Provérbios 9, esse é o tema de nossa live de hoje! Boa noite meus irmãos tudo bem com todos vocês? Você em sua vida tem dois convites, o da sabedoria e da Insensatez, qual você aceita?

Dois convites – Provérbios 9

No capítulo 9 de provérbios encontramos dois convites, um convite da parte de Deus que leva a uma condição de vida, daquela a qual você não imagina, é a condição de vida que Deus quer de fato para sua vida, uma vida abundante e repleta de lutas mas de vitórias.

O outro convite é o convite da insensatez esse convite é para uma vida sem sentido nenhum onde promete as facilidades para a vida e no final a morte rapidamente.

Convite da sabedoria – Provérbios 9

Tanto a Sabedoria como a Insensatez têm uma casa para qual convidam a humanidade, mas a sabedoria ela mesmo edificou a sua casa.

Convite da Insensatez – Provérbios 9

A insensatez é pura exibição. A “Insensatez” personificada fica assim vinculada à adúltera, a mulher, a mulher imoral.

Falta de juízo, imprudência, ignorância e o mais importante a Falta de Temor a Deus.

A Casa precisa ser sólida

Toda e qualquer casa ao ser construída precisa ser bem planejada o próprio Jesus Cristo diz isso:

“Pois qual de vocês, pretendendo construir uma torre, não se assenta primeiro para calcular a despesa
e verificar se tem os meios para a concluir? – Lucas 14:28”

Como em qualquer obra as colunas são as principais sustentação desta casa. Aqui em Provérbios a sabedoria afirma que sua casa foi construída em 07 colunas.

7 colunas para sua casa

Temor do Senhor – Provérbios 1:7

O temor do Senhor é o princípio do conhecimento; os loucos desprezam a sabedoria e a instrução.

Conhecimento – Provérbios 2:5

Então entenderás o temor do Senhor, e acharás o conhecimento de Deus.

Entendimento – Provérbios 13:15

O bom entendimento favorece, mas o caminho dos prevaricadores é áspero.

Confiança – Provérbios 22:19

Para que a tua confiança esteja no Senhor, faço-te sabê-las hoje, a ti mesmo.

Misericórdia – Provérbios 16:6

Pela misericórdia e verdade a iniqüidade é perdoada, e pelo temor do Senhor os homens se desviam do pecado.

Prudência – Provérbios 14:8

A sabedoria do prudente é entender o seu caminho, mas a estultícia dos insensatos é engano.

Graça de Deus – Provérbios 3:34

Certamente ele escarnecerá dos escarnecedores, mas dará graça aos mansos.

Preparando um banquete

O Banquete da sabedoria é um banquete com muita fartura, imagine você estar em um banquete desse porte. Cujo esse banquete não tem também como objetivo de matar ou saciar-se. Mas é um banquete para somente um único objetivo. É para a mudança de vida. algo que você não imagina.

O discurso da sabedoria para uma classe

Imagina nesse banquete você está participando e ouve o seguinte discurso:

Quem é ingênuo, venha para cá.” Aos que não têm juízo ela diz: “Venham, comam do meu pão e bebam do vinho que preparei. Afastem-se dos ingênuos e vivam; andem pelo caminho do entendimento.” – Provérbios 9:4-6

Provérbios 9 – Não insulte o zombador ou vaidoso

Se você repreender uma pessoa vaidosa, a única coisa que vai conseguir é ser insultado. Se tentar corrigir um homem mau, o que vai conseguir é ser humilhado. Nunca repreenda uma pessoa vaidosa; ela certamente o odiará por isso.

Provérbios 9 – Zombador vs Sábio

Mas, se você corrigir uma pessoa sábia, ela o respeitará. Qualquer coisa que você ensina a uma pessoa sábia torna-a mais sábia ainda. E tudo o que você diz a uma pessoa direita aumenta a sabedoria dela.

O Temor do Senhor

O temor do Senhor é o princípio da sabedoria; conhecer o Santo é ter entendimento.

A falta de juízo é como uma mulher espalhafatosa

A Insensatez é realmente como citamos no título acima. É uma pessoa
totalmente descuidado sem preparo.

característica do que é insensato; falta de juízo, loucura. ato resultante da falta de bom senso, de ponderação; imprudência, loucura.

O convite para a perdição

“Quem for ingênuo, venha para cá.” E aos que não têm juízo ela diz: “A água roubada é doce, e o pão comido às escondidas é saboroso.” Eles, porém, não sabem que ali estão os mortos, que os seus convidados estão nas profundezas do inferno.

Gostou de Provérbios 9?

Você gostou do Post de Provérbios 9? Você pode ter mais informações na página de sermões onde traz inúmeros sermões e introduções de outras cartas.

Aproveite e veja os posts anteriores.

1. Provérbios 1 – O Início para a mudança
  2. Provérbios 2 – O valor da sabedoria
  3. Provérbios 3 – Conselhos da Sabedoria
  4. Provérbios 4 – A Sabedoria Suprema
  5. Provérbios 5 – Advertência contra o adultério
  6. Provérbios 6 – Advertência contra a insensatez
  7. Provérbios 7 – Sedução e a cilada do adultério
  8. Provérbios 8 – O chamado da sabedoria

Aproveite e conheça o canal da Igreja Restauração e vida no Youtube.