Quem foi Estevão na bíblia?

Estevão na Bíblia é um dos sete diáconos (servos) eleitos na igreja primitiva para cuidar das necessidades materiais dos cristãos em Jerusalém (Atos 6:1-7). Além disso, Estevão também foi o primeiro mártir cristão e um dos mais importantes apóstolos no início da igreja.

Estevão era descrito como “um homem cheio de fé e do Espírito Santo” (Atos 6:5). Conheciam ele por sua oratória e poder de cura, o que atraiu muitos para o cristianismo. Mas, judeus líderes consideraram seus ensinamentos blasfemos, então prenderam e o acusaram de blasfêmia.

Ora, naqueles dias, crescendo o número dos discípulos, houve uma murmuração dos gregos contra os hebreus, porque as suas viúvas eram desprezadas no ministério cotidiano.
E os doze, convocando a multidão dos discípulos, disseram: Não é razoável que nós deixemos a palavra de Deus e sirvamos às mesas.
Escolhei, pois, irmãos, dentre vós, sete homens de boa reputação, cheios do Espírito Santo e de sabedoria, aos quais constituamos sobre este importante negócio.
Mas nós perseveraremos na oração e no ministério da palavra.
E este parecer contentou a toda a multidão, e elegeram Estêvão, homem cheio de fé e do Espírito Santo, e Filipe, e Prócoro, e Nicanor, e Timão, e Parmenas e Nicolau, prosélito de Antioquia;

E os apresentaram ante os apóstolos, e estes, orando, lhes impuseram as mãos. E crescia a palavra de Deus, e em Jerusalém se multiplicava muito o número dos discípulos, e grande parte dos sacerdotes obedecia à fé.

Atos 6:1-7

Em sua defesa, Estevão apresentou uma longa e poderosa discurso, na qual ele descreveu a história da relação de Deus com seu povo e apontou a rejeição dos judeus aos profetas de Deus ao longo da história. Ele também acusou os judeus de matar o Messias, Jesus Cristo.

Suas palavras enfureceram a multidão e ele foi apedrejado até a morte. Antes de morrer, Estevão orou pedindo perdão a Deus pelos seus acusadores e viu uma visão de Jesus de pé à direita de Deus (Atos 7:55-60).

Morte de Estevão

A morte de Estevão é um exemplo do sacrifício e da fé dos primeiros cristãos. Lembram dele como um símbolo da coragem e determinação dos cristãos para espalhar o evangelho, mesmo diante de perseguição e oposição.

Em conclusão, é inegável a importância e destaque que Estevão possui na Bíblia, sendo reconhecido como um dos primeiros diáconos e mártires cristãos. Sua história é um testemunho claro da dedicação e coragem dos seguidores de Cristo, mesmo diante de perseguição e oposição. Além disso, sua oratória e poder de cura atraíram muitas pessoas para o cristianismo, tornando-o uma figura influente na história do cristianismo primitivo. Em resumo, Estevão é uma figura notável e insubstituível na Bíblia, merecendo ser lembrado como um exemplo inspirador da fé e coragem cristãs. Sua fé inabalável e dedicação à causa de Cristo são um exemplo para todos os cristãos até hoje.