O que você obtém quando combina um temperamento esquentado, um ego inflado, falta de  consciência e poder sem limites? Veremos um antigo rei da Babilônia chamado Nabucodonosor.

Nabucodonosor – Alguém que você deveria conhecer

Nabucodonosor chegou ao poder pouco depois de derrotar os egípcios em uma das mais importantes batalhas da história antiga, e governou o Império da Babilônia por mais de quatro décadas, de 605 a 526 a.c.

Ele reinou como soberano absoluto de um vasto reino que dominava o antigo Oriente Médio. Analisando aquele longo reinado, Daniel disse o seguinte acerca do monarca:

— Devido à alta posição que lhe concedeu, homens de todas as nações, povos e línguas tremiam diante dele e o temiam. A quem o rei queria matar, matava; a quem queria poupar, poupava; a quem queria promover, promovia; e a quem queria humilhar, humilhava.
Daniel 5:19

Deus usou Nabucodonosor para disciplinar o povo rebelde de Judá por meio de uma série de invasões devastadoras, culminando com a destruição de Jerusalém e a demolição do templo em 586 a.c.

Tropas babilônicas mataram milhares de hebreus e levaram incontáveis milhares de outros para o cativeiro. Além das conquistas militares, Nabucodonosor criou uma reputação pra si por meio de um impressionante programa de construção.

Babilônia, sua capital, já era uma cidade antiga em sua época, mas ele a embelezou e a expandiu, criando a metrópole mais impressionante da terra. A cidade se estendia por cerca de quinze quilômetros de muros duplos, com oito portões principais, e se orgulhava de um imenso lago artificial construído para defesa.

Nos dias atuais, visitantes podem observar as ruínas do famoso portão de Ishtar, adornado por tijolos coloridos e imagens em relevo de touros, leões e dragões.

Mais de cinquenta templos se espalhavam pelo interior da cidade, sendo o principal deles um zigurate de 110 metros quadrados de base e sete andares de altura, com um altar no topo, a cerca de noventa metros de altura.

Um dia, enquanto olhava de seu palácio para tudo o que havia construído, Nabucodonosor exclamou:

—  Acaso não é esta a grande Babilônia que eu construí como capital do meu reino, com o meu enorme poder e para a glória da minha majestade? ”
Daniel 4:30

Naquele momento, o terrível julgamento de Deus caiu sobre ele. Assim como Daniel predissera um ano antes, Nabucodonosor mergulhou no caos da insanidade (por sete meses ou sete anos; o texto hebraico não é claro).

Seus sintomas era viver com os animais, comer capim, pelos crescendo como as penas de uma águia e unhas como as garras das aves, descrevem uma condição médica rara, conhecida hoje como boantropia, uma doença mental que faz a pessoa acreditar que é um boi.

Deus queria ensinar ao rei arrogante uma verdade:

— Tu serás expulso do meio dos homens e viverás com os animais selvagens; comerás capim como os bois e te molharás com o orvalho do céu. Passarão sete tempos até que admitas que o Altíssimo domina sobre os reinos dos homens e os dá a quem quer.
Daniel 4:25

Depois de vagar com os animais pelo tempo determinado. Nabucodonosor finalmente recuperou sua sanidade, e também um profundo respeito por um Rei infinitamente mais poderoso que ele.

—  Todos os povos da terra são como nada diante dele. Ele age como lhe agrada com os exércitos dos céus e com os habitantes da terra. Ninguém é capaz de resistir à sua mão nem de dizer-lhe: “O que fizeste? ”
Naquele momento voltou-me o entendimento, e eu recuperei a honra a majestade e a glória do meu reino. Meus conselheiros e nobres me procuraram, meu trono me foi restaurado, e minha grandeza veio a ser ainda maior.
Agora eu, Nabucodonosor, louvo e exalto e glorifico o Rei dos céus, porque tudo o que ele faz é certo, e todos os seus caminhos são justos. E ele tem poder para humilhar aqueles que vivem com arrogância.
Daniel 4:35-37

Fonte: Bíblia de Estudo Desafios de Todo Homem – Editora Mundo

Você gostou deste artigo? Você pode ter mais informações na página de sermões onde traz inúmeros sermões e introduções de outras cartas.