O tema “Ouvir a quem e como?” é fundamental para a nossa jornada espiritual. Neste artigo, exploraremos a importância de discernir as vozes que ouvimos e como isso impacta nossas vidas. Através do exemplo do chamado de Levi, também conhecido como Mateus, podemos aprender sobre a importância de estar atentos ao chamado de Jesus e como devemos responder a ele.

O Contexto do Chamado de Levi

O Evangelho de Marcos, capítulo 2, versículos 13 a 17, nos apresenta o momento em que Jesus chama Levi, um cobrador de impostos, para segui-lo. Este chamado é significativo, pois Levi era uma figura desprezada na sociedade, visto como um traidor e ladrão. A coletoria, onde Levi trabalhava, era um local de opressão e exploração, onde os publicanos cobravam impostos em nome do Império Romano.

Jesus, ao escolher Levi, demonstra que seu chamado é para todos, independentemente de seu passado ou status social. Essa ação nos ensina que devemos estar abertos a ouvir o chamado de Deus, mesmo quando ele vem de lugares inesperados ou através de pessoas que a sociedade considera indesejáveis.

A Importância de Ouvir

Ouvir é uma habilidade essencial que muitas vezes é negligenciada. O ato de ouvir vai além da simples audição; envolve atenção, reflexão e compreensão. A Bíblia nos ensina que devemos ouvir mais do que falar, e isso é refletido no fato de termos dois ouvidos e uma boca. Essa proporção nos lembra da importância de escutar antes de expressar nossas opiniões.

Quando Jesus chamou Levi, ele estava se dirigindo a alguém que, apesar de sua posição, estava preparado para ouvir e responder ao chamado. É crucial que estejamos com nossos ouvidos abertos para a direção de Deus em nossas vidas, pois ele nos fala de várias maneiras, muitas vezes no silêncio ou através de ações que não estão explicitamente escritas nas Escrituras.

Quem Devemos Ouvir?

A pergunta “quem devemos ouvir?” é vital em um mundo repleto de vozes. Jesus nos ensina que devemos dar ouvidos àqueles que trazem a verdade e a luz. No caso de Levi, Jesus escolheu um homem que era considerado um pecador, mas que estava pronto para se transformar e seguir a vontade de Deus.

As vozes que ouvimos podem moldar nossas decisões e ações. Portanto, é importante discernir quais vozes são verdadeiramente de Deus e quais são meramente influências externas que podem nos desviar do caminho certo. Precisamos ouvir a voz que nos chama ao arrependimento, à transformação e à vida em abundância.

O Caráter de Jesus

Quando Jesus se aproximou de Levi, ele não se importou com o que os outros pensavam. Ele veio para chamar os pecadores, não os justos. Essa atitude revela o caráter amoroso e inclusivo de Jesus, que busca salvar e restaurar aqueles que estão perdidos. Precisamos nos lembrar de que Jesus não é um Deus de regras e condenações, mas um Deus de amor e compaixão.

É essencial que ouvimos a voz de Jesus que nos chama para uma vida de amor, cuidado e serviço aos outros. Essa é a essência do evangelho: resgatar, restaurar e redimir vidas, independentemente de seu passado.

Como Ouvir Eficazmente?

A habilidade de ouvir vai além de apenas estar fisicamente presente. Precisamos cultivar um ambiente propício para ouvir a voz de Deus. Isso envolve oração, meditação na Palavra e estar em comunhão com outros cristãos. Quando nos dedicamos a essas práticas, nos tornamos mais sensíveis à direção de Deus.

Além disso, é importante que estejamos dispostos a silenciar outras vozes que possam nos distrair. Em um mundo cheio de ruídos, precisamos encontrar momentos de quietude para ouvir a voz suave do Senhor. Isso pode ser feito através de momentos de solitude, onde buscamos a presença de Deus em nossas vidas.

O Futuro e o Chamado de Deus

Quando Jesus chamou Levi, ele não apenas o convidou para segui-lo, mas também lhe deu um novo propósito. Levi se tornou um dos apóstolos e desempenhou um papel fundamental na disseminação do evangelho. Isso nos ensina que o chamado de Deus em nossas vidas não é apenas para nos salvar, mas também para nos enviar e nos usar para sua glória.

Devemos lembrar que, assim como Levi, cada um de nós tem um propósito divino. Quando ouvimos e respondemos ao chamado de Deus, somos capacitados a realizar grandes coisas para o Reino. É fundamental que olhemos para o futuro com esperança e confiança, sabendo que Deus tem planos para nós.

Reflexão Final

O chamado de Jesus para Levi nos convida a refletir sobre a quem estamos ouvindo e como estamos respondendo a esse chamado. Precisamos estar atentos à voz de Deus, discernindo entre as muitas vozes que nos cercam. Através da oração, da meditação na Palavra e da comunhão com outros crentes, podemos ouvir claramente o que Deus deseja para nossas vidas.

Que possamos, portanto, assim como Levi, estar prontos para ouvir e responder ao chamado de Jesus, independentemente de nosso passado. Que nossas vidas sejam transformadas à medida que ouvimos sua voz e seguimos seu exemplo de amor e compaixão. Ao fazermos isso, nos tornamos instrumentos de Deus para tocar a vida de outros e trazer esperança ao mundo.

Em um dia tão especial como o Dia dos Pais, que possamos também honrar aqueles que desempenham papéis importantes em nossas vidas, lembrando sempre de dar ouvidos à voz que nos chama para a vida plena em Cristo. Que Deus nos abençoe e nos guie em nossa jornada de fé!

Você não conhece a Igreja Restauração e Vida? Em nossa página de contato você encontra nosso endereço e nosso telefone.

Venha nos fazer uma visita e participe conosco em nossos cultos.