Ícone do siteIgreja Restauração e Vida

Em pé numa situação dificil

Fornalha Nabucodonosor

Há muito tempo, os professores da escola dominical contam a história dos três rapazes hebreus que se colocaram ao lado de Deus, foram jogados numa fornalha em chamas e depois resgatados de maneira miraculosa no Livro Daniel capítulo 03.

As crianças aprendem que Sadraque, Mesaque e Abede-Nego – três jovens cativos de Judá que serviam na corte do rei Nabucodonosor se recusaram a obedecer a uma ordem para se curvar diante de uma imagem pagã e, assim, incorreram na ira incandescente de rei.

Nabucodonosor ordenou que fossem amarrados e jogados num forno enorme e superaquecido. O calor intenso matou os homens que executaram as ordens do rei, mas não teve nenhum efeito sobre os três, senão o de queimar as cordas que os prendiam.

Quando o rei, surpreso, viu o que havia acontecido e que uma quarta pessoa, parecida “com um filho dos deuses”, andava entre eles, pediu-lhes que saíssem de lá. Os amigos o fizeram, sem ferimentos, nem qualquer sinal de fumaça sobre si.

Nabucodonosor promoveu os três e promulgou um duro decreto que proibia qualquer pessoa de seu reino de proferir qualquer palavra contra o Deus deles. A história impressionava tanto crianças quanto adultos. Mas o que deu àqueles três jovens a coragem para defender suas crenças?

Onde encontraram força para arriscar a vida numa demonstração pública de lealdade a Deus? Encontramos algumas dicas importantes naquilo que eles disseram ao rei antes de sua provação.

— Se formos atirados na fornalha em chamas, o Deus a quem prestamos culto pode livrar-nos, e ele nos livrará das suas mãos, ó rei.  Mas, se ele não nos livrar, saiba, ó rei, que não prestaremos culto aos seus deuses nem adoraremos a imagem de ouro que mandaste erguer”.
Daniel 3:17,18

Este trio não ia simplesmente ao local de adoração nem lia apenas de vez em quando a Bíblia. Tinha o hábito de servir a Deus continuamente. Sadraque, Mesaque e Abede-Nego conheciam e amavam um Senhor poderoso e dotado de poder infinito.

Eles sabiam que apenas poder não daria conta do recado Nabucodonosor tinha isso, e ameaçou usá-lo para matá-los. Mas eles criam que a onipotência, dirigida por amor infinito, mudaria a história.

Os compatriotas de Daniel confiaram sua vida a um Deus soberano. Esperavam que ele agisse em seu favor, mas também sabiam que o Senhor tem o direito e a sabedoria de agir da maneira que ele acha melhor, o que, às vezes, significa que ele não faz aquilo que esperamos ou desejamos.

Como o próprio Nabucodonosor aprenderia dali a alguns anos, Deus “age como lhe agrada com os exércitos dos céus e com os habitantes da terra.” Ninguém é capaz de resistir à sua mão ou dizer-lhe:

—  Todos os povos da terra são como nada diante dele. Ele age como lhe agrada com os exércitos dos céus e com os habitantes da terra. Ninguém é capaz de resistir à sua mão nem de dizer-lhe: “O que fizeste? ”
Daniel 4:35

Ficamos em pé em favor de Deus quando estamos numa situação difícil? Então devemos aprender bem as lições de Sadraque, Mesaque, Abede-Nego.

Moral da história: Precisamos conhecer e amar a Deus para ficarmos em pé em favor dele.

Fonte: Bíblia de Estudo Desafios de Todo Homem – Editora Mundo

Você gostou deste artigo? Você pode ter mais informações na página de sermões onde traz inúmeros sermões e introduções de outras cartas.

Você não conhece a Igreja Restauração e Vida? Em nossa página de contato você encontra nosso endereço e nosso telefone, venha nos fazer uma visita e participe conosco em nossos cultos.

Não esqueça também de compartilhar esse artigo com outras pessoas clicando nos botões de compartilhamento abaixo

Compartilhe na sua rede social favorita
Sair da versão mobile