Introdução do Livro de Obadias

Autor

O nome do autor é Obadias, que significa “servo (ou adorador) do SENHOR”. Trata-se de nome muito comum. Não é mencionando o nome de seu pai nem o lugar de seu nascimento.

Data e local de composição

A data e o local de composição são debatíveis. Para datar a profecia, basta simplesmente relacionar os v.11-14 a um de dois acontecimentos históricos de Israel:

1. A invasão de Jerusalém pelos filisteus e árabes durante o reinado de Jeorão (853-841 a.c.); Nesse caso, Obadias seria da época de Eliseu.
  2. Os ataques babilônicos a Jerusalém (605-586). Obadias então seria da época de Jeremias. Essa alternativa parece mais provável.

A correspondência entre esses dois profetas, mas é possível que ambos tenham usando uma fonte comum que hoje desconhecemos.

Unidade e Tema

Não existe motivo forte o bastante para divulgar da unidade dessa breve profecia. Seu tema é que Edom, orgulhando-se da sua segurança, sentiu maldosa satisfação com a devastação de Israel por potências estrangeiras. No entanto, a participação de Edom nessa calamidade provocará a ira divina.A própria nação será destruída, mas o monte Sião e Israel serão livrados, e o reino de Deus triunfará.

As atividades hostis de Edom tem acompanhado os séculos da existência de Israel. As referências bíblicas que se seguem nos ajudam a entender o relacionamento entre Israel e Edom. Como os edomitas tem parentesco com os israelitas (v.10), sua hostilidade é ainda mais repreensível.

Edom é plenamente responsável por ter deixado de ajudar Israel e pela agressão indisfarçada contra este povo. O fato de que Deus rejeitara Esaú (Gn 25.23; Ml 1.3 Rm 9.13) não exonera de modo algum os edomitas. Edom, acomodado em suas fortalezas nas montanhas, será deslocado de lá e saqueado. Israel prosperá porque Deus está com ele.

Esboço do Livro de Obadias

1. Título e introdução (1)
  2. Juízo contra Edom (2-14)
    1. Anunciada a destruição de Edom (2-7)
      1. Humilhado o seu orgulho (2-4)
      2. A natureza total da sua destruição (5-7)
    2. Reafirmada a destruição de Edom (8-14)
      1. Sua vergonha e destruição (8-10)
      2. Seus crimes contra Israel (11-14)
  3. O Dia do Senhor (15-21)
    1. Juízo contra as nações, mas livramento para Sião (15-18)
    2. Estabelecido o reino do Senhor (19-21)

O menor livro da Bíblia

Exatamente é o que você leu o Livro de Obadias é o menor livro da Bíblia, composto apenas com um capítulo e com 21 versículos, retrata sobre o juízo de contra Edom e alguns relatos sobre esse assunto, conforme descrito acima. Agora você já sabe quando alguém lhe perguntar qual é o menor livro da bíblia? A resposta é do Profeta Obadias.

Você gostou da Introdução do Livro de Obadias? Você pode ter mais informações na página de sermões onde traz inúmeros sermões e introduções de outras cartas.