Autor, da e lugar da composição da Carta a Filemom

Foi Paulo quem escreveu essa pequena carta a Filemom veja 1,9,19), provavelmente na mesma ocasião que Colossenses (c. 60 d.C.; veja “Introdução, Colossenses: Autor, data e lugar de composição”) e a enviou a Colossos com os mesmos viajantes, Onésimo e Tíquico. Parece que escreveu as duas cartas na prisão em Roma, embora haja a possibilidade de se tratar de alguma prisão em Éfeso veja “Introdução, Filipenses: Autor, data e lugar de composição”.

Destinatário, antecedentes e propósito

Paulo escreveu a carta a Filemom, crente da cidade de Colossos que, além de muitos outros, era dono de escravos confira Colossenses 4.1,9 – Paulo nem defende a escravidão, nem apóia a revolta contra os senhores. Pelo contrário, conclama tanto escravos quanto senhores a demonstrar princípios cristãos no relacionamento, para assim tentar transformar a instituição de dentro para fora; quanto à escravidão no novo testamento.

Já Pensou em uma formação e Doutorado em Teologia em menos de 01 ano?

Tanto o antigo testamento quanto o novo testamento incluíam regulamentos para situações sociais como a escravidão e o divórcio confira Deuteronômio. 24:1-4, resultantes da dureza dos corações Evangelho de Mateus. 19:8.

Esses regulamentos não estimulavam nem defendiam essas situações, mas eram modos práticos, ensinados por Deus, de lidar com as realidades da época. Segundo parece, um dos seus escravos, Onésimo, tinha furtado dele alguma coisa confira. versículo 18 e depois fugido, o que devia ser castigado pela pena de morte segundo a lei romana.

Onésimo, no entanto, ficou conhecendo Paulo e, mediante o ministério deste, tornou-se cristão confira o versículo 10. Agora estava disposto a voltar ao seu dono, e Paulo escreve esse apelo para que Onésimo fosse acolhido como irmão em Cristo confira o versículo 16.

Abordagem e estrutura

Para conseguir que Filemom voluntariamente aceitasse Onésimo, Paulo escreve com muita diplomacia e num clima descontraído, o que consegue por meio de um jogo de palavras  O apelo versículos  4 ao 21 é organizado segundo o modo preceituado pelos antigos mestres gregos e romanos: gerar empatia versículos 4 ao 10, persuadir a mente versículos  11 ao 19 e comover as emoções versículos 20 a 21. Não menciona o nome de Onésimo antes de estabelecer uma íntima comunhão versículo 10, e o próprio apelo não é declarado senão perto do fim, para efeito de persuasão versículo 17.

Esboço

  1. Saudações (1-3)
  2. Ação de graças e oração (4-7)
  3. A petição de Paulo a favor de Onésimo (8-21)
  4. Pedido final, saudações e bênção (22-25)

Fonte: Bíblia de Estudo NVI (Nova Versão Internacional) – Editora Vida

Você gostou da Introdução da Carta de Filemom? Você pode ter mais informações na página de sermões onde traz inúmeros sermões e introduções de outras cartas.

Você não conhece a Igreja Restauração e Vida? Em nossa página de contato você encontra nosso endereço e nosso telefone, venha nos fazer uma visita e participe conosco em nossos cultos.

Não esqueça também de compartilhar esse artigo com outras pessoas clicando nos botões de compartilhamento abaixo.

Compartilhe na sua rede social favorita