Na maior parte das vezes é bom chegar primeiro.

É gostoso quando você é o primeiro apresentar uma solução criativa para um problema complicado.  É gostoso quando você é o primeiro a provar uma nova e deliciosa refeição. É gostoso quando você é o primeiro a explorar um território novo acolher uma planta única a ver o pôr do sol de um conto maravilhoso no lugar de tirar o fôlego.

— Alguém que você deveria conhecer: Adão

Adão, o primeiro ser humano a abrir os olhos, experimentou todos esses primeiros,  assim como muitos outros. Por ser o representante original de uma nova raça e ele se tornou o primeiro a ter um emprego fixo.

— E tomou o Senhor Deus o homem, e o pôs no jardim do Éden para o lavrar e o guardar.
Gênesis 2:15

A brincar com jogo dos nomes

— E Adão pôs os nomes a todo o gado, e às aves dos céus, e a todo o animal do campo; mas para o homem não se achava ajudadora idônea.
Gênesis 2:20

A Desfrutar um relacionamento dinâmico com Deus,  e a se casar.

— Então o Senhor Deus fez cair um sono pesado sobre Adão, e este adormeceu; e tomou uma das suas costelas, e cerrou a carne em seu lugar; E da costela que o Senhor Deus tomou do homem, formou uma mulher, e trouxe-a a Adão. E disse Adão: Esta é agora osso dos meus ossos, e carne da minha carne; esta será chamada mulher, porquanto do homem foi tomada. Portanto deixará o homem o seu pai e a sua mãe, e apegar-se-á à sua mulher, e serão ambos uma carne. E ambos estavam nus, o homem e a sua mulher; e não se envergonhavam.
Gênesis 2:21-25

Deus criou Adão para refletir uma porção de sua magnificência divina

— E disse Deus: Façamos o homem à nossa imagem, conforme a nossa semelhança; e domine sobre os peixes do mar, e sobre as aves dos céus, e sobre o gado, e sobre toda a terra, e sobre todo o réptil que se move sobre a terra. E criou Deus o homem à sua imagem; à imagem de Deus o criou; homem e mulher os criou.
Gênesis 1:26,27

Como resultado,  o primeiro homem e sua esposa ocupar a posição singular de governadores de todas as outras criaturas vivas sobre a terra (1:26).  se o Guineenses,  o livro  dos Recordes mundiais,  já existisse naquela época,  o nome de Adão estaria presente numa quantidade imensa de proezas. Infelizmente, ele não parou enquanto estava por cima.

A maioria de nós gostaria de esquecer a primeira vez pela qual Adão é mais lembrado. Mas não podemos, uma vez que os resultados daquela primeira vez continuam a nos pertubar até hoje. Adão optou por desobedecer às instruções explícitas de Deus – e, como consequências, decretou para si mesmo  e para sua posterioridade e pena de morte (2:16-17; 3:17-19).

— E ordenou o Senhor Deus ao homem, dizendo: De toda a árvore do jardim comerás livremente, Mas da árvore do conhecimento do bem e do mal, dela não comerás; porque no dia em que dela comeres, certamente morrerás.
Gênesis 2:16,17

— E a Adão disse: Porquanto deste ouvidos à voz de tua mulher, e comeste da árvore de que te ordenei, dizendo: Não comerás dela, maldita é a terra por causa de ti; com dor comerás dela todos os dias da tua vida. Espinhos, e cardos também, te produzirá; e comerás a erva do campo. No suor do teu rosto comerás o teu pão, até que te tornes à terra; porque dela foste tomado; porquanto és pó e em pó te tornarás.
Gênesis 3:17-19

Embora a bíblia aponte Adão como o responsável por trazer o pecado e o casos ao mundo, alguns preferem culpar Eva, sua esposa, que, de fato, desobedeceu ao mandamento de Deus antes do marido. Eles pensam: “Por que a bíblia joga a culpa totalmente sobre Adão?

As Escrituras oferecem duas respostas básicas: primeiro, Deus a ordem diretamente a ele, não a Eva; segundo, muito embora uma fraude demoníaca tenha incitado Eva à desobediência, Adão decidiu desobedecer de forma consciente e voluntária

— E Adão não foi enganado, mas a mulher, sendo enganada, caiu em transgressão.
1 Timóteo 2:14

Por essa razão, o apóstolo Paulo diz:

— Portanto, como por um homem entrou o pecado no mundo, e pelo pecado a morte, assim também a morte passou a todos os homens por isso que todos pecaram.
Romanos 5:12

Jamais saberemos o que poderia ter acontecido se Adão tivesse optado por Deus, em vez de escolher o pecado. No final, após sua morte, ele voltou ao pó do qual fora tirado, com a colossal idade de 930 anos.

— E foram todos os dias que Adão viveu, novecentos e trinta anos, e morreu.
Gênesis 5:5

Contudo, será que aquele foi realmente “o fim”? Não. A Bíblia é antes de qualquer coisa, um livro de esperança, e ela nos fala do “último Adão”, Jesus Cristo, que, por meio de algo em que ele próprio foi o primeiro, desfez o que Adão nos havia feito:

— Porque, assim como todos morrem em Adão, assim também todos serão vivificados em Cristo.1 Coríntios 15:22

Como o primeiro a ressuscitar dos mortos, Cristo proclama “luz para o seu próprio povo [os judeus] e para os gentios (Atos dos Apóstolos 26:23), uma luz que, por meio da fé nele, nos permite entrar em um tipo de vida superior até mesmo àquela da qual Adão abdicou tanto tempo atrás.

— Isto é, que o Cristo devia padecer, e sendo o primeiro da ressurreição dentre os mortos, devia anunciar a luz a este povo e aos gentios.
Atos 26:23

Moral da história: É bom ser o primeiro mas apenas nas coisas certas.

Fonte: Bíblia de Estudo Desafios de Todo Homem – Editora Mundo

Você gostou deste artigo? Você pode ter mais informações na página de sermões onde traz inúmeros sermões e introduções de outras cartas.

Você não conhece a Igreja Restauração e Vida? Em nossa página de contato você encontra nosso endereço e nosso telefone, venha nos fazer uma visita e participe conosco em nossos cultos.

Não esqueça também de compartilhar esse artigo com outras pessoas clicando nos botões de compartilhamento abaixo

Compartilhe na sua rede social favorita