Ícone do siteIgreja Restauração e Vida

Introdução do Livro de Naum

Introdução do Livro de Naum

Autor do Livro de Naum

O livro contém a “visão de Naum” (1.1), cujo nome significa “consolo” e está relacionado com o nome Neemias, que significa “O SENHOR CONSOLA” ou “CONSOLO DO SENHOR”.

(A queda de de Nínive, tema de Naum, traria consolo a Judá). Nada se sabe a respeito dele a não ser o nome de sua cidade natal (Elcós), e até mesmo a localização geral dela é incerta.

Data do Livro de Naum

Em 3.8-10, o autor fala da queda de Tebas – ocorrido em 663 a.c. – como fato já passado. Nos três capítulos, Naum profetiza a queda de Nínive, profecia cumprida em 612. Naum, portanto, decretou essa sentença entre 663 e 612 a.c., talvez perto do fim desse período, visto que apresenta como iminente a queda de Nínive (2.1; 3.14,19).

Nesse caso, o profeta estaria situado no reinado de Josias, sendo da época de Salomão e de Jeremias, este quando jovem.

Antecedentes históricos

A Assíria (representada por Nínive, 1.1) já tinha destruído Samaria (722-721 a.c.), o que resultou no cativiro do Reino do Norte, Israel, e agora era ameaça contra Judá.

Os assírios eram brutalmente cruéis, e seus reis eram muitas vezes retratados regozijando-se com os castigos sanguinários aplicados aos povos conquistados. Conduziam suas guerras com ferocidade aterradora, arraigavam populações inteiras como políticas nacional e as deportavam a outras partes de seu império.

Os líderes das cidades conquistadas eram torturados e horrivelmente multilados antes de ser executados. Não admira que o pavor da Assíria caísse sobre todas as nações vizinhas!

Por volta 700.a.c, o rei Senaqueribe fez de Nínive a capital do Império Assírio, e ela continuou assim até ser destruiída em 612. Em data anterior, Jonas proclamaram a destruição de Nínive (Jonas 3.4), mas os habitantes se arrependeram e a destruição foi temporariamente suspendida.

Não muitos depois disso, porém, Nínive voltou-se para a sua iniquidade, desumanidade e soberba extremas. Não muito depois disso, porém, Nínive voltou-separa a sua iniquidade, desumanidade e soberba extremas.

Essa brutalidade chegou ao auge no reinado de Assurbanipal (669-627), o último grande governante do Império Assírio. Depois da morte dele, a influência e o poder da Assíria entrarm num rápido declínio até 612, quando Nínive foi consquistada.

Destinatários do Livro de Naum

Algumas palavras são endereçadas a Judá (1.12,13,15), mas a maioria delas são dirigidas a Nínive (1.11,14; 2.1,13; 3.5-17,19) ou seu rei (3.18). O livro escrito no entanto, era para os leitores judeus.

Estilos literário

O conteúdo é principalmente judicial (oráculos de juízo), com referência e vocabulário condizentes, além de sensações, visões e sons intensos. A linguagem é poética, com o emprego frequente de metafóras e símiles, retratos verbais de forte impacto; repetições e muitas frases curtas, muitas vezes estanques.

Perguntas retóricas pontuam o fluxo do pensamento, que ressalta de modo marcante a indignação moral por causa da injustica.

Temas Teológicos

O tema central do livro é o juízo que o Senhor tará sobre Nínive, por causa da opressão, crueldade, idolatria e maldade. O livro termina com a profecia da inevitável destruição de Nínive.

Conforme Romanos 11.22, Deus é bondade e severidade. Em Naum, Deus não é somente “muito paciente” e “um refugio … protege os que nele confiam” (1.7), mas também é aquele que “não deixará impune o culpado” (1.3).

A justiça e o reino de Deus finalmente triunfarão. Os reinos edificados na maldade e tirania certamente cairão, como a Assíria.

Esboço

  1. Título (1.1)
  2. O juiz de Nínive (1.2-15)
    • A bondade e a severidade do Senhor (1.2-8)
    • A derrota de Nínive e o júbilo de Judá (1.9-15)
  3. A condenação de Nínive (capítulo 2)
    • Nínive sitiada (2.1-10)
    • A desolação de Nínive contraposta a sua glória passada (2.11-13)
  4. A destruição total de Nínive
    • Os pecados de Nínive
    • A perdição de Nínive

Fonte: Bíblia de Estudo NVI (Nova Versão Internacional) – Editora Vida

Você gostou da Introdução do Livro de Naum? Você pode ter mais informações na página de sermões onde traz inúmeros sermões e introduções de outras cartas.

Você não conhece a Igreja Restauração e Vida? Em nossa página de contato você encontra nosso endereço e nosso telefone, venha nos fazer uma visita e participe conosco em nossos cultos.

Não esqueça também de compartilhar esse artigo com outras pessoas clicando nos botões de compartilhamento abaixo.

Compartilhe na sua rede social favorita
Sair da versão mobile