Introdução segunda carta de João

Destaque - Introdução da segunda Carta de João

Autor da segunda carta de João

O autor é o apóstolo João. Semelhanças óbvias com primeira carta de João e o evangelho de João levam a crer que a mesma pessoa escreveu os três livros. Comparar os seguintes textos:

Veja ” Introdução primeira carta de João/ João: Autor“.

Data da segunda carta de João

A segunda carta de João foi provavelmente escrita quase na mesma época que primeira carta de João (85-95 d.C.), como fazem supor as comparações acima (veja ” Introdução primeira carta de João/ João: Data“).

Ocasião e propósito

Nos dois primeiros séculos, o evangelho era levado de um lugar para outro por evangelistas e mestres itinerantes. Os cristãos costumavam acolher esses missionários em casa, dando-lhes suprimentos para a viagem quando partiam para outro local.

Já Pensou em uma formação e Doutorado em Teologia em menos de 01 ano?

Como os doutrinadores gnósticos também dependiam dessa praxe foi escrita para conclamar ao discernimento no apoio aos mestres itinerantes; de outra forma, alguém poderia, sem querer, estar contribuindo para a propagação da heresia, e não da verdade.

Esboço da segunda carta de João

1. Saudação – Capítulo 1 versículos 1 ao 3
  2. Elogio – Capítulo 1 versículo 4
  3. Exortação e advertência Capítulo 1 versículos 5 ao 11
  4. Conclusão Capítulo 1 versículos 12 ao 13

Fonte: Bíblia de Estudo NVI (Nova Versão Internacional) – Editora Vida

Você gostou da Introdução da segunda carta de João? Você pode ter mais informações na página de sermões onde traz inúmeros sermões e introduções de outras cartas.

Você não conhece a Igreja Restauração e Vida? Em nossa página de contato você encontra nosso endereço e nosso telefone, venha nos fazer uma visita e participe conosco em nossos cultos.