Em muitos aspectos, rúben parecia ser o filho primogênito ideal, forte, leal, atencioso e líder nato. Contudo sua falha em uma área de vida, os desejos sexuais, lhe custou a posição elevada que, por direito, pertencia a ele.
Rúben era filho de Lia, a primeira esposa de Jacó. Desde do início, ele proporcionou conforto à mãe num casamento difícil (o nome Rúben soa como palavra hebraica que significa: “ele viu o meu sofrimento”). Rúben ajudou sua mãe trazendo algumas mandrágoras afrodisíacas que encontrara em um campo (Gênesis 30:14).
Alguém que você deveria conhecer: Rúben
Muitos anos depois, foi Rúben quem impediu que nove de seus irmãos mais novos matassem José, o filho favorito de Jacó, quando o rapaz foi visitá-lo numa área remota onde cuidavam dos rebanhos da família; ele não contou aos irmãos que tinha a intenção de resgatar o rapaz e devolvê-lo ao Pai (Gênesis 37:22).
Infelizmente, saiu de cena e descobriu, logo após sua volta, que os irmãos haviam vendido José para um grupo itinerante de mercadores de escravos.
e, voltando a seus irmãos, disse: “O jovem não está lá! Para onde irei agora? ”
Gênesis 37:30
Quando concluiu que não lhe restava outra opção, concordou em dar prosseguimento ao plano de seus irmãos, para dar a impressão que José fora morto por um animal selvagem; essa foi a história que contou ao pai inconsolável.
Jacó certamente culpou Rúben, o filho mais velho, pela perda de José. É provável que tenha achado mais fácil culpá-lo depois do que fizera anos antes. Gênesis relata de maneira contundente:
Na época em que Israel vivia naquela região, Rúben deitou-se com Bila, concubina de seu pai. E Israel ficou sabendo disso. Jacó teve doze filhos:
Gênesis 35:22
Embora Jacó nunca tenha punido Rúben formalmente por sua relação ilícita, tampouco se esqueceu disso. Pouco antes de morrer, Jacó pronunciou uma série de bênção e profecias ligadas a cada um de seus filhos. Por ser primogênito, Rúben poderia ter esperado receber as maiores honras. Mas ouça as palavras de Jacó, guiadas pelo próprio Espírito de Deus:
“Rúben, você é meu primogênito, minha força, o primeiro sinal do meu vigor, superior em honra, superior em poder. Turbulento como as águas, já não será superior, porque você subiu à cama de seu pai, ao meu leito, e o desonrou.
Gênesis 49:3,4
De modo geral, os primogênitos de Gênesis não se saíram muito bem. Caim matou Abel, seu irmão. Ismael perdeu o papel de liderança na família parra Isaque, seu irmão mais novo. Esaú vendeu sua primogenitura para Jacó, o gêmeo mais novo.
E Rúben perdeu seu lugar como líder do clã para Judá, seu irmão, que recebeu uma profecia notável em relação a um descendente distante (Gênesis 49:8-12).
Milhares de anos depois, o apóstolo Paulo escreveria: “Fujam da imoralidade sexual. Todos os outros pecados que alguém comete, fora do corpo os comete; mas quem peca sexualmente, peca contra o seu próprio corpo” (1Coríntios 6:18). É, às vezes, um pecado assim custa uma ótima posição que poderia ser sua.
Moral da história: Uma grande escorregão na vida pode gerar uma grande perda.
Fonte: Bíblia de Estudo Desafios de Todo Homem – Editora Mundo
Você gostou deste artigo? Você pode ter mais informações na página de sermões onde traz inúmeros sermões e introduções de outras cartas.
Você não conhece a Igreja Restauração e Vida? Em nossa página de contato você encontra nosso endereço e nosso telefone, venha nos fazer uma visita e participe conosco em nossos cultos.
Não esqueça também de compartilhar esse artigo com outras pessoas clicando nos botões de compartilhamento abaixo