O perdão pode ter um custo bem alto.

Pode envolver perda financeira, talvez envolva um colapso emocional, também pode significar ter de engolir uma boa dose de orgulho. Ainda assim, Deus chama seu povo a perdoar, como descobriu um próspero líder da igreja chamado Filemom.

Ao que que parece Filemom vivia em Colosso, uma pequena cidade junto ao rio Lico, a cerca de 150 quilômetros a leste Éfeso. A cidade fora um importante centro de comércio, mas, no século 1, havia declinado em importância e tamanho em razão do crescimento de duas cidades vizinhas, Laodiceia e Hierápolis.

Filemom possuía uma casa grande o bastante para acomodar a igreja de Colossos (versículo 2) e também tinha escravos, o que também era o caso de outras pessoas da congregação (Colossenses 4:1). Onésimo, um de seus escravos (cujo nome significa “útil”), robou alguns itens pertencentes a Filemom e fugiu.

Debaixo da lei romana, um escravo fugitivo poderia ser severamente punido e até mesmo morto com violência depois de ser recaptura. Filemom não teve notícias do escravo fugitivo por algum tempo… até que recebeu uma pequena e inesperada carta do apóstolo Paulo, que estava preso.

Não muito tempo antes disso, Paulo levara Filemom à fé em Cristo (versículo 19) e, por isso, é bem provável que ele tenha se alegrado em receber notícias de seu pai na fé. Contudo Paulo não havia escrito simplesmente para dizer olá. Ele informou Filemom de que havia encontrado em contato com Onésimo enquanto esteve na prisão e que ajudara o escravo fugitivo afirmar um compromisso com Cristo.

Agora, enviava Onésimo de volta ao seu senhor, não mais como escravo, mas como “um irmão muito amado” (versículo 16.) Paulo tinha apenas um pequeno pedido: “Apelo em favor de meu filho Onésimo, que gerei enquanto estava preso. Ele antes lhe era inútil, mas agora é útil, tanto para você quanto para mim. Mando-o de volta a você, como se fosse o meu próprio coração” (v. 10-12).

Em outras palavras, Paulo pediu a seu amigo que perdoasse Onésimo. Perdoá-lo por ter fugido. Perdoá-lo por ter roubado. Perdoá-lo por ter criado confusão na casa. O apóstolo queria despertar a generosidade e a bondade de Filemom, chegando a rogar que ele recebesse Onésimo “como se estivesse recebendo a mim. Se ele o prejudicou em algo ou lhe deve alguma coisa, ponha na minha conta ” (versículo 17-18).

Filemom tinha uma escolha a fazer. Debaixo de lei romana, tinha todo o direito de espancar e até mesmo executar seu escravo que retornava. Poderia inclusive tomar de Onésimo aquilo que ele lhe devia. Mas Paulo lhe pediu (não ordenou, apesar de destacar o no versículo 8 que poderia ter feito isso) que Filemom se contivesse.

O perdão pode custar caro. Certamente esse foi o caso para Filemom. Mas, quando Deus se envolve, o pagamento que se recebe excede em muito os gastos.

Moral da história: O perdão pode ser caro, mas ele rende muito mais do que custou.

Fonte: Bíblia de Estudo Desafios de Todo Homem – Editora Mundo

Você gostou deste artigo? Você pode ter mais informações na página de sermões onde traz inúmeros sermões e introduções de outras cartas.

Não esqueça também de compartilhar esse artigo com outras pessoas clicando nos botões de compartilhamento abaixo