo de pessoa que sempre quer se apoiar na sua inteligência.
  3. Você não reconhece Deus em sua jornada
  4. Você diz que você é sábio suficiente para resolver tudo.

Confie no Senhor de todo o seu coração e não se apóie em seu próprio entendimento; reconheça o Senhor em todos os seus caminhos, e ele endireitará as suas veredas.
Provérbios 3:5-6

Não fique pensando que você é sábio; tema o Senhor e não faça nada que seja errado. Pois isso será como um bom remédio para curar as suas feridas e aliviar os seus sofrimentos.
Provérbios 3:7-8 (NTLH)

Princípio da Prosperidade

Aprenda honrar a Deus com seus recursos, e com as primeiras coisas importantes que passam em sua mão que vão lhe fazer crescer em todas as áreas da sua vida. O Por que disso? É simples dessa forma você começa fazer a sua mente trabalhar no seguinte sentido:

1. Você é dependente de Deus
  2. Tudo o que passa por sua mão é a provisão de Deus para sua vida
  3. Mostre em primeiro lugar para você e Deus a questão da lealdade e fidelidade
  4. Mostre que os recursos e dons que estão com você é a serviço do reino.

Guarde a seguinte frase:

“ Cuide das coisas de DEUS, pois ele já guarda as minhas muito bem!”
Amauri Pagnose

Provérbios 3 – Não seja filho malcriado

Um dos grandes problemas dos crentes de hoje eles não gostam de ser repreendidos. Ainda mais quando é referente a uma instrução da parte de Deus.

Isso acaba diminuindo cada vez mais o seu score para o reino do Céus. Lembre-se Deus trata você como um filho e não um bastardo!

Meu filho, não despreze a disciplina do Senhor nem se magoe com a sua repreensão, pois o Senhor disciplina a quem ama, assim como o pai faz ao filho de quem deseja o bem.
Provérbios 3:11-12

Rendimentos valiosos a vida

Você já pensou que existe rendimentos mais valiosos que os seguintes commodities, “Ouro”, “Prata” e “Rubis”?
Quando um homem acha a sabedoria ele é feliz e quando esse homem tem em suas mãos o entendimento das coisas isso vale muito mais do que o ouro e prata, pois com esse entendimento ele consegue entender grandes significados para a vida em todas as áreas.

Duas mãos

O homem com grande sabedoria oferece uma vida longa e também riquezas e honras. Ela torna a vida agradável e guia a pessoa com segurança em tudo o que faz. Os que se tornam sábios são felizes, e a sabedoria lhes dará vida.

Deus não faz de qualquer jeito

Com a Sabedoria o Senhor Deus criou a terra; e com o seu conhecimento colocou o céu no lugar próprio. A sua sabedoria fez os rios nascerem e fez as nuvens darem chuva à terra.

A vida para os sábios

É necessário que você tenha sempre sabedoria e compreensão e nunca deixe que elas se afastem de você. A sabedoria lhe oferece uma vida agradável, feliz e longa. Além do mais o sábio sabe os momentos para a vida. Ao se deitar, não terá medo, e o seu sono será tranquilo a noite inteira. Você não ficará preocupado com os desastres que caem de repente como uma tempestade sobre os maus. Pois o Senhor Deus lhe dará segurança e nunca deixará você cair numa armadilha.

Seu comportamento é importante só em provérbios 3

Sempre que puder, ajude os necessitados. Não diga ao seu próximo que espere até amanhã, se você pode ajudá-lo hoje. Não planeje nenhum mal contra o seu próximo; ele mora ao seu lado e confia em você. Nunca discuta sem motivo com alguém que não lhe fez nenhum mal.

O céu é somente para os sábios – Provérbios 3

Não tenha inveja dos violentos, nem faça o que eles fazem, pois o Senhor Deus detesta os que praticam o mal, mas é amigo dos que são direitos. O Senhor amaldiçoa a casa dos maus, porém abençoa o lar dos que são corretos. Ele zomba dos que zombam dele, mas ajuda os humildes.
Os sábios ganharão prestígio, mas os que não têm juízo passarão cada vez mais vergonha.

Gostou de Provérbios 3?

Você gostou do Post de Provérbios 3? Você pode ter mais informações na página de sermões onde traz inúmeros sermões e introduções de outras cartas.

Aproveite e veja os posts anteriores.

1. Provérbios 1 – O Início para a mudança
  2. Provérbios 2 – O valor da sabedoria

Aproveite e conheça o canal da Igreja Restauração e vida no Youtube.