Provérbios 2 – O valor da sabedoria

Provérbios 2 - O valor da sabedoria

Olá caro leitor, tudo bem com você? Estamos aqui novamente agora com o assunto próverbios 2. Vamos aqui nesse post tratar por que provérbios 2 cujo relata sobre o valor da sabedoria. Como falamos em provérbios 1, ele nos ensina a grande importância da sabedoria.

É notório que durante essa nossa série você ira ouvir inúmeras vezes o termo sabedoria. Caso você tenha interesse em saber sobre a Introdução do Livro de Provérbios aqui em nossos sermões você encontra-rá.

Provérbios 2 – O valor da sabedoria

Veremos abaixo a grande significado do valor da sabedoria em provérbios 2 conforme a instrução do rei Salomão.

A Importância da busca

Nos 5 primeiros versículos podemos ver que Salomão nos orienta buscar a sabedoria como alguém que busca um tesouro escondido.  Isso não lhe parece familiar?

Jesus Cristo, sempre foi a sabedoria em pessoa, certa vez ele disse:

“O Reino dos céus é como um tesouro escondido num campo. Certo homem, tendo-o encontrado, escondeu-o de novo e, então, cheio de alegria, foi, vendeu tudo o que tinha e comprou aquele campo.
Mateus 13:44

Podemos observar atentamente que Salomão enfatiza que a busca pela a sabedoria em provérbios 2 é a busca para o Reino dos Céus como Jesus explanou.

Guardar no coração.

Da mesma maneira que o salmista conclamava os jovens a evitar o pecado guardando a palavra de Deus.

“Guardei no coração a tua palavra para não pecar contra ti.”
Salmos 119:11

Dar ouvidos

O cristão é necessário que venha ouvir, a mensagem de Deus. Escutar subentende prestar atenção e obedecer, que no caso é a prática da palavra de Deus.

Dêem ouvidos e venham a mim; ouçam-me, para que sua alma viva. Farei uma aliança eterna com vocês, minha fidelidade prometida a Davi.
Isaías 55:3

Coração não é órgão é a mente

Quando falamos de coração ainda tem muito crente ainda menino na fé achando que é o órgão que bombeia o sangue do nosso corpo. A palavra hebraica traduzida por “coração” aqui tem de fato a sua tradução literária a palavra mente.

Dá, pois, ao teu servo um coração cheio de discernimento para governar o teu povo e capaz de distinguir entre o bem e o mal. Pois, quem pode governar este teu grande povo? ”
1 Reis 3:9

Tesouro escondido em Provérbios 2

Podemos entender essa definição no próprio livro de Jó capítulo 28, versículos de 01 à 11, cujo refere-se às técnicas antigas de mineração e compara a mineração com a busca da sabedoria.

“Existem minas de prata e locais onde se refina ouro. O ferro é extraído da terra, e do minério se funde o cobre. O homem dá fim à escuridão; e vasculha os recônditos mais remotos em busca de minério, nas mais escuras trevas. Longe das moradias ele cava um poço, em local esquecido pelos pés dos homens; longe de todos, ele se pendura e balança. A terra, da qual vem o alimento, é revolvida embaixo como que pelo fogo; das suas rochas saem safiras, e seu pó contém pepitas de ouro. Nenhuma ave de rapina conhece aquele caminho oculto, e os olhos de nenhum falcão o viram. Os animais altivos não põem os pés nele, e nenhum leão ronda por ali. As mãos dos homens atacam a pederneira e transtornam as raízes das montanhas. Fazem túneis através da rocha, e os seus olhos enxergam todos os tesouros dali Eles vasculham as nascentes dos rios e trazem à luz coisas ocultas. “Onde, porém, se poderá achar a sabedoria? Onde habita o entendimento? O homem não percebe o valor da sabedoria; ela não se encontra na terra dos viventes.

Seduções Humanas

Nos versículos 12 à 19 A sabedoria nos preserva das seduções humanas que querem nos conduzir por caminhos perversos (12-15). e das tentações oferecidas pela adulterá (16-19).

Na sociedade o que vivemos hoje, podemos ver muitas coisas acontecendo em nosso dia a dia. Mas o inacreditável é ver em nosso dia a dia a perversidade também chegando nas igrejas (pessoas) que se dizem ser de Deus e acaba sendo seduzidas por palavras ou até ainda se corrompendo-se.

Conforme dito anteriormente você irá encontrar inúmeras pessoas se desviando da verdade (luz) e indo para as trevas. Interessante aqui é que você por si só vai entender que essas pessoas estão tomando esse tipo de atitude por que querem. Nesse ponto a sabedoria que está em você entende que eles estão cavando a própria sepultura.

A Mulher imoral

Mulher imoral aqui no caso é a mulher pervertida. Essa mulher também considerada como “Forasteira” e “estrangeira” por que qualquer mulher que não fosse a própria esposa deveria ser considerada proibida, como outra estrangeira que adorava outro deus.

Assim da mesma forma como a mulher imoral também é o que presenciamos hoje neste século sobre o evangelho. Vem com as mesmas características como a mulher imoral, te oferendo o melhor da sua vida, querendo fazer você se desfrutar de algo que é somente momentâneo e não algo definitivo para transformar sua vida.

O que podemos aprender sobre Provérbios 2?

De antemão podemos observar atentamente que provérbios 2 nos ensina o valor da busca da sabedoria para a vida.

A princípio vemos claramente que a busca por essa sabedoria é como se fosse a extração de um minério, ou seja deve haver uma busca incansável por isso.

Contudo provérbios 2 nos exibe que existem as seduções humanas. Contudo podemos aprender que cabe a nós observamos atentamente tais seduções e agirmos rapidamente para não sermos pego, pelos nossos próprios desejos.

Acima de tudo o objetivo de nossa série é mostrar como o livro de provérbios de forma mais abreviada e didática podemos colocar lições em práticas.

Por fim estamos disponibilizando para vocês um PDF que utilizamos em nossa live para a utilização de vocês.

Gostou de Provérbios 2?

Você gostou do Post de Provérbios 2? Você pode ter mais informações na página de sermões onde traz inúmeros sermões e introduções de outras cartas.

Aproveite e conheça o canal da Igreja Restauração e vida no Youtube.