Ícone do siteIgreja Restauração e Vida

Introdução Carta a Tito

Carta a Tito

Autor da Carta a Tito

O autor da carta a Tito é o Apóstolo Paulo confira em 1:1). A autoria paulina da carta também era reconhecida entre os líderes da igreja primitiva. Por exemplo: Irineu, c. 175; Clemente de Alexandria, c. 200; Tertuliano, c. 200; Orígenes, c. 250; Eusébio c. 315.

Destinatário

A carta é endereçada a Tito, um dos convertidos de Paulo (1.4) e excelente ajudador em seu ministério. Quando Paulo partiu para a Antioquia para debater o“seu” evangelho (segunda carta de Timóteo 2.8) com os líderes de Jerusalém, levou Tito consigo (Gálatas 2.1-3); a aceitação de Tito (um gentio) como cristão sem ser circuncidado vindicou a tomada de posição de Paulo ali (Gálatas 2.3-5).

Já Pensou em uma formação e Doutorado em Teologia em menos de 01 ano?

Supõe-se que Tito, que não é mencionado em Atos (embora o seja 13 vezes no restante do novo testamento ), trabalhava com Paulo em Éfeso durante a terceira viagem missionária. Dali, o apóstolo o enviou a Corinto para ajudar aquela igreja em sua obra.

Depois de Paulo ser solto do primeiro encarceramento em Roma Atos dos Apóstolos 28, ele e Tito trabalharam por breve período em Creta (1.5), e em seguida ele comissionou Tito para permanecer ali como representante e completar alguns trabalhos necessários (1.5; 2.15; 3.12,13).

Paulo pediu que Tito se encontrasse com ele em Nicópolis (no litoral oeste da Grécia) depois de chegar a Creta um substituto na obra (3.12). Posteriormente, Tito foi em missão à Dalmácia (região da antiga Iugoslávia, atual
Eslovênia, Croácia e Bósnia; Atualmente, a Albânia e parte da antiga Iugoslávia, também conhecida nas Escrituras como Ilírico Romanos 15.19, e essas são as últimas notícias que temos a respeito dele no novo testamento.

Considerando as tarefas a ele destinadas, era um líder de inegável capacidade e com muitos recursos.

Creta

Creta, a quarta maior ilha do Mediterrâneo, fica diretamente ao sul do mar Egeu. Nos tempos do novo testamento , a vida em Creta tinha-se degradado, chegando a um nível moral deplorável. A desonestidade, a glutonaria e a preguiça dos seus habitantes eram conhecidas de muitos (1.12).

Ocasião e Propósito

Segundo parece, Paulo introduziu o cristianismo em Creta quando ele e Tito visitaram a ilha; depois disso, deixou Tito ali para organizar os convertidos. Paulo enviou a carta junto com Zenas e Apolo, numa viagem que incluía Creta no itinerário (3.13), a fim de dar a Tito autorização e orientação para enfrentar a oposição (1.5; 2.1,7,8,15; 3.9), instruções a respeito da fé e da conduta e advertências a respeito dos falsos mestres. Paulo também informou Tito a respeito dos seus planos futuros para ele (3.12).

Lugar e data da composição

É possível que Paulo tenha escrito a carta a Tito na Macedônia, pois ainda não chegara a Nicópolis veja em 3.12. A carta foi escrita após sua soltura do primeiro encarceramento em Roma Atos dos Apóstolos capítulo 28, provavelmente entre 63 e 65 d.C. — ou talvez em data posterior, caso tivesse escrito após sua presumida viagem à Espanha.

Esboço

  1. Saudação (1.1-4)
  2. A respeito dos presbíteros (1.5-9)
    1. Razões para deixar Tito em Creta (1.5)
    2. Qualificações para os presbíteros (1.6-9)
  3. A respeito dos falsos mestres (1.10-16)
  4. A respeito de vários grupos nas congregações (cap. 2)
    1. As instruções a diferentes grupos (2.1-10)
    2. O alicerce para o viver cristão (2.11-14)
    3. O dever de Tito (2.15)
  5. A respeito de crentes em geral (3.1-8)
    1. Obrigações como cidadãos (3.1,2)
    2. Motivos para uma conduta piedosa (3.3-8)
  6. A respeito da resposta ao erro espiritual (3.9-11)
  7. Conclusão (3.12-15)

Fonte: Bíblia de Estudo NVI (Nova Versão Internacional) – Editora Vida

Você gostou da Introdução da Carta a Tito? Você pode ter mais informações na página de sermões onde traz inúmeros sermões e introduções de outras cartas.

Você não conhece a Igreja Restauração e Vida? Em nossa página de contato você encontra nosso endereço e nosso telefone, venha nos fazer uma visita e participe conosco em nossos cultos.

Não esqueça também de compartilhar esse artigo com outras pessoas clicando nos botões de compartilhamento abaixo.

Compartilhe na sua rede social favorita
Sair da versão mobile