Sobre o divórcio – Existem duas maneiras de dar uma ordem. Você pode assumir a abordagem positiva (“siga a Deus”) ou expor as coisas que devem ser evitadas (“fuja do diabo”). Nesta passagem poderosa do final do Antigo Testamento, Deus usa as duas para comunicar a santidade do casamento.
Primeiro, Malaquias, o profeta de Deus, fala positivamente: “Não foi o Senhor que os fez um só?” Em corpo e em espírito lhes pertencem. E por que um só? Porque ele desejava uma descendência consagrada. Portanto, tenham cuidado: Ninguém seja infiel à mulher de sua mocidade” (2:15).
Sobre o Divórcio
A seguir, Malaquias apresenta o outro lado: “Eu odeio o divórcio, diz o Senhor, o Deus de Israel ” (2:16). Deus sabe que o contentamento verdadeiro vem da união profunda de duas almas, o tipo encontrado somente dentro da segurança de um compromisso exclusivo e para a via toda entre um homem e uma mulher.
Infelizmente, a maioria de nós tem visto casamento com pouca evidência desse tipo de união. Hoje, o divórcio é incrivelmente comum, entre religiosos ou não. Mas ser comum não significa que não seja importante. O divórcio entristece a Deus.
Sim, ele pode perdoar. Se ele pode absolver repetidas vezes a nação de Israel por seus muitos pecados no transcorrer de vários séculos, pode perdoar o marido e a esposa que arruinaram seu casamento. Mas ele prefere ver mais compromisso mantidos, mais lealdade honrada e mais preservação da santidade da unidade espiritual entre homem e mulher.
Fonte: Bíblia de Estudo Desafios de Todo Homem – Editora Mundo
Você gostou deste artigo? Você pode ter mais informações na página de sermões onde traz inúmeros sermões e introduções de outras cartas.
Você não conhece a Igreja Restauração e Vida? Em nossa página de contato você encontra nosso endereço e nosso telefone, venha nos fazer uma visita e participe conosco em nossos cultos.
Não esqueça também de compartilhar esse artigo com outras pessoas clicando nos botões de compartilhamento abaixo