Tiago Irmão de Jesus – Ajoelhado nas Sombras

Ele era um dos “Pequeninos” na casa de José e Maria, prole que veio depois de Jesus, o primogênito. Gostaríamos de saber mais sobre os primeiros anos de Tiago. Será que ele se dava bem com seu irmão mais velho? O que ele achou daquela aventura do irmão, perdido no templo? Que idade tinha quando Jesus saiu de sua cidade?

— Alguém que você deveria conhecer: Tiago, irmão de Jesus

(A propósito, alguns já especularam que Tiago e os outros não eram de fato irmãos de Jesus, mas, sim primos, ou talvez meios-irmãos de um casamento anterior de José. Isso lhes permite defender a ideia de que Maria teve apenas uma única gravidez em toda a sua vida.

É fato que a palavra grega adelphos tem um a ampla gama de significados, abrangendo tudo que se coloca entre “parente” e “bom amigo”. Mas não há nada no Novo Testamento que sugira que Tiago fosse alguma outra coisa senão um filho natural de Maria, assim como Jesus.)

O que de fato sabemos é que Tiago e o restante de seus irmãos não ficaram muito entusiasmados com a missão de Jesus assim que ele começou a circular. Foram vê-lo uma vez Marcos 3:31

— Então chegaram a mãe e os irmãos de Jesus. Ficando do lado de fora, mandaram alguém chamá-lo.
Marcos 3:31

E costumavam ficar junto da multidão. Mas “nem os seus irmão criam nele”, na verdade, usando de sacarmos, eles o instigam a transformar a si mesmo num espetáculo.

— Os irmãos de Jesus lhe disseram: “Você deve sair daqui e ir para a Judéia, para que os seus discípulos possam ver as obras que você faz. Ninguém que deseja ser reconhecido publicamente age em segredo. Visto que você está fazendo estas coisas, mostre-se ao mundo”. Pois nem os seus irmãos criam nele.
João 7:3-5

Tudo isso mudou, porém, quando Jesus ressuscitou dos mortos. Ele aparentemente tinha uma “lista” de pessoas que queria ver depois da ressurreição e Tiago fazia parte do rol de visitante.

— Depois apareceu a Tiago e, então, a todos os apóstolos;
1 Coríntios 15:7

Tiago se convenceu de que seu irmão,aquele com quem crescera, trabalhara fora à escola… era o Messias, o Salvador do mundo.

Depois de alguns anos, Tiago tornou-se o principal líder da congregação de Jerusalém, moderando um difícil concílio eclesiástico que debateu se os cristãos gentios deveriam ou não obrigatoriamente se conformar à Lei judaica (Atos dos Apóstolos 15).

Tiago, um judeu devoto, disse que achava que os gentios não deveriam ser obrigados a passar por infindáveis rituais judaicos para ser aceitos, e sua diplomacia prevaleceu. Isso foi um divisor de águas no desenvolvimento da jovem igreja cristã.

Por fim, Tiago escreveu uma carta às igrejas espalhadas por todo o Império Romano; nós a chamamos de epístola de Tiago. Ela é sucinta, clara e prática, com um chamado a que a fé seja respaldada pelas ações em nossa vida.

Tiago era um homem quieto e corajoso, conhecido por sua integridade e devoção. Isso terminou por matá-lo: o sumo sacerdote judaico o apedrejou em 61 ou 62 d.c. Um quadro pungente foi retratado por Hegéspio, historiador do século 2, que revela algo de pessoal em relação a Tiago:

“Tinha o hábito de entrar sozinho no templo e costumava ser visto ajoelhado, implorando perdão pelo povo, por esse motivo seus joelhos se tornaram duros como os de um camelo, em consequência de constantemente curvá-los em adoração a Deus.”

Moral da história: Nem todo homem piedoso precisa ser extravagante

Fonte: Bíblia de Estudo Desafios de Todo Homem – Editora Mundo

Você gostou deste artigo? Você pode ter mais informações na página de sermões onde traz inúmeros sermões e introduções de outras cartas.

Não esqueça também de compartilhar esse artigo com outras pessoas clicando nos botões de compartilhamento abaixo