Uma bênção remendada?

A Bênção de Isaque sobre Jacó

Uma bênção remendada? É isso mesmo o título apresentado. Nos tempos antigos, as pessoas não investiam em fundos mútuos, planos de previdência privada, nem em ações da bolsa. Em vez disso, a riqueza correspondia a terras, fazendas e animais, os quais eram passados de pais para filhos.

Isaque ficou cego quando chegou a terceira idade. Sabia que era hora de bar sua bênção a Esaú, seu primogênito. Assim, pediu que este fizesse uma comida e se preparasse para receber sua bênção. Mas Rebeca, a esposa de Isaque, colaborou na realização de uma fraude terrível contra o marido.

A bênção de Isaque – Gênesis 27

Ela conspirou com Jacó para roubarem a bênção de Esaú. Eles até mesmo fizeram uma vestimenta elaborada que levaria Isaque a pensar que estava abençoada Esaú, que tinha muito mais pelos que o irmão. Enquanto Esaú estava fora, atrás da caça para preparar a refeição do pai, Jacó vestiu a roupa e foi ver Isaque levando uma refeição que sua mãe preparara.

Depois de comer, Isaque abençoou Jacó, dando-lhe o direito de herdar a riqueza da família. Quando Esaú chegou, pouco tempo depois, em busca da bênção que era sua por direito, Isaque percebeu seu erro. “Abençoe também a mim, meu pai!”, implorou Esaú. Mas era tarde demais. Isaque não poderia dar uma segunda bênção.

Hoje, a tradição de conceder bênção é menos comum do que nos tempos de Isaque, mas os filhos ainda competem uns com os outros pelo cuidado e pela afeição dos pais. Talvez fosse melhor que pais abençoassem todos os filhos, derramando carinho e atenção sobre eles sem distinção.

As famílias certamente seriam mais felizes e mais saudáveis se marido e esposa trabalhassem juntos, em vez de tentar enganar um aos outro. Ludibriar o cônjuge é uma forma segura de transformar uma circustância boa em ruim e de fazer uma situação ruim fique ainda pior.

Fonte: Bíblia de Estudo Desafios de Todo Homem – Editora Mundo

Você gostou deste artigo? Você pode ter mais informações na página de sermões onde traz inúmeros sermões e introduções de outras cartas.

Não esqueça também de compartilhar esse artigo com outras pessoas clicando nos botões de compartilhamento abaixo