Ícone do siteIgreja Restauração e Vida

Tiago Irmão de Jesus

Ajoelhado nas Sombras

Tiago Irmão de Jesus – Ajoelhado nas Sombras

Ele era um dos “Pequeninos” na casa de José e Maria, prole que veio depois de Jesus, o primogênito. Gostaríamos de saber mais sobre os primeiros anos de Tiago. Será que ele se dava bem com seu irmão mais velho? O que ele achou daquela aventura do irmão, perdido no templo? Que idade tinha quando Jesus saiu de sua cidade?

— Alguém que você deveria conhecer: Tiago, irmão de Jesus

(A propósito, alguns já especularam que Tiago e os outros não eram de fato irmãos de Jesus, mas, sim primos, ou talvez meios-irmãos de um casamento anterior de José. Isso lhes permite defender a ideia de que Maria teve apenas uma única gravidez em toda a sua vida.

É fato que a palavra grega adelphos tem um a ampla gama de significados, abrangendo tudo que se coloca entre “parente” e “bom amigo”. Mas não há nada no Novo Testamento que sugira que Tiago fosse alguma outra coisa senão um filho natural de Maria, assim como Jesus.)

O que de fato sabemos é que Tiago e o restante de seus irmãos não ficaram muito entusiasmados com a missão de Jesus assim que ele começou a circular. Foram vê-lo uma vez Marcos 3:31

— Então chegaram a mãe e os irmãos de Jesus. Ficando do lado de fora, mandaram alguém chamá-lo.
Marcos 3:31

E costumavam ficar junto da multidão. Mas “nem os seus irmão criam nele”, na verdade, usando de sacarmos, eles o instigam a transformar a si mesmo num espetáculo.

— Os irmãos de Jesus lhe disseram: “Você deve sair daqui e ir para a Judéia, para que os seus discípulos possam ver as obras que você faz. Ninguém que deseja ser reconhecido publicamente age em segredo. Visto que você está fazendo estas coisas, mostre-se ao mundo”. Pois nem os seus irmãos criam nele.
João 7:3-5

Tudo isso mudou, porém, quando Jesus ressuscitou dos mortos. Ele aparentemente tinha uma “lista” de pessoas que queria ver depois da ressurreição e Tiago fazia parte do rol de visitante.

— Depois apareceu a Tiago e, então, a todos os apóstolos;
1 Coríntios 15:7

Tiago se convenceu de que seu irmão,aquele com quem crescera, trabalhara fora à escola… era o Messias, o Salvador do mundo.

Depois de alguns anos, Tiago tornou-se o principal líder da congregação de Jerusalém, moderando um difícil concílio eclesiástico que debateu se os cristãos gentios deveriam ou não obrigatoriamente se conformar à Lei judaica (Atos dos Apóstolos 15).

Tiago, um judeu devoto, disse que achava que os gentios não deveriam ser obrigados a passar por infindáveis rituais judaicos para ser aceitos, e sua diplomacia prevaleceu. Isso foi um divisor de águas no desenvolvimento da jovem igreja cristã.

Por fim, Tiago escreveu uma carta às igrejas espalhadas por todo o Império Romano; nós a chamamos de epístola de Tiago. Ela é sucinta, clara e prática, com um chamado a que a fé seja respaldada pelas ações em nossa vida.

Tiago era um homem quieto e corajoso, conhecido por sua integridade e devoção. Isso terminou por matá-lo: o sumo sacerdote judaico o apedrejou em 61 ou 62 d.c. Um quadro pungente foi retratado por Hegéspio, historiador do século 2, que revela algo de pessoal em relação a Tiago:

“Tinha o hábito de entrar sozinho no templo e costumava ser visto ajoelhado, implorando perdão pelo povo, por esse motivo seus joelhos se tornaram duros como os de um camelo, em consequência de constantemente curvá-los em adoração a Deus.”

Moral da história: Nem todo homem piedoso precisa ser extravagante

Fonte: Bíblia de Estudo Desafios de Todo Homem – Editora Mundo

Você gostou deste artigo? Você pode ter mais informações na página de sermões onde traz inúmeros sermões e introduções de outras cartas.

Você não conhece a Igreja Restauração e Vida? Em nossa página de contato você encontra nosso endereço e nosso telefone, venha nos fazer uma visita e participe conosco em nossos cultos.

Não esqueça também de compartilhar esse artigo com outras pessoas clicando nos botões de compartilhamento abaixo

Compartilhe na sua rede social favorita
Sair da versão mobile