Diótrefes, alguns anos atrás,uma pessoa responsável pela seleção de alunos para uma faculdade tinha decisões difíceis a tomar. Ela olhava para uma enorme pilha de formulários de alunos altamente capacitados sabendo que a universidade tinha lugar para apenas uma pequena porcentagem deles.

À medida que analisava as cartas dos alunos esperançosos, uma se destacou imediatamente. A selecionadora deu um grande sorriso e colocou no formulário daquele aluno na pilha de “aceitos”. O que fez a diferença?

Aquele aluno, quase uma exceção entre os candidatos, descreveu a sim mesmo como um seguidor. Podeira liderar, disse ele, mas não precisava fazê-lo; não tinha qualquer dificuldade em assumir a posição número 02.

O “eu primeiro” entra por último

“O que faríamos com uma faculdade cheia de líderes e nenhum seguidor?”, perguntou a radiante responsável pela seleção. Infelizmente Diótrefes não tinha a mesma atitude.

Esse homem casou sérias dores de cabeça ao apóstolo João. Ocupava uma posição de liderança numa igreja supervisionada pelo o apóstolo e, tão logo sentiu o gosto do poder, não permitiu que ninguém mais provasse da mesma sensação.

João escrevera à igreja, pedindo que cuidasse de alguns professores e evangelistas itinerantes que desejavam visitar a região, mas Diótrefes se opôs. Ele não queria que ninguém passasse por cima de “sua” autoridade. Na terceira carta de João, descreveu vários traços desagradáveis, presentes em Diótrefes, que precisavam ser confrontados.

Alguém que você deveria conhecer: Diótrefes

Ele adorava ser líder o texto bíblico diz que ele “gostava muito de ser o mais importante” no versículo de número 09. Ele nunca comprou a ideia de Jesus em relação à liderança servil. Em vez disso, agia de acordo com a filosofia “ou é do meu jeito ou não é de jeito nenhum”.

Ele se recusava a reconhecer a autoridade de outros. Diótrefes não gostava simplesmente de ser líder; ele insistia de ser o único líder. Sua palavra precisava ser não só suprema, mas também exclusiva.

Ele falava de maneira maliciosa sobre outros líderes, versículo de número 10. Não contente em desrespeitar a autoridade legítima de outras pessoas, também insistia em difamá-las. Encheu a igreja de fofocas indecentes e de rumores em benefício próprio.

Ele baniu a hospitalidade da igreja e puniu aqueles que ousaram se opor a sua vontade. Diótrefes foi além de afastar os professores visitantes. Ele proibiu os membros de sua igreja de hospedar aqueles homens por conta própria.

Se abrissem seus lares mesmo assim, ele os expulsaria da igreja. Os malucos por controle egocêntrico como Diótrefes podem ficar no poder por algum tempo, mas, por fim, causam tantas feridas que ou saem por conta própria ou lhes pedem que saiam.

Não sabemos o que aconteceu com o Diótrefes ou a sua igreja, mas sabemos que João implorou a seus bons amigos ali que não seguissem o exemplo daquele homem centrado em si mesmo. João teria concordado com a orientação do Apóstolo Paulo:

Nada façam por ambição egoísta ou por vaidade, mas humildemente considerem os outros superiores a si mesmos.
Filipenses 2:3

Esse é um bom conselho a ser seguido em qualquer século.

Moral da história: Bons líderes honram os outros maus líderes elogiam apenas a si mesmos.

Fonte: Bíblia de Estudo Desafios de Todo Homem – Editora Mundo

Você gostou deste artigo? Você pode ter mais informações na página de sermões onde traz inúmeros sermões e introduções de outras cartas.