Autor do Livro de Sofonias
O profeta Sofonias era, segundo parece, de considerável posição social em Juá e provavelmente tinha parentesco com a linguagem real. A profecia começa com uma declaração da ascendência do autor (1.1), que por si só é características incomum na tradição profética hebraica.
Sofonias era descendente, que quarta geração, de Ezequias, rei notável de Judá, de 715 a 686 a.c. À parte dessa declaração, nada mais se sabe de seus antecedentes.
Se Miquéias lidou cuidados e compassivamente com os problemas do povo comum de Judá, os pronunciamentos de Sofonias revelam intimidade muito maior com os círculos da corte e com as questões políticas em voga na época.
Provavelmente estava familiarizado com os escritos do profetas conhecidos do século vii, como Isaías e Amós, cujos pronunciamentos são refletidos por ele. É possível, ainda, que tivesse em conhecimento do ministério do jovem profeta Jeremias.
Data do Livro de Sofonias
De acordo com 1.1, Sofonias profetizou no reinado de Josias (640-609 a.c.), de modo que era da época de Jeremias, de Naum e talvez de Habacuque. Sua profecia deve talvez ser datada relativamente cedo no reinado de Josias, antes da tentativa de reforma feita por esse rei (quando ainda prevaleciam as condições produzidas pelos reinados de Manassés e de Amom) e antes da morte do rei assírio Assurbanípal, em 627 (quando a Assíria ainda era poderosa, embora sujeita a desafios).
Antecedentes históricos do Livro de Sofonias
Confira as Introduções abaixo:
- Introdução do Livro de Jeremias
- Introdução do Livro de Naum
Propósito e tema do Livro de Sofonias
A intenção do autor era proclamar a Judá o juízo divino iminente. Uma incursão dos citas em Canaã talvez tenha fornecido a ocasião imediata. Esse povo, feroz e montado em cavalos, teve origem na região que agora é o sul da Rússia, mas já no século VII tinha migrado pelo Cáucaso e se estabelecido ao longo dos territórios do norte do império Assírio.
Sendo ao mesmo tempo inimigos e alidados da Assíria, os citas parecem ter feito uma incursão ao sul, ao longo do litoral do Mediterrâneo, na década de 620 a.c., destruindo Asquelon e Asdode, tendo cessado na fronteira egípcia o seu avanço em troca de um pagamento feito pelo faraó Psamtik (Psamético).
No fim, porém, a destruição profetizada por Sofonias foi levada a eleito pelos babilônios depois de terem vencido a Assíria e dado fim àquela potência antiga.
O tema principal de Sofonias é a vinda do dia d SENHOR, quando Deus castigará severamente as nações, dentre as quais a apóstata Judá. Retrata o horror violento dessa experiência penosa com a mesma linguagem figurada expressiva que se acha em outra parte dos profetas.
Mas também deixa claro que Deus ainda será misericórdia com o seu povo; assim como muitos outros profetas, termina seu pronunciamento de calamidade e passa para a nota positiva da restauração de Judá.
Esboço do Livro de Sofonias
- Introdução (1.1-3)
- Título: identificação do profeta (1.1)
- Prólogo: dupla proclamação do juízo total (1.2,3)
- O dia do Senhor vem sobre Judá e as nações (1.4-18)
- Condenação dos idólatras em Judá (1.4-9)
- Lamentação por toda Jerusalém (1.10-13)
- O dia inescapável da ira do Senhor (1.14-18)
- A condenação divina das nações (2.1-3.8)
- Chamado ao arrependimento (2.1-3)
- Condenação de Filística (2.4-7)
- Condenação de Moabe e de Amom (2.8-11)
- Condenação da Etiópia (2.12)
- Condenação da Assíria (2.13-15)
- Condenação de Jerusalém (3.1-5)
- Jerusalém recusa-se a arrepender-se (3.6-8)
- Redenção do remanescente (3.9-20)
- Purificação das nações, restauração do remanescente, unificação de Jerusalém (3.9-13)
- Regozijo na cidade (3.14-17)
- Restauração da nação (3.18-20)
Fonte: Bíblia de Estudo NVI (Nova Versão Internacional) – Editora Vida
Você gostou da Introdução do Livro de Sofonias? Você pode ter mais informações na página de sermões onde traz inúmeros sermões e introduções de outras cartas.
Você não conhece a Igreja Restauração e Vida? Em nossa página de contato você encontra nosso endereço e nosso telefone, venha nos fazer uma visita e participe conosco em nossos cultos.
Não esqueça também de compartilhar esse artigo com outras pessoas clicando nos botões de compartilhamento abaixo.
0 Comentários