Ícone do siteIgreja Restauração e Vida

Zacarias – Uma advertência contra a opressão

Zacarias - Opressão

O profeta Zacarias oferece, nesta passagem, algumas instruções gerais sobre como devemos tratar as outras pessoas (por exemplo, “administrarem a verdadeira justiça”, em 7:9). Mas ele também dá uma ordem bastante especifica: “Não oprimam a viúva e órfão, nem o estrangeiro e o necessitado” (Zacarias 7:10).

Oprimir significa tirar vantagem, dominar. Nos tempos antigos, assim como na atualidade, o forte é que costuma oprimir o fraco e o indefeso. Em alguns casos, a opressão abarca diferenças raciais ou socioeconômicas. Outros tipo de opressão envolve homens e mulheres, particularmente mulheres sozinhas, que em geral, são oprimidas financeiramente ou sexualmente.

Zacarias menciona, de modo específico, as viúvas como vítimas de opressão. As mães solteiras representam a situação social equivalente em nossos tempos. Na atualidade, muitas mães solteiras estão tentando desesperadamente equilibrar as exigências conflitantes de criar os filhos e prover o lar.

Quer solteiras por causa de um divórcio, quer por causa da morte do cônjuge, tais mulheres costumam ser vulneráveis ao abuso e à injustiça nas mãos de seus empregadores e de outras autoridades presentes em sua vida.

Se cada tipo de infração moral fosse detalhado por Deus na Bíblia, ela teria milhões de páginas. Em vez disso, ele nos ordena a praticar a retidão e a honestidade em tudo o que fizermos. E naqueles casos em que temos poder ou autoridade sobre outras pessoas, devemos ter cuidado adicional para garantir que elas sejam tratadas como o Senhor deseja que as tratemos.

Fonte: Bíblia de Estudo Desafios de Todo Homem – Editora Mundo

Você gostou deste artigo? Você pode ter mais informações na página de sermões onde traz inúmeros sermões e introduções de outras cartas.

Você não conhece a Igreja Restauração e Vida? Em nossa página de contato você encontra nosso endereço e nosso telefone, venha nos fazer uma visita e participe conosco em nossos cultos.

Não esqueça também de compartilhar esse artigo com outras pessoas clicando nos botões de compartilhamento abaixo

Compartilhe na sua rede social favorita
Sair da versão mobile