Introdução Carta a Tito

Carta a Tito

Autor da Carta a Tito

O autor da carta a Tito é o Apóstolo Paulo confira em 1:1). A autoria paulina da carta também era reconhecida entre os líderes da igreja primitiva. Por exemplo: Irineu, c. 175; Clemente de Alexandria, c. 200; Tertuliano, c. 200; Orígenes, c. 250; Eusébio c. 315.

Destinatário

A carta é endereçada a Tito, um dos convertidos de Paulo (1.4) e excelente ajudador em seu ministério. Quando Paulo partiu para a Antioquia para debater o“seu” evangelho (segunda carta de Timóteo 2.8) com os líderes de Jerusalém, levou Tito consigo (Gálatas 2.1-3); a aceitação de Tito (um gentio) como cristão sem ser circuncidado vindicou a tomada de posição de Paulo ali (Gálatas 2.3-5).

Já Pensou em uma formação e Doutorado em Teologia em menos de 01 ano?

Supõe-se que Tito, que não é mencionado em Atos (embora o seja 13 vezes no restante do novo testamento ), trabalhava com Paulo em Éfeso durante a terceira viagem missionária. Dali, o apóstolo o enviou a Corinto para ajudar aquela igreja em sua obra.

Depois de Paulo ser solto do primeiro encarceramento em Roma Atos dos Apóstolos 28, ele e Tito trabalharam por breve período em Creta (1.5), e em seguida ele comissionou Tito para permanecer ali como representante e completar alguns trabalhos necessários (1.5; 2.15; 3.12,13).

Paulo pediu que Tito se encontrasse com ele em Nicópolis (no litoral oeste da Grécia) depois de chegar a Creta um substituto na obra (3.12). Posteriormente, Tito foi em missão à Dalmácia (região da antiga Iugoslávia, atual
Eslovênia, Croácia e Bósnia; Atualmente, a Albânia e parte da antiga Iugoslávia, também conhecida nas Escrituras como Ilírico Romanos 15.19, e essas são as últimas notícias que temos a respeito dele no novo testamento.

Considerando as tarefas a ele destinadas, era um líder de inegável capacidade e com muitos recursos.

Creta

Creta, a quarta maior ilha do Mediterrâneo, fica diretamente ao sul do mar Egeu. Nos tempos do novo testamento , a vida em Creta tinha-se degradado, chegando a um nível moral deplorável. A desonestidade, a glutonaria e a preguiça dos seus habitantes eram conhecidas de muitos (1.12).

Ocasião e Propósito

Segundo parece, Paulo introduziu o cristianismo em Creta quando ele e Tito visitaram a ilha; depois disso, deixou Tito ali para organizar os convertidos. Paulo enviou a carta junto com Zenas e Apolo, numa viagem que incluía Creta no itinerário (3.13), a fim de dar a Tito autorização e orientação para enfrentar a oposição (1.5; 2.1,7,8,15; 3.9), instruções a respeito da fé e da conduta e advertências a respeito dos falsos mestres. Paulo também informou Tito a respeito dos seus planos futuros para ele (3.12).

Lugar e data da composição

É possível que Paulo tenha escrito a carta a Tito na Macedônia, pois ainda não chegara a Nicópolis veja em 3.12. A carta foi escrita após sua soltura do primeiro encarceramento em Roma Atos dos Apóstolos capítulo 28, provavelmente entre 63 e 65 d.C. — ou talvez em data posterior, caso tivesse escrito após sua presumida viagem à Espanha.

Esboço

1. Saudação (1.1-4)
  2. A respeito dos presbíteros (1.5-9)
    1. Razões para deixar Tito em Creta (1.5)
    2. Qualificações para os presbíteros (1.6-9)
  3. A respeito dos falsos mestres (1.10-16)
  4. A respeito de vários grupos nas congregações (cap. 2)
    1. As instruções a diferentes grupos (2.1-10)
    2. O alicerce para o viver cristão (2.11-14)
    3. O dever de Tito (2.15)
  5. A respeito de crentes em geral (3.1-8)
    1. Obrigações como cidadãos (3.1,2)
    2. Motivos para uma conduta piedosa (3.3-8)
  6. A respeito da resposta ao erro espiritual (3.9-11)
  7. Conclusão (3.12-15)

Fonte: Bíblia de Estudo NVI (Nova Versão Internacional) – Editora Vida

Você gostou da Introdução da Carta a Tito? Você pode ter mais informações na página de sermões onde traz inúmeros sermões e introduções de outras cartas.

Você não conhece a Igreja Restauração e Vida? Em nossa página de contato você encontra nosso endereço e nosso telefone, venha nos fazer uma visita e participe conosco em nossos cultos.