Provérbios 5 – Advertência contra o adultério. Olá caro leitor tudo bem? Eis ai um assunto muito interessante para nossa sociedade moderna. Quer saber mais sobre provérbios 5 acompanhe o texto abaixo.

Provérbios 5 – Você tem atenção ao ouvir?

Podemos observar que no versículo 01 deixa bem referenciado devemos dar atenção e inclinar nossos ouvidos para observar o discernimento de Deus.

Lábios que guardam o conhecimento

Essa instrução é aplicada a um sacerdote, como sabemos Jesus Cristo, nos fez Reis e Sacerdotes após a sua Morte. Mas o grande Insight que Salomão deixa é que devemos ser igual ao sacerdote cujo tem a capacidade de discernir o bem e o mal e própria lei de Deus.

“Porque os lábios do sacerdote devem guardar o conhecimento, e da sua boca todos esperam a instrução na lei, porque ele é o mensageiro do Senhor dos Exércitos.
Malaquias 2:7

O perigo da sedução

Salomão orienta que devemos tomar cuidado com os lábios da mulher imoral e sua voz e seus beijos parecidos com azeite. O por que disso? Pois esse tipo de coisa pessoa só tem um único objetivo tirar você do caminho que você tanto desejava, e ainda tem o poder em lhe tirar a vida.

As consequências

A partir do momento quando você cede a ao pecado você será responsável pelas as consequências essas, porém, quando tudo termina, o que resta é amargura e sofrimento.

Fique longe de encrenca!

Se você conhece uma mulher assim então faça o que salomão diz: Agora escute, meu filho, e não esqueça o que eu estou dizendo! Afaste-se desse tipo de mulher. Não chegue nem perto da porta da sua casa! Se não, outros passarão a ter o bom nome que você tinha antes, e você morrerá ainda moço, nas mãos de homens cruéis.

Evite para que você seja escravo

“Estranhos não se fartem do seu trabalho.” Riquezas e honrarias vem ao homem que tem abraça a sabedoria. Mas o que pratica a imoralidade acaba valendo simplesmente um pedaço de pão.

Não permita que outros venham passar a ter o bom nome que você tinha antes, para que e você não venha morrer ainda moço, não permita que você venha cair nas mãos de homens cruéis.

Não deixe chegar a esse ponto!

Então você dirá:

— Como eu tinha raiva de conselhos! Nunca aceitei conselhos de ninguém. Não ouvi os meus mestres, nem dei atenção a eles e quase caí na desgraça diante de todos.
Provérbios 5: 12-14 NTLH

Somente seja fiel

• Seja fiel à sua mulher e dê o seu amor somente a ela.
  • Seja fiel somente a Deus e dê o seu amor somente a ele.
  • Seja fiel somente a sabedoria e dê o seu amor somente a ela.

Família – Filhos e Esposa

Salomão usa algumas figuras nos versos 15 a 20 falando da própria esposa e filhos como: Cisterna, Poço, fontes, ruas praças. Em uma tradução mais moderna vejamos a definição correta:

Os filhos que você tiver com outras mulheres não lhe farão nenhum bem. Os seus filhos devem crescer para ajudar você e não para ajudar os outros. Portanto, alegre-se com a sua mulher, seja feliz com a moça com quem você casou, amorosa como uma corça, graciosa como uma cabra selvagem. Que ela cerque você com o seu amor, e que os seus encantos sempre o façam feliz!

Provérbios: 5:15-20

Perguntas antes de cometer adultério

• Por que dar o seu amor a uma mulher imoral?
  • Por que preferir os encantos da mulher de outro homem?
  • Você sabia que Deus sabe por onde você anda e vê tudo o que você faz?
  • Você sabia que as injustiças que um homem mau comete são uma armadilha?
  • Você sabia que ele é apanhado na rede do seu próprio pecado?
  • Você sabia que esse homem morre porque não se controla e por que rejeita instrução? E sua grande loucura o levará à cova?

Gostou de Provérbios 5?

Você gostou do Post de Provérbios 5? Você pode ter mais informações na página de sermões onde traz inúmeros sermões e introduções de outras cartas.

Aproveite e veja os posts anteriores.

1. Provérbios 1 – O Início para a mudança
  2. Provérbios 2 – O valor da sabedoria
  3. Provérbios 3 – Conselhos da Sabedoria
  4. Provérbios 4 – A Sabedoria Suprema

Aproveite e conheça o canal da Igreja Restauração e vida no Youtube.

Você não conhece a Igreja Restauração e Vida? Em nossa página de contato você encontra nosso endereço e nosso telefone, venha nos fazer uma visita e participe conosco em nossos cultos.