Ícone do siteIgreja Restauração e Vida

Ser o primeiro

Ser o primeiro

Na maior parte das vezes é bom chegar primeiro.

É gostoso quando você é o primeiro apresentar uma solução criativa para um problema complicado.  É gostoso quando você é o primeiro a provar uma nova e deliciosa refeição. É gostoso quando você é o primeiro a explorar um território novo acolher uma planta única a ver o pôr do sol de um conto maravilhoso no lugar de tirar o fôlego.

— Alguém que você deveria conhecer: Adão

Adão, o primeiro ser humano a abrir os olhos, experimentou todos esses primeiros,  assim como muitos outros. Por ser o representante original de uma nova raça e ele se tornou o primeiro a ter um emprego fixo.

— E tomou o Senhor Deus o homem, e o pôs no jardim do Éden para o lavrar e o guardar.
Gênesis 2:15

A brincar com jogo dos nomes

— E Adão pôs os nomes a todo o gado, e às aves dos céus, e a todo o animal do campo; mas para o homem não se achava ajudadora idônea.
Gênesis 2:20

A Desfrutar um relacionamento dinâmico com Deus,  e a se casar.

— Então o Senhor Deus fez cair um sono pesado sobre Adão, e este adormeceu; e tomou uma das suas costelas, e cerrou a carne em seu lugar; E da costela que o Senhor Deus tomou do homem, formou uma mulher, e trouxe-a a Adão. E disse Adão: Esta é agora osso dos meus ossos, e carne da minha carne; esta será chamada mulher, porquanto do homem foi tomada. Portanto deixará o homem o seu pai e a sua mãe, e apegar-se-á à sua mulher, e serão ambos uma carne. E ambos estavam nus, o homem e a sua mulher; e não se envergonhavam.
Gênesis 2:21-25

Deus criou Adão para refletir uma porção de sua magnificência divina

— E disse Deus: Façamos o homem à nossa imagem, conforme a nossa semelhança; e domine sobre os peixes do mar, e sobre as aves dos céus, e sobre o gado, e sobre toda a terra, e sobre todo o réptil que se move sobre a terra. E criou Deus o homem à sua imagem; à imagem de Deus o criou; homem e mulher os criou.
Gênesis 1:26,27

Como resultado,  o primeiro homem e sua esposa ocupar a posição singular de governadores de todas as outras criaturas vivas sobre a terra (1:26).  se o Guineenses,  o livro  dos Recordes mundiais,  já existisse naquela época,  o nome de Adão estaria presente numa quantidade imensa de proezas. Infelizmente, ele não parou enquanto estava por cima.

A maioria de nós gostaria de esquecer a primeira vez pela qual Adão é mais lembrado. Mas não podemos, uma vez que os resultados daquela primeira vez continuam a nos pertubar até hoje. Adão optou por desobedecer às instruções explícitas de Deus – e, como consequências, decretou para si mesmo  e para sua posterioridade e pena de morte (2:16-17; 3:17-19).

— E ordenou o Senhor Deus ao homem, dizendo: De toda a árvore do jardim comerás livremente, Mas da árvore do conhecimento do bem e do mal, dela não comerás; porque no dia em que dela comeres, certamente morrerás.
Gênesis 2:16,17

— E a Adão disse: Porquanto deste ouvidos à voz de tua mulher, e comeste da árvore de que te ordenei, dizendo: Não comerás dela, maldita é a terra por causa de ti; com dor comerás dela todos os dias da tua vida. Espinhos, e cardos também, te produzirá; e comerás a erva do campo. No suor do teu rosto comerás o teu pão, até que te tornes à terra; porque dela foste tomado; porquanto és pó e em pó te tornarás.
Gênesis 3:17-19

Embora a bíblia aponte Adão como o responsável por trazer o pecado e o casos ao mundo, alguns preferem culpar Eva, sua esposa, que, de fato, desobedeceu ao mandamento de Deus antes do marido. Eles pensam: “Por que a bíblia joga a culpa totalmente sobre Adão?

As Escrituras oferecem duas respostas básicas: primeiro, Deus a ordem diretamente a ele, não a Eva; segundo, muito embora uma fraude demoníaca tenha incitado Eva à desobediência, Adão decidiu desobedecer de forma consciente e voluntária

— E Adão não foi enganado, mas a mulher, sendo enganada, caiu em transgressão.
1 Timóteo 2:14

Por essa razão, o apóstolo Paulo diz:

— Portanto, como por um homem entrou o pecado no mundo, e pelo pecado a morte, assim também a morte passou a todos os homens por isso que todos pecaram.
Romanos 5:12

Jamais saberemos o que poderia ter acontecido se Adão tivesse optado por Deus, em vez de escolher o pecado. No final, após sua morte, ele voltou ao pó do qual fora tirado, com a colossal idade de 930 anos.

— E foram todos os dias que Adão viveu, novecentos e trinta anos, e morreu.
Gênesis 5:5

Contudo, será que aquele foi realmente “o fim”? Não. A Bíblia é antes de qualquer coisa, um livro de esperança, e ela nos fala do “último Adão”, Jesus Cristo, que, por meio de algo em que ele próprio foi o primeiro, desfez o que Adão nos havia feito:

— Porque, assim como todos morrem em Adão, assim também todos serão vivificados em Cristo.1 Coríntios 15:22

Como o primeiro a ressuscitar dos mortos, Cristo proclama “luz para o seu próprio povo [os judeus] e para os gentios (Atos dos Apóstolos 26:23), uma luz que, por meio da fé nele, nos permite entrar em um tipo de vida superior até mesmo àquela da qual Adão abdicou tanto tempo atrás.

— Isto é, que o Cristo devia padecer, e sendo o primeiro da ressurreição dentre os mortos, devia anunciar a luz a este povo e aos gentios.
Atos 26:23

Moral da história: É bom ser o primeiro mas apenas nas coisas certas.

Fonte: Bíblia de Estudo Desafios de Todo Homem – Editora Mundo

Você gostou deste artigo? Você pode ter mais informações na página de sermões onde traz inúmeros sermões e introduções de outras cartas.

Você não conhece a Igreja Restauração e Vida? Em nossa página de contato você encontra nosso endereço e nosso telefone, venha nos fazer uma visita e participe conosco em nossos cultos.

Não esqueça também de compartilhar esse artigo com outras pessoas clicando nos botões de compartilhamento abaixo

Compartilhe na sua rede social favorita
Sair da versão mobile