Agora é Provérbios 4! É uma grande alegria para mim, que chegamos a provérbios 4, você vai entender por que a sabedoria é suprema e divina. Fica comigo nesse post e vamos aprender mais sobre o capítulo 4 de provérbios.

A Instrução é fundamental em Provérbios 4

Podemos observar aqui no verso de número 01 a seguinte orientação “estejam atentos”, ou seja aproveitem o máximo a oportunidade que chega a você neste momento. Por que através desta instrução você ira obter o discernimento.

“O ensino que lhes ofereço é bom”, em qual sentido o Rei Salomão está colocando isso para nós. É o mesmo sentido que encontramos no Livro de Isaías:

Assim diz o Senhor, o seu Redentor, o Santo de Israel: “Eu sou o Senhor, o seu Deus, que lhe ensina o que é útil e o guia pelo caminho em que você deve andar.
Isaías 48:17

Novato Apegue-se!

Todo menino é experiente seja em qualquer área da vida, podemos observar aqui que Salomão relembra o que seu pai sempre dizia a ele:

“Apegue-se às minhas palavras de todo o coração; obedeça aos meus mandamentos, e você terá vida.

Jovem, inexperiente, principiante o importante para sua vida é procurar, obter a sabedoria e entendimento. Nunca esqueça das palavras do Senhor Deus, pois é dele que vem toda a sabedoria. Não se esqueça das palavras de seus mentores (Conselheiros) pois são eles com muita mais experiência sabe o caminho para você.

Seja Fiel e Ame a Sabedoria

Nunca abandone a instrução que você se recebe, pois essas palavras têm o poder para lhe instruir e você ficará seguro.
Aprenda ter amor pela a instrução pois a sabedoria cuidará de você.

A Sabedoria é Suprema – Provérbios 4

O conselho da sabedoria é: procure obter sabedoria; use tudo que você possui para adquirir entendimento.
Provérbios 4:7

Para ter sabedoria, é preciso primeiro pagar o seu preço. Use tudo o que você tem para conseguir a compreensão.

Ame a sabedoria, e ela o tornará importante; abrace-a e você será respeitado. A sabedoria será para você um enfeite, como se fosse uma linda coroa. Escute, Jovem, Inexperiente, Principiante e Novato, aceite o que estou dizendo e você terá uma vida longa.

E qual a maneira certa de se viver?

Deus tem sempre lhe ensinado o caminho da sabedoria e a maneira certa de viver. Se você andar sabiamente, nada atrapalhará o seu caminho, e você não tropeçará quando correr.

Lembre sempre daquilo que aprendeu. A sua educação é a sua vida; guarde-a bem. Não vá aonde vão os maus. Não siga o exemplo deles. Não faça o que eles fazem. Afaste-se do mal. Desvie-se dele e passe de lado. Os maus não podem dormir sem ter feito alguma coisa má; eles ficam acordados até conseguirem prejudicar alguém. Porque para eles a maldade e a violência são comida e bebida.

Filhos da Luz vs Filhos das trevas

Vamos traçar um paralelo entre aqueles que procuram, obtém e zelo pela a sabedoria e aqueles que não querem saber da sabedoria ou melhoria de vida.

A estrada em que caminham as pessoas direitas é como a luz da aurora, que brilha cada vez mais até ser dia claro. Mas a estrada dos maus é escura como a noite; eles caem e não podem ver no que foi que tropeçaram.

Instruções para uma vida positiva em provérbios 4

Abaixo algumas de suma importância em provérbios 4. Essas instruções são instruções que se colocada em prática você terá uma vida positiva.

• Vida longa e saúde a quem entendê-las
  • Tenha cuidado com o que você pensa, pois a sua vida é dirigida pelos seus pensamentos
  • Nunca fale mentiras
  • Nem diga palavras perversas
  • Olhe sempre para a frente,
  • Mantenha o olhar fixo no que está adiante de você.
  • Pense bem no que você vai fazer, e todos os seus planos darão certo.
  • Evite o mal e caminhe sempre em frente;
  • Não se desvie nem um só passo do caminho certo.

Gostou de Provérbios 4?

Você gostou do Post de Provérbios 4? Você pode ter mais informações na página de sermões onde traz inúmeros sermões e introduções de outras cartas.

Aproveite e veja os posts anteriores.

1. Provérbios 1 – O Início para a mudança
  2. Provérbios 2 – O valor da sabedoria
  3. Provérbios 03 – Conselhos da Sabedoria

Aproveite e conheça o canal da Igreja Restauração e vida no Youtube.