Em pé numa situação dificil

Fornalha Nabucodonosor

Há muito tempo, os professores da escola dominical contam a história dos três rapazes hebreus que se colocaram ao lado de Deus, foram jogados numa fornalha em chamas e depois resgatados de maneira miraculosa no Livro Daniel capítulo 03.

As crianças aprendem que Sadraque, Mesaque e Abede-Nego – três jovens cativos de Judá que serviam na corte do rei Nabucodonosor se recusaram a obedecer a uma ordem para se curvar diante de uma imagem pagã e, assim, incorreram na ira incandescente de rei.

Nabucodonosor ordenou que fossem amarrados e jogados num forno enorme e superaquecido. O calor intenso matou os homens que executaram as ordens do rei, mas não teve nenhum efeito sobre os três, senão o de queimar as cordas que os prendiam.

Quando o rei, surpreso, viu o que havia acontecido e que uma quarta pessoa, parecida “com um filho dos deuses”, andava entre eles, pediu-lhes que saíssem de lá. Os amigos o fizeram, sem ferimentos, nem qualquer sinal de fumaça sobre si.

Nabucodonosor promoveu os três e promulgou um duro decreto que proibia qualquer pessoa de seu reino de proferir qualquer palavra contra o Deus deles. A história impressionava tanto crianças quanto adultos. Mas o que deu àqueles três jovens a coragem para defender suas crenças?

Onde encontraram força para arriscar a vida numa demonstração pública de lealdade a Deus? Encontramos algumas dicas importantes naquilo que eles disseram ao rei antes de sua provação.

— Se formos atirados na fornalha em chamas, o Deus a quem prestamos culto pode livrar-nos, e ele nos livrará das suas mãos, ó rei.  Mas, se ele não nos livrar, saiba, ó rei, que não prestaremos culto aos seus deuses nem adoraremos a imagem de ouro que mandaste erguer”.
Daniel 3:17,18

Este trio não ia simplesmente ao local de adoração nem lia apenas de vez em quando a Bíblia. Tinha o hábito de servir a Deus continuamente. Sadraque, Mesaque e Abede-Nego conheciam e amavam um Senhor poderoso e dotado de poder infinito.

Eles sabiam que apenas poder não daria conta do recado Nabucodonosor tinha isso, e ameaçou usá-lo para matá-los. Mas eles criam que a onipotência, dirigida por amor infinito, mudaria a história.

Os compatriotas de Daniel confiaram sua vida a um Deus soberano. Esperavam que ele agisse em seu favor, mas também sabiam que o Senhor tem o direito e a sabedoria de agir da maneira que ele acha melhor, o que, às vezes, significa que ele não faz aquilo que esperamos ou desejamos.

Como o próprio Nabucodonosor aprenderia dali a alguns anos, Deus “age como lhe agrada com os exércitos dos céus e com os habitantes da terra.” Ninguém é capaz de resistir à sua mão ou dizer-lhe:

—  Todos os povos da terra são como nada diante dele. Ele age como lhe agrada com os exércitos dos céus e com os habitantes da terra. Ninguém é capaz de resistir à sua mão nem de dizer-lhe: “O que fizeste? ”
Daniel 4:35

Ficamos em pé em favor de Deus quando estamos numa situação difícil? Então devemos aprender bem as lições de Sadraque, Mesaque, Abede-Nego.

Moral da história: Precisamos conhecer e amar a Deus para ficarmos em pé em favor dele.

Fonte: Bíblia de Estudo Desafios de Todo Homem – Editora Mundo

Você gostou deste artigo? Você pode ter mais informações na página de sermões onde traz inúmeros sermões e introduções de outras cartas.

Não esqueça também de compartilhar esse artigo com outras pessoas clicando nos botões de compartilhamento abaixo