Autor, data e antecedentes da segunda carta a Timóteo

Depois que foi liberto da prisão em Roma em 62/63 a.C. (Atos dos Apóstolos 28) e depois da quarta viagem missionária durante a qual escreveu a primeira carta a Timóteo e Tito, Paulo voltou a ser preso no reinado do imperador Nero, c. 66-67.

Foi durante esse tempo que escreveu a segunda carta a Timóteo (1:1). Ao contrário de seu primeiro encarceramento, em que morava numa casa alugada (Atos dos Apóstolos 28.30), agora padecia numa masmorra fria (4.13), acorrentado como um criminoso comum (1.16; 2.9).

Já Pensou em uma formação e Doutorado em Teologia em menos de 01 ano?

Seus próprios amigos tiveram dificuldade de descobrir onde estava detido (1.17). Paulo sabia que a sua obra tinha sido concluída e que sua vida estava quase no fim (4.6-8). A autoria paulina da carta também era reconhecida entre os líderes da igreja primitiva.Por exemplo: Irineu, c. 175; Tertuliano, c. 200; Orígenes, c. 250; Eusébio c. 315).

Motivos para escrever a segunda carta a Timóteo

Paulo tinha três razões para escrever a Timóteo nessa ocasião:

1-) Sentia-se solitário. Figelo, Hermógenes, “todos os da Província da Ásia” (1.15), e Demas (4.10) o tinham abandonado. Crescente, Tito e Tíquico tinham viajado (4.10- 12), e somente Lucas estava com ele (4.11). Paulo desejava muito que Timóteo fosse também ficar com ele. Timóteo era o seu “cooperador” (Romanos 16.21), que, “como um filho ao lado de seu pai”, tinha servido em estreita cooperação com Paulo (Filipenses 2.22; primeira carta aos Corintios 4.17).

A respeito dele, Paulo pôde dizer: “Não tenho ninguém como ele” (Filipenses 2.20). Paulo ansiava por Timóteo (1.4) e duas vezes lhe pediu para vir logo a seu encontro (4.9,21). Mais informações sobre Timóteo acham-se em “Introdução, primeira carta a Timóteo: Destinatário”.

2-) Paulo estava preocupado com o bem-estar das igrejas nesse período de perseguição sob o reinado de Nero e admoesta Timóteo a guardar o evangelho (1.14), a perseverar nele (3.14), a continuar pregando-o (4.2) e, se necessário fosse, a sofrer por ele (1.8; 2.3).

3-) Queria escrever à igreja de Éfeso por meio de Timóteo assim como no final de primeira carta a Timóteo, “vocês” demonstra que a carta deveria ser lida em público, embora a primeira parte do mesmo versículo continue sendo dirigida exclusivamente a Timóteo.

Esboço

1. Introdução (1.1-4)
  2. A solicitude de Paulo por Timóteo (1.5-14)
  3. A situação de Paulo (1.15-18)
  4. Instruções especiais a Timóteo (capítulo 2)
    • Exortação à perseverança (2.1-13)
    • Advertência contra controvérsias insensatas (2.14-16)
  5. Advertência a respeito dos últimos dias (capítulo 3)
    • Tempos terríveis (3.1-9)
    • Meios de combatê-los (3.10-17)
  6. Últimas observações de Paulo (4.1-8)
    • Exortação para pregar a Palavra (4.1-5)
    • A perspectiva vitoriosa de Paulo (4.6-8)

Você gostou da Introdução da segunda carta a Timóteo ? Você pode ter mais informações na página de sermões onde traz inúmeros sermões e introduções de outras cartas.