Ícone do siteIgreja Restauração e Vida

Introdução da Segunda Carta a Timóteo

Segunda Carta a Timóteo

Autor, data e antecedentes da segunda carta a Timóteo

Depois que foi liberto da prisão em Roma em 62/63 a.C. (Atos dos Apóstolos 28) e depois da quarta viagem missionária durante a qual escreveu a primeira carta a Timóteo e Tito, Paulo voltou a ser preso no reinado do imperador Nero, c. 66-67.

Foi durante esse tempo que escreveu a segunda carta a Timóteo (1:1). Ao contrário de seu primeiro encarceramento, em que morava numa casa alugada (Atos dos Apóstolos 28.30), agora padecia numa masmorra fria (4.13), acorrentado como um criminoso comum (1.16; 2.9).

Já Pensou em uma formação e Doutorado em Teologia em menos de 01 ano?

Seus próprios amigos tiveram dificuldade de descobrir onde estava detido (1.17). Paulo sabia que a sua obra tinha sido concluída e que sua vida estava quase no fim (4.6-8). A autoria paulina da carta também era reconhecida entre os líderes da igreja primitiva.Por exemplo: Irineu, c. 175; Tertuliano, c. 200; Orígenes, c. 250; Eusébio c. 315).

Motivos para escrever a segunda carta a Timóteo

Paulo tinha três razões para escrever a Timóteo nessa ocasião:

1-) Sentia-se solitário. Figelo, Hermógenes, “todos os da Província da Ásia” (1.15), e Demas (4.10) o tinham abandonado. Crescente, Tito e Tíquico tinham viajado (4.10- 12), e somente Lucas estava com ele (4.11). Paulo desejava muito que Timóteo fosse também ficar com ele. Timóteo era o seu “cooperador” (Romanos 16.21), que, “como um filho ao lado de seu pai”, tinha servido em estreita cooperação com Paulo (Filipenses 2.22; primeira carta aos Corintios 4.17).

A respeito dele, Paulo pôde dizer: “Não tenho ninguém como ele” (Filipenses 2.20). Paulo ansiava por Timóteo (1.4) e duas vezes lhe pediu para vir logo a seu encontro (4.9,21). Mais informações sobre Timóteo acham-se em “Introdução, primeira carta a Timóteo: Destinatário”.

2-) Paulo estava preocupado com o bem-estar das igrejas nesse período de perseguição sob o reinado de Nero e admoesta Timóteo a guardar o evangelho (1.14), a perseverar nele (3.14), a continuar pregando-o (4.2) e, se necessário fosse, a sofrer por ele (1.8; 2.3).

3-) Queria escrever à igreja de Éfeso por meio de Timóteo assim como no final de primeira carta a Timóteo, “vocês” demonstra que a carta deveria ser lida em público, embora a primeira parte do mesmo versículo continue sendo dirigida exclusivamente a Timóteo.

Esboço

  1. Introdução (1.1-4)
  2. A solicitude de Paulo por Timóteo (1.5-14)
  3. A situação de Paulo (1.15-18)
  4. Instruções especiais a Timóteo (capítulo 2)
    • Exortação à perseverança (2.1-13)
    • Advertência contra controvérsias insensatas (2.14-16)
  5. Advertência a respeito dos últimos dias (capítulo 3)
    • Tempos terríveis (3.1-9)
    • Meios de combatê-los (3.10-17)
  6. Últimas observações de Paulo (4.1-8)
    • Exortação para pregar a Palavra (4.1-5)
    • A perspectiva vitoriosa de Paulo (4.6-8)

Fonte: Bíblia de Estudo NVI (Nova Versão Internacional) – Editora Vida

Você gostou da Introdução da segunda carta a Timóteo ? Você pode ter mais informações na página de sermões onde traz inúmeros sermões e introduções de outras cartas.

Você não conhece a Igreja Restauração e Vida? Em nossa página de contato você encontra nosso endereço e nosso telefone, venha nos fazer uma visita e participe conosco em nossos cultos.

Não esqueça também de compartilhar esse artigo com outras pessoas clicando nos botões de compartilhamento abaixo.

Compartilhe na sua rede social favorita
Sair da versão mobile